WTCC: Augusto Farfus busca liderança em Magny-Cours

Depois de vencer de ponta-a-ponta a segunda corrida do ano, disputada no mês passado em Monza, na Itália, o brasileiro Augusto Farfus Júnior tenta neste fim de semana (29 e 30 de abril) dar mais um passo em busca de seu primeiro tÁ­tulo no FIA WTCC – Campeonato Mundial de Turismo.


A segunda rodada dupla do ano será disputada no Circuito de Nevers, em Magny-Cours, na França, com a participação de 35 pilotos.

        
O paranaense, quarto colocado na temporada 2005 do Mundial, ocupa a vice-liderança da competição, com 11 pontos. Ele busca neste domingo sua primeira vitória no circuito francês, que sedia a Fórmula 1 há 15 anos. Farfus, primeiro piloto da equipe Alfa Romeo em 2006, iniciou a temporada mostrando que tem boas chances de brigar pelo campeonato.


        
Na primeira prova da rodada dupla, disputada na Itália, o único brasileiro na competição largou em 3º, mas se envolveu num acidente logo após a largada e caiu para a 5º posição. Com a perda de rendimento do carro, Farfus terminou em 8º lugar. Como no FIA WTCC o grid se inverte entre os 8 primeiros da prova de abertura, o brasileiro largou na pole position no complemento da rodada.



Depois de travar um duelo empolgante com Alessandro Zanardi, Farfus recebeu a bandeirada em primeiro, levando ao delÁ­rio a torcida italiana. “Foi muito bom ganhar na Itália, berço da Alfa Romeo. Eram mais de 40 mil pessoas aplaudindo. Uma emoção indescritÁ­vel”, comemora.


        
A vitória deu uma empolgação extra para a etapa de Magny-Cours, circuito que traz boas lembranças ao piloto. Em praticamente todas as provas que disputou neste circuito pelo FIA WTCC, categoria que disputa há 3 anos, ele subiu ao pódio. “Mas ainda falta a vitória. E espero que venha neste domingo. Será em boa hora”, diz, confiante.


        
Nessa etapa, o brasileiro será obrigado a carregar um lastro de 55 quilos em seu carro, 10 a menos que o atual lÁ­der, Yvan Muller. De acordo com o regulamento do FIA WTCC, os pilotos vão tendo que adicionar peso extra ao carro Á  medida que ganham pontos nas provas. Essa medida tem o objetivo de equilibrar a disputa.


        
Além do lastro, outro adversário de Farfus neste fim-de-semana é a equipe BMW, que detém seis vitórias, das oito provas disputadas no circuito francês. Em apenas duas corridas, disputadas em 2002, a Alfa Romeo conseguiu vencer. “Precisamos quebrar essa seqüência deles e ainda segurar os carros da Seat, que estão muito rápidos este ano”, ressalta o brasileiro.


        
Os treinos começam no sábado, mesmo dia que acontece a tomada de tempos. No domingo serão realizadas as duas corridas que compõem a 2ª etapa das dez previstas no ano. A transmissão será feita ao vivo pelo canal a cabo BandSports. O site da categoria (
www.fiawtcc.com) também disponibiliza as corridas em vÁ­deo.


 


Classificação FIA WTCC – após uma etapa


1 – Yvan Muller (FRA – Seat) – 16 pontos


2 – Augusto Farfus Júnior (BRA – Alfa Romeo) – 11 pontos


3 – Andy Priaulx (ING – BMW) – 10 pontos


4 – Gabriele Tarquini (ITA – Seat) – 7 pontos


5 – James Thompson (ING – Seat) – 6 pontos


6 – Alain Menu (SUI – Chevrolet) – 6 pontos


7 – Dirk Muller (GER – BMW) – 5 pontos


8 – Alessandro Balzan (ITA – Alfa Romeo) – 5 pontos


9 – Jordi Gené (ESP – Seat) – 4 pontos


10 – Rickard Rydell (SUE – Seat) – 3 pontos


11 – Alessandro Zanardi (ITA – BMW) – 2 pontos


12 – Nicola Larini (ITA – Chevrolet) – 2 pontos


13 – Peter Terting (ALE – Seat) – 1 ponto