500 km de São Paulo: Depois da F-1, Interlagos recebe os 500 km de São Paulo

Prova promete disputas interessantes em função do regulamento mais aberto; inscrições já começaram no Automóvel Clube Paulista

O automobilismo brasileiro terá nas próximas semanas duas grandes festas proporcionalmente diferentes no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace. Está confirmada para os dias 13 e 14 de novembro a 28ª edição dos 500 km de São Paulo, uma das provas mais tradicionais do calendário nacional, realizada desde 1957. O evento será promovido exatamente no fim de semana seguinte ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

A corrida de longa duração preserva o mesmo espírito de suas primeiras edições, promovendo praticamente um tira-teima entre alguns dos carros mais fortes do automobilismo brasileiro: o regulamento é consideravelmente aberto nos 500 km de São Paulo. Especialmente na parte de motor, suspensão, difusor e pneus. Restritos em outras categorias, os modelos inscritos têm a possibilidade de mostrar a real força nesta prova.

“O regulamento é praticamente livre, não traz grandes restrições, menos ainda neste ano. Acho que o ‘pega’ será muito bom, porque cada um vai poder usar a própria inteligência para trabalhar no carro de acordo com o que permitem as regras. Este é o espírito dos 500 km e o que traz emoção para a prova, porque cada um se apresenta com a força natural”, destaca Silvio Zambello, promotor dos 500 km de São Paulo.

As inscrições para o evento já começaram no Automóvel Clube Paulista. Neste ano, mais uma vez a programação dos 500 km de Interlagos contará com a corrida de Carros Antigos e terá como preliminar a categoria Spyder Race. Em mais de 50 anos de história, disputaram os 500 km de São Paulo nomes como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Fritz D’Orey, José Carlos Pace, Luis Pereira Bueno e Chico Landi , para ficar apenas naqueles que passaram pela F-1.

TODOS OS VENCEDORES EM INTERLAGOS

1ª edição – 07/09/1957
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)
Carro: Maserati Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h46min27s2 (média de 132,610 km/h)

2ª edição – 07/09/1958
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Fritz D´Orey (RJ)
Carro: Ferrari Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h33min00s8 (média de 140,977 km/h)

3ª edição – 07/09/1959
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)
Carro: Maserati 300S – 3000cc
154 voltas em 3h28min18s2 (média de 144,165 km/h)

4ª edição – 07/09/1961
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)/Ruggero Peruzzo (SP)/Emílio Zambello (SP)
Carro: Maserati 450S – 4500cc
154 voltas em 3h27min45s2 (média de 144,546 km/h)

5ª edição – 07/09/1962
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Roberto Galucci (SP)
Carro: Maserati Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h19min35s3 (média de 150,460 km/h)

6ª edição – 07/09/1963
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Roberto Galucci (SP)
Carro: Maserati Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h24min30s0 (média de 146,846 km/h)

7ª edição – 07/09/1964
(Circuito completo 7,96 metros)
Vencedor(es): J. Fernandes Martins (SP)/Ciro Caires (SP)
Carro: Abarth Simca – 2000cc
63 voltas em 4h17min58s9 (média de 117,225 km/h)

8ª edição – 31/10/1965
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Jayme Silva (SP)
Carro: Abarth Simca – 2000cc
154 voltas em 3h28min05s6 (média de 144,310 km/h)

9ª edição – 07/09/1966
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Luís Pereira Bueno (SP)
Carro: Alpine A110 Renault – 1300cc
154 voltas em 3h28min01s0 (média de 145,163 km/h)

10ª edição – 10/09/1967
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Totó Porto Fº (SP)
Carro: Aranae F-Vê – 1200cc
154 voltas em 3h52min07s0 (média de 129,375 km/h)

11ª edição – 11/10/1970
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Luís Pereira Bueno (SP)
Carro: Bino Mk II Renault – 1500cc
156 voltas em 2h56min00s0 (média de 170,554 km/h)

12ª edição – 07/09/1971
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Luís Pereira Bueno (SP)/Lian Duarte (SP)
Carro: Porsche 908/2 – 3000cc
156 voltas em 2h38min16s6 (média de 189,651 km/h)

13ª edição – 03/09/1972
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Reinhold Joest (ALE)
Carro: Porsche 908/3 – 3000cc
156 voltas em 2h25min57s6 (média de 205,655 km/h)

14ª edição – 09/09/1973
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Bird Clemente (SP)/Nilson Clemente (SP)
Carro: Ford Maverick – 5000cc
157 voltas em 3h17min50s0 (média de 152,704 km/h)

15ª edição – 01/09/1974
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Tite Catapani (SP)
Carro: Ford Maverick – 5000cc
156 voltas em 2h53min02s8 (média de 173,465 km/h)

16ª edição – 07/09/1982
(Anel externo 3,278 metros)
Vencedor(es): Luiz Alberto Pereira (SP)/Nabil Kodair (SP)
Carro: Chevrolet Opala – 4100cc
153 voltas em 2h53min05s6 (média de 173,502 km/h)

17ª edição – 08/09/1997
(Circuito completo 4,292 metros)
Vencedor(es): Antônio Hermann (SP)/André Lara Rezende (SP)
Carro: Porsche GT3 – 3600cc
116 voltas em 3h34min34s2 (média de 139,219 km/h)

18ª edição – 08/08/1999
(Circuito completo 4,292 metros)
Vencedor(es): Ney Fonseca (SP)/Antônio Chambel (SP)
Carro: Aldee Cupê VW – 2000cc
108 voltas em 3h28m52s540 (média de 133,152 km/h)

19ª edição – 27/08/2000
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Ruyter Pacheco (DF)/Flávio Andrade (RJ)
Carro: Tango BMW – 2000cc
91 voltas em 3h03min59s7 (média de 127,868 km/h)

20ª edição – 26/08/2001
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Ruyter Pacheco (DF)/Flávio Andrade (RJ)
Carro: Tango BMW – 2000cc
116 voltas em 3h35min59s0 (média de 138,856 km/h)

21ª edição – 27/08/2002
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Paulo Bonifácio (SP)/Dener Pires (SP)/Max Wilson (SP)
Carro: Porsche GT3 – 3600cc
116 voltas em 3h29min20s17 (média de 143,265 km/h)

22ª edição – 01/09/2003
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Alcides Diniz (SP)/Paulo Gomes (SP)/Pedro Gomes (SP)
Carro: Mercedes-Benz CLK
116 voltas em 3h22min34s028 (média de 148,053 km/h)

23ª edição – 04/07/2004
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Guto Negrão (SP)/Xandy Negrão (SP)
Carro: Audi TT DTM
117 voltas em 3h15min02s206 (média de 154,691 km/h)

24ª edição – 31/07/2005
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Federico Canepa (SP)/Charles Rothschield (SP)/Álvaro Águia Nt. (SP)
Carro: Protótipo Spyder – 2000cc
117 voltas em 3h45min31s522 (média de 134,128 km/h)

25ª edição – 30/07/2006
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Lucas Molo (RJ)/Nelson Silva Jr. (RJ)
Carro: Ferrari 550 GT
117 voltas em 3h35min13s486 (média de 153,043 km/h)

26ª edição – 15/06/2008
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Max Wilson de Lima (SP)/Marcel Visconde (SP)
Carro: Porsche GT3 RSR GT
117 voltas em 3h44min25s154 (média de 134,789 km/h)

27ª edição – 02/08/2009
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Francisco Longo (SP) e Daniel Serra (SP)
Carro: Ferrari F430 Challenge
113 voltas em 3h12min31s930

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