WTCC: Chevrolet vence as duas provas em Anderstorp

A Chevrolet, com o modelo Lacetti, venceu as duas provas disputadas no domingo (29/07), em Anderstorp, na Suécia, 7º etapa da temporada. O inglês Robert Huff venceu a primeira prova, com o sueco Rickard Rydell, retornando a categoria, sendo o vencedor da segunda prova.

A escolha dos pneus certos para a largada foi o trunfo de Huff, o seu segundo na categoria. A chuva caiu com os carros no grid. Huff havia colocado pneus de chuva, alcançando a liderança da prova na segunda curva. O pole-position, o português Tiago Monteiro, de BMW 320si, fez um intenso duelo com o inglês durante a prova, chegando apenas 0s729 atrás. A Alfa-Romeo, com James Thompson, retornou ao pódio, depois da dupla vitória em Valência.


O trio da BMW que tem dominado a temporada não se deu bem na chuva. O lÁ­der, o alemão JÁ¶rg Müller foi o 15º, com o brasileiro Augusto Farfus Junior vindo a seguir. O inglês Andy Priaulx foi o melhor, na 11º posição.


O 8º lugar do suÁ­ço Alain Menu garantiu a Chevrolet a pole para a 2º prova da rodada dupla.


Com a pista úmida Rickard Rydell venceu a segunda prova. Usando pneus slick o sueco saiu da 9º posição no grid, ultrapassando seus companheiros de equipe, Nicola Larini e Alain Menu na última volta.


Farfus chegou em 9º, mas como o sueco Robert Dalhgren, de Volvo S60, não pontua, ele garantiu seu único ponto do final de semana. Müller em 9º, saiu sem pontos, assim como Priaulx, o 13º.


JÁ¶rg Müller lidera o campeonato, com 58 pontos. Farfus em 2º, tem 57 seguido por Priaulx com um ponto a menos. Larini é o 4º, somando 48.


A próxima rodada dupla acontece no dia 26 de agosto, em Oschersleben, na Alemanha.


Final, prova 1:


1 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 13 voltas
2 – Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 0″729
3 – James Thompson (Alfa 156) – N Technology – 12″501
4 – Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 18″465
5 – Gabriele Tarquini (Seat Leon) – Seat – 20″858
6 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 21″142
7 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 25″821
8 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 25″892
9 – Rickard Rydell (Chevrolet Lacetti) – RML – 26″437
10 – Robert Dahlgren (Volvo S60) – Polestar – 27″526
11 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 40″838
12 – Fredrik Ekblom (BMW 320si) – RBM – 41″138
13 – Olivier Tielemans (Alfa 156) – N Technology – 41″258
14 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 41″708
15 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 42″728
16 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 43″706
17 – Luca Rangoni (BMW 320si) – Proteam – 43″976
18 – Jordi Gené (Seat Leon TDI) – Seat – 44″710
19 – Roberto Colciago (Seat Leon) – Seat Italia – 45″571
20 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 45″752
21 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 46″109
22 – Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 1’07″0
23 – Maurizio Ceresoli (Seat Leon) – GR Asia – 1’10″1


Final, prova 2:


1 – Rickard Rydell (Chevrolet Lacetti) – RML – 13 voltas
2 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 1″608
3 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 1″856
4 – Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 5″157
5 – James Thompson (Alfa 156) – N Technology – 6″070
6 – Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 6″796
7 – Gabriele Tarquini (Seat Leon) – Seat – 8″765
8 – Robert Dahlgren (Volvo S60) – Polestar – 8″784
9 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 8″907
10 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 9″106
11 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 10″455
12 – Michel Jourdain (Seat Leon) – Seat – 11″359
13 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 12″053
14 – Fredrik Ekblom (BMW 320si) – RBM – 12″318
15 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 15″446
16 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 17″910
17 – Carl Rosenblad (BMW 320si) – Elgh – 25″716
18 – Roberto Colciago (Seat Leon) – Seat Italia – 33″044
19 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 37″613
20 – Luca Rangoni (BMW 320si) – Proteam – 41″659
21 – Olivier Tielemans (Alfa 156) – N Technology – 43″947
22 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 44″927
23 – Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 50″781
24 – Jordi Gene (Seat Leon TDI) – Seat – 50″981


Campeonato:


1.  J. Muller  58 
2.  A. Farfus Jr  57 
3.  A. Priaulx  56 
4.  N. Larini  48 
5.  A. Menu  45 
6.  J. Thompson  22 
7.  Y. Muller  42 
8.  G. Tarquini  21 
9.  T. Monteiro  17 
10.  L. Rangoni   15 
11.  R. Huff  14 
12.  J. Gene  13 
13.  A. Zanardi  5 
14.  R. Colciago   5 
15.  F. Porteiro  5 
16.  T. Coronel  4 
17.  M. Jourdain  3 
18.  S. Hernandez 1 
     
     
 
Construtores:


1.  BMW  177 
2.  SEAT Sport  147 
3.  Chevrolet  143 
4.  Alfa Romeo  70  
      
 


Equipes:
 
1.  Proteam Motorsport  123 
2.  Exagon Engineering  113 
3.  Wiechers-Sport  88 
4.  GR Asia  72 
5.  SEAT Sport Italia  64 
6.  Racing for Belgium  20 
7.  Russian Bears Motorsport  10 
8.  Golden Motors  8 
9.  Maurer Motorsport  2 
     
 
Independentes:
  
1.  P. Corthals  65 
2.  L. Rangoni  58 
3.  S. D’Aste  58 
4.  E. O’Brien  32 
5.  M. PedalÁƒ  30 
6.  S. Hernandez  29 
7.  M. Ceresoli  19 
8.  R. Colciago  16 
9.  M. Freitas  15 
10.  A. Beltoise  14 
11.  V. Shapovalov  5 
12.  L. Fridman  4 
13.  P. Geipel  3 
14.  M. de Villota  2 
15.  D. Roda  1 
16.  E. Zelenov  1