A Oreca, com o trio francês Nicolas Lapierre/ Loic Duval/ Olivier Panis, surpreendeu ao bater neste domingo (20/03), os carros de fábrica e vencer com o Peugeot 908 HDi as 12 Horas de Sebring, etapa de abertura da American Le Mans Series (ALMS) e Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).
Nas horas finais da prova, o trio da Oreca travou uma intensa batalha pela vitória com o ARX-01e do trio David Brabham/Marino Franchitti/Simon Pagenaud e o Peugeot 908 HDi turbodiesel LMP1 coupe oficial do trio Franck Montagny/ Stephane Sarrazin/Pedro Lamy.
Ao final das 12 Horas e 332 voltas percorridas o Peugeot 908 da Oreca venceu com apenas 31s8 de vantagem sobre o ARX-01e da Highcroft e 44s5 do trio oficial da montadora francesa.
Montagny/Sarrazin/Lamy dominou a prova até a 10ª hora, quando uma parada para a troca de um nariz, e uma rodada de Lamy fizeram o trio perder uma volta. No final Pagenaud passou Montagny pela segunda posição.
Â
Os dois Audi R15+ TDI terminaram nas posições seguintes, com os trios Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish (que perderam sete voltas para reparar o carro no começo da prova) e Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike Rockenfeller.
O segundo Peugeot de fábrica, com o trio Alexander Wurz/Marc Gene/Anthony Davidson terminou apenas na 8ª posição. O trio perdeu tempo depois de um acidente entre Gene e Capello.
Entre os quatro brasileiros inscritos na prova, todos na Classe GT, o melhor colocado foi Augusto Farfus, que em trio com Bill Auberlen/ Dirk Werner, em uma BMW M3 GT, terminou na 12ª geral e 2ª na classe. Faltando duas horas para o final um pneu furado acabou com as chances de vitória do trio.
Jaime Melo, com uma Ferrari F458 Italia, em trio com Toni Vilander/Mika Salo, chegou em 36º lugar geral e 11º na classe. Com problemas elétricos a equipe decidiu retirar o carro, faltando uma hora e meia para o final da prova.
Bruno Junqueira e Christiano da Matta, em trio com Oriol Servia, em um Jaguar XKR, completaram apenas 35 voltas. Â
A segunda etapa da American Le Mans Series está marcada para dia 16 de abril, no circuito de rua de Long Beach.
Final:
1. LMP1   Lapierre/Duval/Panis ORECA Peugeot 332 voltas em 12h00m28s423
2. LMP1   Brabham/Franchitti/Pagenaud Highcroft HPD + 31.868
3. LMP1   Montagny/Sarrazin/Lamy Peugeot + 44.502
4. LMP1   Capello/Kristensen/McNish Audi + 5 voltas
5. LMP1   Bernhard/Dumas/Rockenfeller Audi + 6
6. LMP1   Dyson/Smith/Cochran Dyson Lola-Mazda + 8
7. LMP1   Prost/Jani/Bleekemolen Rebellion Lola-Toyota + 12
8. LMP1   Wurz/Gene/Davidson Peugeot + 17
9. LMPC   Petersen/Cameron/Guasch Genoa ORECA + 20
10. GT     Priaulx/Muller/Hand BMW + 20
11. LMPC   Bennett/Montecalvo/Dalziel Core ORECA + 20
12. GT     Farfus/Auberlen/Werner BMW + 20
13. GT     Beretta/Milner/Garcia Corvette + 20
14. GT     Gavin/Magnussen/Westbrook Corvette + 21
15. GT     Fisichella/Bruni/Kaffer AF Corse Ferrari + 21
16. GT     Bergmeister/Long/Lieb Flying Lizard Porsche + 22
17. GT     Law/Neiman/Holzer Flying Lizard Porsche + 26
18. LMPC   Jeannette/Gonzalez/Junco Core ORECA + 27
19. GTE Am Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 30
20. LMP2   Tucker/Hunter-Reay/Diaz Level 5 Lola-Honda + 32
21. GTC    Pappas/Faulkner/Bleekemolen Black Swan Porsche + 33
22. GTC    Enda/Pumpelly/Li TRG Porsche + 33
23. GTC    Cisneros/Kauffmann/Edwards NGT Porsche + 36
24. GTC    Ham/Blackett/Cumming JDX Porsche + 37
25. GTC    Von Moltke/Ludwig/Norman TRG Porsche + 37
26. GT     Robertson/Robertson/Said Robertson Doran Ford + 38
27. LMPC   Lux/Julian/Zugel Genoa ORECA + 38
28. GT     Ortelli/Mackowiecki/Deletraz Luxury Ferrari + 40
29. GTC    LeSaffre/Davis/Faieta Kelly Moss Porsche + 41
30. LMP2   Mailleux/Ordonez/Ayari Signatech ORECA-Nissan + 42
31. LMP2   Barlesi/da Rocha/Lafargue OAK Pescarolo-Judd + 45
32. GTC    Potter/Stanton/Marsh Magnus Porsche + 50
33. LMP2   Tucker/Bouchut/Barbosa Level 5 Lola-Honda + 52
34. GTC    Sweedler/Keen/Wong Alex Job Porsche + 53
35. GT     Brown/Cosmo/Bell Extreme Speed Ferrari + 64
36. GT     Melo/Vilander/Salo Risi Ferrari + 66
37. GT     Murry/Lazzaro/Braun Robertson Doran Ford + 71
38. GT     Jones/Moran/Wilden RSR Jaguar + 76
39. GTE Am Lietz/Roda/Ried Proton Porsche + 80
Não classificados:
LMPCÂ Â Â Nicolosi/Boon/Lueders Performance Tech ORECA 246
GTÂ Â Â Â Â Miller/Rast/Maassen Miller Porsche 231
GTE Am Ehret/Lynn/Wills CRS Ferrari 226
LMP1Â Â Â Lahaye/Moreau/Ragues OAK Pescarolo-Judd 222
GTÂ Â Â Â Â Henzler/Sellers/Ragginger Falken Porsche 220
LMPCÂ Â Â Moro/Mowlem/Lombard WRO ORECA 203
LMPC   Dobson/Lewis/Richard PR1 Mathiasen ORECA 185
LMP1Â Â Â Pickett/Graf/Luhr Muscle Milk Lola-Aston 151
LMP1Â Â Â Nicolet/Hein/Yvon OAK Pescarolo-Judd 111
GTCÂ Â Â Â Curtis/Sofronas/Seyffarth GMG Porsche 87
LMPCÂ Â Â Marcelli/Drissi/Mitchell Intersport ORECA 86
GTÂ Â Â Â Â Sharp/van Overbeek/Farnbacher Extreme Speed Ferrari 49
GTE Am Bornhauser/Canal/Gardel Larbre Corvette 37
GTÂ Â Â Â Â Junqueira/da Matta/Servia RSR Jaguar 35
GTÂ Â Â Â Â James/Leuenberger Panoz 19
GT     Pastorelli/Schwager West Lamborghini 10
GTE Am Giroix/Goethe/Wainwright Gulf Aston Martin 5Â
*Em itálico os vencedores nas Classe
** Em itálico e negrito os pilotos brasileiros