A SEAT, com o modelo Leon Tdi, dominou a etapa de abertura da temporada, em Curitiba. A montadora francesa conquistou os quatro primeiros lugares nas duas provas disputadas neste domingo (08/03), em Pinhais, com o atual campeão, o francês Ivan Muller vencendo a primeira e o italiano Gabriele Tarquini faturando a prova de encerramento da etapa brasileira.
Saindo da pole-position, Muller venceu de ponta a ponta a primeira prova, com os parceiros de equipe, o espanhol Jordi GenÁ¨ e o sueco Rickard Rydell, completando o pódio. A prova foi marcada pelo forte calor.
Com a punição do italiano Nicola Larini, que havia terminado em 5º com o novo Chevrolet Cruze, o brasileiro Augusto Farfus Jr, foi o melhor dos não SEAT. O curitibano pilota um BMW 320si da Schnitzer. O mexicano Sergio Hernández foi o 6º, seguido pelo inglês Andy Priaulx, e o espanhol Felix Porteiro, todos de BMW 320si. Porteiro garantiu a pole para a segunda prova.
Após a largada um acidente na quarta curva envolveu três carros, os BMW 320si do alemão JÁ¶rg Müller, e de Priaulx e o Chevrolet Cruze do suÁço Alain Menu. Müller acertou Priaulx, que rodou, levando Menu. O suÁço abandonou logo depois, com Müller indo para os pits, perdendo cinco voltas, abandonando na 11ª volta. Priaulx marcou dois pontos, com o 7º lugar.
A prova teve a intervenção do Safety-Car, entre a 6ª e 9ª volta, devido Á batida do italiano Stefano D’Aste no Esse de Alta.
A segunda prova foi atrasada em dez minutos, devido a uma tempestade de verão que caiu no autódromo pouco antes da largada. Tarquini venceu com apenas 0s810 de vantagem sobre Rydell. GenÁ¨ fechou o pódio todo da SEAT. Vencedor da etapa anterior, Yvan Muller terminou em 4º.
JÁ¶rg Müller foi o 5º, seguido por Farfus, seu parceiro de equipe. O pole Porteiro e o holandês Tom Coronel, de SEAT Leon, completaram os oito primeiros.
A prova começou com o Safety-Car na pista. Saindo da quinta posição, Tarquini assumiu a liderança na 3ª volta, para não mais perder.
Yvan Muller e Tarquini dividem a liderança do campeonato, com 15 pontos. GenÁ¨ e Rydell são os vice-lÁderes, com 14.
Entre os independentes, Porteiro lidera com 31 pontos.
A segunda rodada dupla acontece em Puebla, no México, no dia 22 de março. O novo sistema de lastros só deve começar na 3ª etapa, em Maio no Marrocos.
Grid:
1 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat Sport – 1’24â€196
2 – Jordi GenÁ¨ (Seat Leon Tdi)) – Seat Sport – 1’24â€315
3 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat Sport – 1’24â€355
4 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat Sport- 1’24â€472
5 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat Sport – 1’24â€486
6 – Jorg Muller (BMW 320si) – Bmw Team Germany – 1’24â€637
7 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Bmw Team Germany – 1’24â€749
8 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – Chevrolet – 1’24â€831
9 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – Chevrolet – 1’24â€831
10 – Andy Priaulx (Bmw 320si) – Bmw Team Uk – 1’24â€933
11 – Sergio Hernadez (Bmw 320si) – Bmw Team Italy-Spain – 1’25â€046
12 – Felix Porteiro (Bmw 320si) – Proteam – 1’25â€377
13 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – Chevrolet – 1’25â€456
14 – Alessandro Zanardi (Bmw 320si) – Bmw Team Italy-Spain – 1’25â€488
15 – Franz Engstler (Bmw320si) – Engstler – 1’26â€018
16 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 1’26â€026
17 – Stefano D’Aste (Bmw 320si) – Wiechers – 1’26â€076
18 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 1’26â€220
19 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak – 1’26â€281
20 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Lada Sport – 1’26â€753
21 – George Tanev (Bmw 320si) – Proteam – 1’26â€940
22 – Kristian Poulsen (Bmw 320si) – Engstler – 1’27â€578
23 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada Sport – 1’27â€585
24 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Lada Sport – 1’28â€053
Final, prova 1:
1 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 16 voltas 26’45â€799
2 – Jordi GenÁ¨ (Seat Leon Tdi) – Seat – 2â€090
3 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 2â€880
4 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 3â€501
5 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 7â€766
6 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Ravaglia – 8â€152
7 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 12â€128
8 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 13â€441
9 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 15â€971
10 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 16â€105
11 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 16â€990
12 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 20â€829
13 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Russian Bears – 26â€339
14 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Russian Bears – 27â€540
15 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 37â€183 *
16 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 38â€767 *
17 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Russian Bears – 54â€116 *
18 – George Tanev (BMW 320si) – Proteam – 54â€868*
*Punidos com 30 segundos de acrécimo no tempo, por se movimentarem antes da relargada ser autorizada.
Abandono:
Kristian Poulsen – 13 voltas
Marin Colak – 13 voltas
Jorg Muller – 11 voltas
Robert Huff – 5 voltas
Stefano D’Aste – 4 voltas
Alain Menu – 2 voltas
Volta mais rápida: Yvan Muller 1’25â€662
Final, prova 2:
1 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 16 voltas em 27’44â€649
2 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 0â€810
3 – Jordi GenÁ¨ (Seat Leon Tdi) – Seat – 5â€869
4 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 7â€157
5 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 9â€916
6 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 11â€759
7 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 13â€721
8 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 14â€216
9 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 17â€682
10 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Ravaglia – 18â€144
11 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 19â€046
12 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 23â€097
13 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 23â€376
14 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 27â€315
15 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 27â€694
16 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 29â€859
17 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Lada – 34â€424
18 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Engstler – 35â€860
19 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 36â€601
20 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 36â€992
21 – George Tanev (BMW 320si) – Proteam – 48â€908
22 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 49â€709
23 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Lada – 1’13â€069
Volta mais rápida: Alain Menu 1’34â€837
Campeonato:
1.Yvan Muller e Gabriele Tarquini 15 pontos; 3.GenÁ¨ e Rydell 14; 5.Farfus 7; 6.J. Muller 4; 7.Hernandez e Porteiro 3; 9.Priaulx 2; 10.Coronel 1
Construtores:
1.Seat 36 pontos; 2.BMW 22; 3.Lada 10; 4.Chevrolet 9
Independentes:
1.Porteiro 31 pontos; 2.Coronel 19; 3.Engstler 11; 4.Boardman 10; 5.Poulsen 7; 6.Tanev 6; 7.D’Aste 4; 8.Colak 3