WTCC: Com Farfus, Brasil lidera primeiro dia do WTCC

Herói local é o mais rápido nos treinos do Mundial de Turismo em Curitiba.

O paranaense Augusto Farfus fez as honras da casa e liderou os treinos livres que abriram nesta sexta-feira a programação da rodada dupla de abertura da temporada-2010 do WTCC – Campeonato Mundial de Carros de Turismo no Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais. O piloto da BMW dominou os ensaios com folga e abriu vantagem de quase cinco décimos sobre o Chevrolet Cruze do suíço Alain Menu. O atual campeão Gabriele Tarquini foi o melhor representante da SEAT, mas não passou da sexta colocação a pouco mais de um segundo de diferença para Farfus.

O tempo estabelecido por Farfus – 1min24s243 – ainda no início da prática de 30 minutos ficou só a 47 milésimos de segundo do recorde da pista registrado pelo francês Yvan Muller na pole do ano passado. “Começamos bem o fim de semana. A pista melhorou muito durante a sessão. A sexta-feira vale para ver como o carro se comporta, mas não serve muito como referência. O quadro mais real virá nos treinos de amanhã cedo, quando teremos uma idéia mais próxima do que será o qualifying”, analisou Farfus.

A arrancada ruim da SEAT, marca que dominou o WTCC nos dois últimos anos, foi recebida com naturalidade pelo brasileiro. A casa espanhola deixou a série no final de 2009 e agora dá apenas apoio técnico às equipes particulares. “Elas não treinaram durante a pré-temporada”, justificou. Em contrapartida, enxergou nos Chevrolet Cruze um adversário a ser respeitado. “Eles estão extremamente competitivos e mostraram que o final de semana será bem difícil para nós.”

Os carros voltarão à pista neste sábado. Pela manhã, para duas sessões de treinos livres, a partir das 9 horas. A definição do grid será às 16 horas. Dos 21 inscritos, apenas os 10 mais rápidos da primeira tomada disputarão o Q2 que apontará o pole da primeira etapa do ano – a ordem de largada da segunda obedece ao resultado da corrida anterior, apenas com a inversão das posições dos oito primeiros.

Nesta sexta-feira, a organização da prova anunciou que disponibilizará os estacionamentos internos do Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais aos dois mil primeiros carros que chegarem para a corrida. Os ingressos para a prova estão disponíveis nas ruas da cidadania e nos Supermercados Condor, mediante a troca por dois quilos de gêneros alimentícios não-perecíveis. Domingo, poderão ser retirados exclusivamente nas bilheterias do autódromo.

Os melhores tempos em Curitiba:

1 – Augusto Farfus (Brasil), BMW 320si, 1min24s243 (157,90 km/h)
2 – Alain Menu (Suíça), Chevrolet Cruze, a 0s489
3 – Andy Priaulx (Inglaterra), BMW 320si, a 0s496
4 – Yvan Muller (França), Chevrolet Cruze, a 0s562
5 – Robert Huff (Inglaterra), Chevrolet Cruze, a 0s717
6 – Gabriele Tarquini (Itália, SEAT León TDi, a 1s065
7 – Norberto Michelisz (Hungria), SEAT León TDi, a 1s382
8 – Tom Coronel (Holanda), SEAT León TDi, a 1s603
9 – Tiago Monteiro (Portugal), SEAT León TDi, a 1s621
10 – Michael Nykjaer (Dinamarca), SEAT León, a 2s181

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *