WTCC: Thed BjÁ¶rk conquista o tÁ­tulo de 2017

O sueco Thed BjÁ¶rk (Volvo S60 Polestar Cyan Racing) conquistou nesta sexta-feira (01/12) o titulo da temporada 2017 do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). A decisão do campeonato aconteceu no Circuito de Losail, no Catar.

A primeira prova foi vencida pelo britânico Tom Chilton (CitroÁ«n C-Elysée Sébastien Loeb Racing) depois de um belo duelo com o parceiro de equipe, o marroquino Mehdi Bennani.

WTCC Opening Race flash: Chilton edges Bennani

Chilton e Bennani disputaram a ponta, com direito a alguns toques, até a oitava volta, quando o britânico assumiu, em definitivo, a liderança.

Pole-position, o norte-americano Kevin Gleason (Lada Vesta RC Motorsport) fechou o pódio, o seu primeiro na categoria.

O francês John Filippi (CitroÁ«n C-Elysée Sébastien Loeb Racing) terminou em quarto, seguido por BjÁ¶rk e o francês Yvan Muller (Volvo S60 Polestar Cyan Racing), que retornou a categoria para ajudar BjÁ¶rk.

Principal rival de BjÁ¶rk na disputa pela taça, o húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic Honda JAS) terminou em apenas na nona posição.

O argentino Esteban Guerrieri (Honda Civic Honda JAS) dominou a segunda prova. Com a pole-position, melhor volta e vitória de ponta a ponta. O britânico Robert Huff (CitroÁ«n C-Elysée ALL-INKL.COM Münnich Motorsport) e o holandês Nicky Catsburg (Volvo S60 Polestar Cyan Racing) completaram o pódio.

WTCC TAG Heuer Trophy: Guerrieri adds more silverware

BjÁ¶rk foi o quarto, seguido por Chilton e o suÁ­ço Kris Richard (Chevrolet RML Cruze Campos Racing). Michelisz terminou em oitavo.

BjÁ¶rk somou 267,5 pontos. Michelisz ficou com o vice-campeonato com 251. Chilton terminou em terceiro com 235,5, seguido por Bennani com 234 e Catsburg com 219,5.

Pelo WTCC Trophy Chilton conquistou o tÁ­tulo com 130 pontos, 1,5 a mais do que Bennani.

Nos construtores tÁ­tulo da Volvo com 866,5 pontos, seguida da Honda com 834.

Final, prova 1:

1 – Tom Chilton (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 10 voltas
2 – Mehdi Bennani (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 2’’175
3 – Kevin Gleason (Lada Vesta) – RC – 6’’178
4 – John Filippi (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 7’’054
5 – Thed Bjork (Volvo S60) – Volvo – 7’’571
6 – Yvan Muller (Volvo S60) – Volvo – 7’’945
7 – Robert Huff (CitroÁ«n C-Elysée) – Munnich – 8’’577
8 – Nicky Catsburg (Volvo S60) – Volvo – 9’’248
9 – Norbert Michelisz (Honda Civic) – Honda JAS – 9’’537
10 – Esteban Guerrieri (Honda Civic) – Honda JAS – 10’’304
11 – Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze) – ROAL – 12’’587
12 – Kris Richard (Chevrolet RML Cruze) – Campos – 12’’995
13 – Yann Ehrlacher (Lada Vesta) – RC – 13’’857
14 – Ryo Michigami (Honda Civic) – Honda JAS – 14’’924
15 – Daniel Nagy (Honda Civic) – Zengo – 22’’050
16 – Zsolt Dávid Szabó (Honda Civic) – Zengo – 27’’132

Final, prova 2:

1 – Esteban Guerrieri (Honda Civic) – Honda JAS – 12 voltas
2 – Robert Huff (CitroÁ«n C-Elysée) – Munnich – 3’’708
3 – Nicky Catsburg (Volvo S60) – Volvo – 7’’319
4 – Thed Bjork (Volvo S60) – Volvo – 7’’466
5 – Tom Chilton (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 8’’785
6 – Kris Richard (Chevrolet RML Cruze) – Campos – 10’’589
7 – Yvan Muller (Volvo S60) – Volvo – 11’’459
8 – Norbert Michelisz (Honda Civic) – Honda JAS – 12’’023
9 – John Filippi (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 15’’942
10 – Ryo Michigami (Honda Civic) – Honda JAS – 22’’140
11 – Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze) – ROAL – 22’’769
12 – Yann Ehrlacher (Lada Vesta) – RC – 24’’275
13 – Daniel Nagy (Honda Civic) – Zengo – 30’’126
14 – Kevin Gleason (Lada Vesta) – RC – 34’’895
15 – Zsolt Dávid Szabó (Honda Civic) – Zengo – 48’’988

Abandono:

Mehdi Bennani (CitroÁ«n C-Elysée) – Loeb – 9 voltas

Campeonato:

1. Bjork 267,5; 2. Michelisz 251; 3. Chilton 235,5; 4. Bennani 234; 5. Catsburg 219,5; 6. Guerrieri 211; 7. Monteiro 200; 8. Huff 192; 9. Girolami 112; 10. Ehrlacher 90.