24 Horas de Nürburgring: Manthey Racing vence pela terceira vez consecutiva

A Manthey Racing venceu pela terceira vez consecutiva a tradicional 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha. O quarteto Timo Bernhard/ Marc Lieb/ Romain Dumas/ Marcel Tiemann, num Porsche 911 GT3 RSR, repetiu a vitória do ano passado. Bernhard e Tiemann também fizeram parte do quarteto vencedor de 2006, junto com Lucas Luhr e Mike Rockenfeller.

A prova, que teve inicio no sábado (24/05) e término no domingo (25/05), contou com inicialmente 270 carros inscritos, sendo 230 aceitos e 215 alinhando para a corrida.


Com o tempo ensolarado e 220 mil espectadores presentes, a prova começou com os dois favoritos a vitória, os Porsche da Manthey, que marcou a pole-position com Bernhard/ Lieb/ Dumas/ Tiemann, e da Land-Motorsport, que alinhou na 4º posição com o trio Marc Basseng/ Johannes Stuck/ Patrick Simon, perderam tempo, com problemas no radiador e pneus, respectivamente.


O brasileiro Augusto Farfus Júnior, estreando na prova, saiu na 37º posição, com o BMW 320d, da Motorsport Arena Oschersleben, em quarteto com JÁ¶rg Müller/ Fredrik Ekblom/Stian Sorlie.


O Porsche 911 da Hankook/ H&R Spezialfedem, com o quarteto Jürgen Alzen/ Markus Gedlich/ Christian ABT/ Christian Menzel, passou a duelar com o Dodge Viper GTSR do Team Zakspeed, que tinha o quarteto Sascha Bert/ Christophe Bouchut/ Tom Coronel/ Duncan Huisman, pela liderança da prova.


Com o abandono do Viper, o BMW Z4 M-Coupe do quarteto, Claudia Hürtgen/ Stian Sorlie/ JÁ¶rg Viebahn/ Richard GÁ¶renson, foi o único a desafiar os Porsche, chegando a liderar algumas voltas, contudo abandonando depois de uma batida durante a noite.


A Manthey se recuperou, vencendo ao final das 24 horas e 148 voltas no traçado de 25 km. O Porsche 911 GT3-MR, vencedor do ano passado, com o quarteto Armin Hahne/ Christian Haarmann/ Jochen Krumbach/ Pierre Kaffer, completou a dobradinha da equipe alemã.


O quarteto Sabine Schmitz/ Klaus Abbelen/ Dr.Edgar Althoff/ Keneth Heyer, num Porsche 997, completou o pódio.
O quarteto Müller/ Farfus/ Ekblom/ Sorlie, terminou na 13º posição, vencendo na classe S1.


Entre os competidores, destaque para o veterano Hans Joaquim Stuck, vencedor da primeira edição em 1970. Guiando os dois VW Scirroco da Volkswagen Motorsport, Stuck terminou em 11º e 15º lugar.


Com a terceira vitória consecutiva da Manthey, os mecânicos da equipe cortaram o famoso bigode de Olaf Manthey.


Final:


1- SP7 Timo Bernhard/ Marc Lieb/ Romain Dumas/ Marcel Tiemann Porsche 911 GT3 RSR Manthey Racing 148 voltas 24h03m48s494
2- SP7 Armin Hahne/ Christian Haarmann/ Jochen Krumbach/ Pierre Kaffer Porsche 911 GT3-MR Manthey Racing 147 voltas
3- SP7 Sabine Schmitz/ Klaus Abbelen/ Dr.Edgar Althoff/ Keneth Heyer Porsche 997 145 voltas
4- SP6 Marko Hartung/ Stefan Neuberger/ Franz Engstler BMW Z4M ORMS Racing 144 voltas
5- SP7 Frank Kraling/ Marc Gindorf/ Peter Scharmach/ Martin Ragginger Porsche 911 GT3 Cup Manthey Cup 144 voltas
13- S1 JÁ¶rg Müller/ Augusto Farfus/ Fredrik Ekblom/Stian Sorlie BMW 320d Motorsport Arena Oschersleben 137 voltas