Depois de vencer de ponta-a-ponta a segunda corrida do ano, disputada no mês passado em Monza, na Itália, o brasileiro Augusto Farfus Júnior tenta neste fim de semana (29 e 30 de abril) dar mais um passo em busca de seu primeiro tÁtulo no FIA WTCC – Campeonato Mundial de Turismo.
A segunda rodada dupla do ano será disputada no Circuito de Nevers, em Magny-Cours, na França, com a participação de 35 pilotos.
O paranaense, quarto colocado na temporada 2005 do Mundial, ocupa a vice-liderança da competição, com 11 pontos. Ele busca neste domingo sua primeira vitória no circuito francês, que sedia a Fórmula 1 há 15 anos. Farfus, primeiro piloto da equipe Alfa Romeo em 2006, iniciou a temporada mostrando que tem boas chances de brigar pelo campeonato.
Na primeira prova da rodada dupla, disputada na Itália, o único brasileiro na competição largou em 3º, mas se envolveu num acidente logo após a largada e caiu para a 5º posição. Com a perda de rendimento do carro, Farfus terminou em 8º lugar. Como no FIA WTCC o grid se inverte entre os 8 primeiros da prova de abertura, o brasileiro largou na pole position no complemento da rodada.
Depois de travar um duelo empolgante com Alessandro Zanardi, Farfus recebeu a bandeirada em primeiro, levando ao delÁrio a torcida italiana. “Foi muito bom ganhar na Itália, berço da Alfa Romeo. Eram mais de 40 mil pessoas aplaudindo. Uma emoção indescritÁvelâ€, comemora.
A vitória deu uma empolgação extra para a etapa de Magny-Cours, circuito que traz boas lembranças ao piloto. Em praticamente todas as provas que disputou neste circuito pelo FIA WTCC, categoria que disputa há 3 anos, ele subiu ao pódio. “Mas ainda falta a vitória. E espero que venha neste domingo. Será em boa horaâ€, diz, confiante.
Nessa etapa, o brasileiro será obrigado a carregar um lastro de 55 quilos em seu carro, 10 a menos que o atual lÁder, Yvan Muller. De acordo com o regulamento do FIA WTCC, os pilotos vão tendo que adicionar peso extra ao carro Á medida que ganham pontos nas provas. Essa medida tem o objetivo de equilibrar a disputa.
Além do lastro, outro adversário de Farfus neste fim-de-semana é a equipe BMW, que detém seis vitórias, das oito provas disputadas no circuito francês. Em apenas duas corridas, disputadas em 2002, a Alfa Romeo conseguiu vencer. “Precisamos quebrar essa seqüência deles e ainda segurar os carros da Seat, que estão muito rápidos este anoâ€, ressalta o brasileiro.
Os treinos começam no sábado, mesmo dia que acontece a tomada de tempos. No domingo serão realizadas as duas corridas que compõem a 2ª etapa das dez previstas no ano. A transmissão será feita ao vivo pelo canal a cabo BandSports. O site da categoria (www.fiawtcc.com) também disponibiliza as corridas em vÁdeo.
Classificação FIA WTCC – após uma etapa
1 – Yvan Muller (FRA – Seat) – 16 pontos
2 – Augusto Farfus Júnior (BRA – Alfa Romeo) – 11 pontos
3 – Andy Priaulx (ING – BMW) – 10 pontos
4 – Gabriele Tarquini (ITA – Seat) – 7 pontos
5 – James Thompson (ING – Seat) – 6 pontos
6 – Alain Menu (SUI – Chevrolet) – 6 pontos
7 – Dirk Muller (GER – BMW) – 5 pontos
8 – Alessandro Balzan (ITA – Alfa Romeo) – 5 pontos
9 – Jordi Gené (ESP – Seat) – 4 pontos
10 – Rickard Rydell (SUE – Seat) – 3 pontos
11 – Alessandro Zanardi (ITA – BMW) – 2 pontos
12 – Nicola Larini (ITA – Chevrolet) – 2 pontos
13 – Peter Terting (ALE – Seat) – 1 ponto