24 Horas de Le Mans: Audi faz a trinca na 80ª edição


TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

A Audi conquistou neste domingo (17/06), as três primeiras posições na 80ª edição da 24 Horas de Le Mans. O trio André Lotterer/ Marcel Fässler/ Benoît Tréluyer venceu pela segunda vez consecutiva. Os trios Allan McNish/Rinaldo Capello/Tom Kristensen e Oliver Jarvis/Marco Bonanomi/Mike Rockenfeller completaram a trinca da fábrica alemã.

 


O trio do Audi R18 e-tron quattro alinhou na pole e mesmo depois de dois incidentes com Fässler (uma rodada no sábado, e um toque o Corvette nº74 na manhã deste domingo) recebeu a bandeirada com uma volta de vantagem sobre os parceiros do Audi nº2. Uma rodada de McNish, na curva Porsche, faltando duas horas para o final, enquanto tentava passar uma Ferrari da classe GTE, encerrou as chances de vitória do trio. Foi a primeira vitória de um carro híbrido na história da prova.


Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller (Audi R18 Ultra), com três voltas de atraso, completaram a trinca da Audi.


O trio Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Neel  Jani  (Rebellion Lola-Toyota) terminou em 4º, a frente do Audi R18 ultra nº3 do trio Marc Gené/Romain Dumas/Loic Duval. Dumas, na tarde de sábado e Gené, na manhã deste domingo, sofreram acidentes parecidos, ao acertaram a barreira de proteção.


A Toyota, maior rival da Audi na prova, chegou a liderar a prova, mas abandonou com seus dois TS030. Anthony Davidson protagonizou o maior acidente da prova. O britânico se envolveu em um toque com Piergiuseppe Perazzini (AF Corse Ferrari) na curva Mulsanne, capotou e foi direto para a barreira de proteção. Davidson fraturou duas vértebras. Um longo Safery-Car foi acionado, para a retirada do piloto do carro e a reconstrução da barreira destruída.  


Neste período o outro Toyota, do trio Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima, que havia assumido a ponta na quinta hora, perdeu a liderança no pit stop. Na relargada Nakajima se enroscou com o DeltaWing (carro experimental que estreava na prova e abandonou após o toque) danificando o carro, que perdeu muito tempo nos boxes. Na metade da prova, com problemas no motor o Toyota nº7 abandonou.


Pela Classe LMP2 vitória do trio Enzo Potolicchio/Ryan Dalziel/Tom Kimber-Smith  (Starworks HPD).


Único brasileiro na prova, Jaime Melo Jr. (Luxury Ferrari), em trio com o francês Frederic Makowiecki e o alemão Dominik Farnbacher, terminou em 2º na Classe GTE Pro, mesmo com a troca dos freios na parte final da prova.


A prova também foi válida pelo WEC, o Campeonato Mundial de Protótipos.


Final:


1. #1  Audi Lotterer/Fassler/Treluyer LMP1 378 voltas 
2. #2  Audi McNish/Capello/Kristensen LMP1 + 1 volta
3. #4  Audi Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller LMP1 + 3
4. #12 Lola Prost/Heidfeld/Jani LMP1 + 11
5. #3  Audi Gene/Dumas/Duval LMP1 + 12
6. #22 HPD  Brabham/Dumbreck/Chandhok LMP1 + 21
7. #44 HPD  Potolicchio/Dalziel/K-Smith LMP2 + 24
8. #46 Oreca Thiriet/Beche/Tinseau LMP2  + 25
9. #49 Oreca Perez Companc/Kaffer/Ayari LMP2 + 26
10. #26 Oreca Ragues/Panciatici/Rusinov LMP2 + 27
11. #13 Lola Belicchi/Bleekemolen/Primat LMP1 + 28
12. #41 Zytek Zugel/Julian/Gonzalez LMP2 + 30
13. #25 Oreca Martin/Charouz/Graves LMP2 + 32
14. #35 Morgan H Hansson/Leinders/Martin LMP2 + 37
15. #42 Zytek Brundle/Brundle/Ordonez LMP2 + 38
16. #23 Oreca Tresson/Mailleux/Lombard LMP2 + 38
17. #51 Ferrari Fisichella/Bruni/Vilander GTEP + 42
18. #59 Ferrari Makowiecki/Melo/Farnbacher GTEP + 45
19. #97 Aston Mucke/Fernandez/Turner GTEP + 46
20. #50 Corvette Bornhauser/Canal/Lamy GTEA + 49
21. #67 Porsche Pons/Armindo/Narac GTEA + 50
22. #71 Ferrari Bertolini/Beretta/Cioci GTEP + 52
23. #73 Corvette Garcia/Magnussen/Taylor GTEP + 52
24. #45 Oreca Briere/Nakano/Petersen LMP2 + 53
25. #57 Ferrari Krohn/Jonsson/Rugolo GTEA + 55
26. #40 Oreca Frey/Hirschi/Meichtry LMP2 + 58
27. #79 Porsche Neiman/Pumpelly/Pilet GTEA + 65
28. #70 Corvette Bourret/Gibon/Belloc GTEA  + 69
29. #43 Norma Rosier/Haezebrouck/Thirion LMP2 + 70
30. #21 HPD Leventis/Kane/Watts LMP1 + 75
31. #61 Ferrari Kauffman/Aguas/Vickers GTEA + 84
32. #83 Ferrari Rodrigues/Illiano/Ferte GTEA + 86
33. #55 Porsche Daniels/Palttala/Camathias GTEA + 88
34. #74 Corvette Gavin/Westbrook/Milner GTEP  +  163
35. #17 Dome Minassian/Bourdais/Ara LMP1 +  176


Abandonos:


36. #38 Zytek Hancock/Dolan/Kurosawa LMP2 271  
37. #33 HPD Tucker/Bouchut/Diaz LMP2 240  
38. #30 Lola Sims/Buurman/Iannetta LMP2 239  
39. #88 Porsche Ried/Roda/Ruberti GTEA 222  
40. #15 OAK Montagny/Kraihamer/Baguette LMP1 219 
41. #66 Ferrari Walker/Cocker/Wills GTEP 204 
42. #48 Oreca Firth/Hartley/Hughes LMP2 196 
43. #77 Porsche Lietz/Lieb/Henzler GTEP 184  
44. #75 Porsche al Faisal/Curtis/Edwards GTEA 180  
45. #31 Lola Holzer/Schultis/Moro LMP2 155  
46. #58 Ferrari Ehret/Jeannette/Montecalvo GTEA 146  
47. #24 Morgan Nicolet/Lahaye/Pla LMP2 139 
48. #7  Toyota Wurz/Lapierre/Nakajima LMP1 134 
49. #80 Porsche Bergmeister/Long/Holzer GTEP 114 
50. #28 Lola Giroix/Badey/Johansson LMP2 92   
51. #8  Toyota Davidson/Buemi/Sarrazin LMP1 82  
52. #0  DeltaWing Franchitti/Krumm/Motoyama CDNT 75  
53. #81 Ferrari Perazzini/Cadei/Griffin GTEA 70 
54. #99 Aston Nygaard/Poulsen/Simonsen GTEA 31   
55. #16 Pescarolo Collard/Bouillon/Hal LMP1 20  
56. #29 Lola Ihara/Deletraz/Rostan LMP2 17  

Compartilhar
TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *