WRC: Sébastien Ogier vence em Portugal

O francês Sébastien Ogier (Citroën DS3) venceu neste domingo (27/03), o Rally de Portugal, 3ª etapa da temporada. Foi a segunda vitória consecutiva de Ogier na prova e quarta da montadora francesa. O francês Sébastien Loeb completou a dobradinha da Citroën. O finlandês Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta RS WRC) fechou o pódio.

Ogier terminou o primeiro dia de disputas apenas na 4ª posição, 16s7 atrás do líder Latvala. Na metade do segundo dia (sábado, 26) Ogier assumiu a liderança da prova, abrindo 6s7 sobre Latvala. O finlandês de Ford acabou tendo problemas mecânicos e um pneu furado no final do dia, perdendo quatro minutos e caindo para 3º lugar, atrás de Ogier e Loeb.  

Começando o domingo com 37 segundos de vantagem sobre Loeb, Ogier não teve dificuldades para garantir a sua segunda vitória consecutiva em Portugal. Loeb venceu a Power Stage, ganhando mais três pontos extra, e empatando com o finlandês Mikko Hirvonen  na liderança do campeonato, com 58 pontos.

Latvala foi o 3º, seguido por Hirvonen (que teve problemas no carro nos dois últimos dias). O britânico Matthew Wilson (Ford Fiesta RS WRC) terminou em 5º, com norueguês Petter Solberg (Citroën DS3) na 6ª posição.

Depois de não disputar a etapa do México, o finlandês Kimi Raikkonen (Citroën DS3) foi o 7º colocado, seguido pelo argentino Federico Villagra (Ford Fiesta RS WRC). Completaram os dez primeiros: o norueguês Henning Solberg e o holandês Dennis Kuipers, ambos de (Ford Fiesta RS WRC).

O norte-americano Ken Block não disputou a prova, depois do forte acidente durante o shakedown, na quarta-feira. Block bateu em uma pedra capotando e praticamente destruindo o seu Ford RS WRC.

Pela PWRC vitória do australiano Hayden Paddon (Ford Fiesta S2000), 11º no geral.

O brasileiro Daniel Oliveira (Mini John Cooper Works S2000), estreando na categoria, abandonou com problemas mecânicos no último estágio. Foi também a estréia da Mini no WRC (o português Armindo Araújo também abandonou).A próxima etapa esta marcada para os dias 14 a 16 de abril, na Jordânia. Contudo a prova pode não ser realizada, devido aos conflitos políticos na Síria, rota marítima obrigatória para as equipes levarem os equipamentos da Europa para o Oriente Médio. A decisão sobre a realização, ou não, da etapa acontece na próxima semana.

Final:

1.  Sebastien Ogier Citroen 4h10m53s4
2.  Sebastien Loeb Citroen + 31s8
3.  Jari-Matti Latvala Ford + 3m22s1
4.  Mikko Hirvonen Ford + 6m16s3
5.  Matthew Wilson Ford + 7m48s5
6.  Petter Solberg Citroen + 10m17s4
7.  Kimi Raikkonen Citroen + 10m54s1
8.  Federico Villagra Ford + 11m38s8
9.  Henning Solberg Ford + 14m16s4
10.  Dennis Kuipers Ford + 17m54s6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *