O trio Markus Palttala/Lucas Luhr/Nicky Catsburg, no BMW Z4 #46 do BMW Sports Trophy Team Marc VDS, venceu neste domingo (26/07), as 24 Horas de Spa-Francorchmaps, na Bélgica, quarta etapa do Blancpain Endurance Series.
Palttala/Luhr/Catsburg completaram 536 voltas, uma a mais do que o trio Frank Stippler/Nico Müller/Stephane Ortelli (Audi Sport Team WRT Audi R8 LMS).
Foi a primeira vitória da equipe belga BMW Sports Trophy Team Marc VDS na prova.Â
O trio Nicki Thiim/Christopher Mies/Christian Mamerow (Phoenix RacingAudi R8 LMS) completou o pódio no geral e na classe Pro Cup.
O quarteto Pasin Lathouras/ Stephane Lemere/Gianmaria Bruni/Alessandro Pierguidi (AF CorseFerrari 458 Italia) terminou em quarto no geral, e primeiro na classe Pro Am Cup.Â
O trio Marcel  Fassler/Andre Lottere/Mike Rockenfeller (Phoenix RacingAudi R8 LMS) e o quarteto Duncan Cameron/Matt Griffin/FranciscoGuedes/David Rigon (AF CorseFerrari 458 Italia) completarm os seis primeiros.
O trio brasileiro Caca Bueno/Felipe Fraga/Sergio Jimenez (BMW Sports Trophy Team BrasilBMW Z4) fez uma boa prova. Após largarem na 42ªÂ posição, o trio recebeu a bandeirada na 13ªÂ no geral, e sétima na Pro Cup.
O brasileiro Bruno Senna (McLaren 650 S GT3 Von Ryan Racing), em trio com o britânico Adrian Quaife Hobbs e o português Álvaro Parente, terminou na 18ªÂ posição geral, e décima na classe Pro Cup.
O brasileiro Augusto Farfus, na segunda BMW do Team Marc VDS, competiu em trio com o alemão Dirk Werner o belga Maxime Martin, abandonou.
O trio liderava a prova, com mais de um minuto de vantagem, quando na 19 hora de disputa, o BMW apresentou um problema no motor, e foi recolhido para a garagem. O abandono da BMW #45 abriu caminho para a vitória do carro-irmão #46.
Pela classe Am, vitória do quarteto John Loggle/Julian Westwood/Calllun MacLeod/Benny Simonsen (Team Parker Racing Audi R8 LMS Ultra).Â
A prova foi marcada por uma forte chuva, e dez intervenções do Safety-Car.Â
A quinta e última etapa acontece  no dia 20 de setembro: As Três Horas de Nurburgring, na Alemanha.Â
Click em Slide para mais fotos
Final:
1 – Palttala-Luhr-Catsburg (BMW Z4-MarcVDS) – 536 voltas
2 – Stippler-Muller-Ortelli (Audi R8 LMS-WRT) – a 1 volta
3 – Mamerow-Mies-Thiim (Audi R8 LMS-Phoenix) – 2Â
4 – Lathouras-Lemeret-Bruni-Pierguidi (Ferrari 458-AF Corse) – 5Â
5 – Fassler-Lotterer-Rockenfeller (Audi R8 LMS-Phoenix) – 6Â
6 – Cameron-Griffin-Guedes-Rigon (Ferrari 458-AF Corse) – 7Â
7 – Modell-McCaig-Bryant-Sims (BMW Z4-Ecurie Ecosse) – 9Â
8 – Matchiski-Minshaw-Cocker-Keen (BMW Z4-Barwell) – 9Â
9 – Primat-Abril-Parisy (Bentley Continental-HTP) – 9Â
10 – Onslow Cole-Leonard-Meadows-Mucke (Aston Martin Vantage-Leonard) – 13Â
11 – De Leener-Sbirrazzuoli-Giammaria-Vilander (Ferrari 458-AF Corse) – 15Â
12 – Haupt-Al Faisal-Buurman (Mercedes SLS-Black Falcon) – 16Â
13 – Bueno-Fraga-Jimenez (BMW Z4-BMW Brasil) – 20Â
14 – Loggle-Westwood-MacLeod-Simonsen (Audi R8 LMS-Parker) – 23Â
15 – Buncombe-Reip-Chiyo (Nissan GT-R-Nissan) – 23Â
16 – Bastian-Dusseldorp-Juncadella (Mercedes SLS-ROWE) – 25Â
17 – Hanng-Konstantinou-Schmickler-Wlazik (Porsche 997-Attempto) – 25Â
18 – Senna-QuaifeHobbs-Parente (McLaren 650S-Von Ryan) – 25Â
19 – Earle-Talbot-Zanuttini-Rostan (Ferrari 458-Kessel) – 26Â
20 – Bourret-Gibon-Polette-Belloc (Ferrari 458-Akka ASP) – 26Â
21 – Rast-Vanthoor-Winkelhock (Audi R8 LMS-WRT) – 28Â
22 – Bordel-Viron-Orgeval-Chatin (Porsche 997-Delahaye) – 32Â
23 – Corten-Guillot-Samon-Beroujon (Ferrari 458-AF Corse) – 32Â
24 – Salikhov-Seefried-Siedler-Vancampenhoud (Ferrari 458-Rinaldi) – 33Â
25 – Zanardi-Spengler-Glock (BMW Z4-ROAL) – 36Â
26 – Sanchez-Paletou-Strauss-Pla (Nissan GT-R-Nissan) – 37Â
27 – Frey-Gardel-Barth-Hirschi (Jaguar G3-Emil Frey) – 39 giri
28 – Vannelet-Lancieri-Guibbert-Cayrolle (Ferrari 458-Sport Garage) – 56Â
29 – Van Gisbergen-Bell-Estre (McLaren 650S-Von Ryan) – 79Â
30 – Al Harthy-Lloyd-Adam-Venter (Aston Martin Vantage-Oman Racing) – 92Â
31 – Werner-Farfus-Martin (BMW Z4-MarcVDS) – 137Â
32 – Moiseev-Kondakov-Ragazzi-Aguas (Ferrari 458-AF Corse) – 139Â