Dupla da Red Bull Racing fecha em 11º e 15º em prova movimentada no Paraná
Até o Safety Car da oitava volta, a abertura da temporada 2011 da Stock Car desenhava-se para um provável pódio para Daniel Serra e a Red Bull Racing.
Mas a rodada de Lico Kaesemodel na Curva da Vitória virou a corrida de pernas para o ar. Serrinha, que vinha em quarto logo após de fazer a melhor volta da corrida até então, aproveitou o Safety para fazer seu reabastecimento obrigatório.
O carro 29 arrancou com o tanque ainda acoplado, porém, dando inÁcio a o que deve ter sido um debate longo e interessante na torre da Direção de Prova. Primeiro, na 15ª volta – sete voltas e cerca de 10 minutos após a infração – foi anunciado um drive-through para o carro 29.
Duas voltas e mais três minutos depois, o drive-through foi retirado – o que fazia total sentido, já que o fato de uma infração idêntica ter passado sem punição alguma na penúltima corrida de 2010 provou ser decisivo para a matemática do tÁtulo do ano passado.
Mais três minutos depois, contudo, a novidade: o carro 29 foi finalmente chamado para box para uma “vistoria técnicaâ€. Na prática, Serrinha parou e um Comissário de Prova deu uma rápida olhada no bocal de combustÁvel do carro para averiguar se havia algum vazamento.
“Esta é uma infração cuja punição ou não, pelo regulamento da categoria, fica a critério dos Comissários Desportivosâ€, explica o Diretor Técnico da Red Bull Racing, Andreas Mattheis. “Como estamos no começo de uma nova temporada e esse critério ainda não havia sido estabelecido para 2011, entendemos e aceitamos a penalização ao Daniel. Mas esperamos que esse mesmo critério seja seguido pelo resto de toda essa temporada sempre que esse tipo de infração se repetirâ€.
A penalização jogou Serrinha para 16º a apenas oito voltas do fim, na prática aniquilando suas chances de um bom resultado em Curitiba.
O Safety Car da oitava volta também bagunçou a vida de Cacá Bueno. Com o Carro de Segurança na pista, a perda de tempo para Cacá, então sétimo colocado, seria menor parando junto com Daniel, mesmo tendo de esperar o término do pit de Serrinha. O tempo “enfileirado†nos pita derrubou o tricampeão para 16º.
A dupla da Red Bull Racing viu-se então forçada a fazer uma corrida de recuperação. O desgaste excessivo dos pneus traseiros permitiu a Cacá ganhar “apenas†cinco posições, e o carro 0 cruzou a linha de chegada após 32 voltas na 11ª colocação.
Serrinha ainda ganhou uma posição nas voltas finais e defendeu um pontinho no Paraná. O vencedor da prova foi Thiago Camilo, com Max Wilson e Ricardo Zonta completando o pódio. A segunda etapa da temporada 2011 acontece daqui a duas semanas, em São Paulo.