WTCC: treinos livres podem ter pista molhada em Curitiba

Meteorologia aponta chances altas de chuva na abertura da programação.

São elevadas as chances de pista molhada nos treinos livres que abrirão nesta sexta-feira a programação da rodada dupla de abertura da temporada do WTCC – Campeonato Mundial de Carros de Turismo. De acordo com o Instituto Climatempo, há 80% de possibilidade de chuva no período da tarde na região do Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais, onde os carros terão 30 minutos de ensaios a partir das 15 horas.
Curitiba recebe a categoria pelo quinto ano consecutivo em seis de existência do WTCC e pela quarta vez como palco da estreia. Apesar da dura crise financeira que sacudiu o mundo no ano passado, o grid terá 20 carros – apenas um a menos que o de 2009. Nem a saída das montadoras Lada e SEAT – esta na esteira da conquista do bicampeonato de equipes e pilotos de 2008 e 2009 – apresentou impacto tão negativo no número de carros. Melhor ainda: a expectativa é de entrada de novas equipes independentes a partir do início da fase européia. “Os pilotos mais fortes permaneceram e continuamos com três fábricas, embora a SEAT não esteja com equipes oficiais”, lembrou Marcello Lotti, executivo da KSO, empresa promotora do WTCC.
O WTCC começa a se despedir do atual regulamento. A partir de 2011, motores de dois litros serão substituídos pelos 1.6 turbo à gasolina. “Essa é a tendência do automobilismo: motores menores, menos poluentes e mais econômicos. Como o Campeonato Mundial de Rali também usará essa motorização, as marcas poderão participar das duas séries com menor investimento, já que até o desenvolvimento do motor estará amortizado”, acrescentou Lotti.
Outra novidade do campeonato é o sistema de pontuação, que passa a obedecer aos mesmos critérios adotados pela Fórmula 1 em 2010 com a meta de valorizar as vitórias. Assim, até o 10º colocado, os pontos serão distribuídos nesta ordem: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1. O sistema de grid no complemento do programa, no entanto, permanecerá inalterado. Assim, os oito primeiros colocados da primeira corrida no domingo sairão em posições invertidas.
Nesta quinta-feira, os pilotos encerraram as atividades promocionais. Na hora do almoço, comandados pelo astro local Augusto Farfus, piloto da BMW e único brasileiro inscrito no Mundial de Carros de Turismo, participaram de uma sessão de autógrafos na Boca Maldita, no centro da capital paranaense; à noite, prestigiaram o coquetel de lançamento oficial do evento.
Farfus tem duas terceiras colocações como pontos altos em cinco edições do WTCC, inclusive ano passado. Com cinco das 14 vitórias conquistadas até agora na categoria, foi o piloto que mais visitou o degrau mais alto do pódio em 2009.
Ingressos para a prova podem ser obtidos mediante a troca por dois quilos de alimentos não-perecíveis nas ruas da cidadania de Curitiba, nos Supermercados Condor e na sede da Rua das Flores do HSBC. Domingo, serão retirados unicamente nas bilheterias do autódromo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *