WTCC: Categoria chega em Istambul

Brasileiro Augusto Farfus Júnior espera voltar a vencer para permanecer entre os primeiros.


No Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC) o nível de competitividade é tão alto que, em 14 etapas disputadas neste ano, foram nove vencedores diferentes. Apenas o líder da temporada, Andy Priaulx (BMW), o brasileiro Augusto Farfus Júnior (Alfa Romeo) e o alemão Jörg Muller (BMW), venceram mais de uma corrida em 2006.



Com esse equilíbrio, a categoria desembarca neste final de semana (23 e 24) no Autódromo de Istambul, na Turquia, para a realização da 15ª e 16ª etapas da temporada. A pista é uma das mais novas do mundo e consumiu investimentos da ordem de 230 milhões de dólares. Depois dessas corridas, acontecem mais quatro – duas em Valência, na Espanha, e duas no circuito de rua de Macau.



Apesar de não ter pontuado na República Tcheca, Farfus manteve-se na terceira posição no Campeonato, atrás de Priaulx e James Thompson (Seat). O mau desempenho nas últimas corridas deram um alívio de peso ao piloto brasileiro, que terá 60 quilos de lastro em seu carro neste domingo. Já o líder Priaulx carregará o peso máximo: 80 quilos.



Farfus espera que o carro volte a corresponder, como aconteceu no México, quando ganhou uma das provas e foi segundo na outra, vencida por seu companheiro de equipe Salvatore Tavano. “Temos uma perspectiva positiva para as próximas corridas, pois colhemos bons resultados nessas pistas no ano passado. Mas a disputa estará ainda mais acirrada, aumentando o grau de dificuldade para a conquista de vitórias. Por isso, pretendo sair de Istambul ainda entre os três primeiros no Campeonato”, argumenta Farfus.



Um piloto da casa vai alinhar no grid neste domingo. É Ibrahim Okyay, que tem quatro títulos nacionais e correrá com um BMW 320i da equipe Kosifler, com sede na Turquia. Apesar de ainda não estrear nessas etapas, já foi anunciada a entrada, a partir da corrida de Valência, de Maria de Villota, primeira mulher a correr no WTCC. A filha do ex-piloto de Fórmula 1, Emilio de Villota, pilotará um Chevrolet Lacetti da equipe suíça Maurer Motorsport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *