500 km de São Paulo: Treinos começam nesta sexta-feira em Interlagos

Prova terá uma espécie de tira-teima entre vencedores das edições de 2008 e 2009.

Os vencedores das duas edições mais recentes dos 500 km de São Paulo estão confirmados para a prova que será disputada neste domingo (14) no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace. Daniel Serra e Chico Longo, que ficaram com o primeiro lugar no ano passado, tentam ganhar pela segunda vez consecutiva, pilotando um modelo Ferrari. E terão a concorrência de Max Wilson e Marcel Visconde, que ganharam a prova em 2008, garantidos no grid de largada deste ano com um Porsche 911.

O confronto direto atrai atenções, mas a relação de favoritos não se resume Á s duas duplas, com outros nomes fortes confirmados, como o trio Andreas Mattheis, Xandy Negrão e Xandinho Negrão, no Audi R8 LMS, a dupla Chico Serra e João Adibe, de Lamborghini Gallardo LP560, ou mesmo o piloto da Stock Car, Claudio Ricci, que dividirá a pilotagem de um modelo Ferrari com Rafael Derani e Walter Derani. A prova terá ainda carros de marcas como Volvo, Ford, Maserati, Viper, BMW e Peugeot.

As atividades para a corrida começam com os treinos livres desta sexta-feira (12). A tomada de tempo está marcada para sábado (13). No domingo, a prova tem largada Á s 15h00. Além dos 500 km de Interlagos, a programação prevê ainda a corrida de Carros Antigos, a etapa da Spyder Race e o Festival de Regularidade. “A ideia é oferecer ao público um fim de semana de atrações diferentes dentro da mesma programação”, comenta Silvio Zambello, promotor dos 500 km de São Paulo.

“Para a prova principal, a expectativa é de uma disputa muito grande, porque o regulamento é mais aberto nos 500 km de São Paulo, especialmente na parte de motor, suspensão, difusor e pneus. Então, vamos ver todos os carros com a força real, sem restrições”, acrescenta Silvio Zambello. Em mais de 50 anos de história, disputaram os 500 km de São Paulo nomes como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Fritz D’Orey, José Carlos Pace, Luis Pereira Bueno e Chico Landi.

A PROGRAMAÇÁƒO DOS 500 KM DE SÁƒO PAULO

Sexta-Feira (12)
Das 08h00 as 08h50 1º Treino Livre Spyder Race
Das 09h00 as 10h00 1º Treino Livre 500 KM
Das 10h15 as 11h05 2º Treino Livre Spyder Race
Das 12h00 as 13h00 2º Treino Livre 500 KM
Das 13h15 as 14h05 3º Treino Livre Spyder Race
Das 14h20 as 15h20 3º Treino Livre 500 KM
Das 15h30 as 16h20 4º Treino Livre Spyder Race
Das 16h30 as 17:00 1º Treino Livre Carros Antigos
Sábado (13)
Das 08h00 as 09h00 4º Treino Livre 500 KM
Das 09h10 as 09h25 Classificação Spyder Race
Das 09h35 as 09h50 Classificação Spyder Race Light
Das 10h00 as 10h30 2º Treino Livre Carros Antigos
Das 10h40 as 11h40 5º Treino Livre 500 KM
Das 11h50 as 12h20 Classificação Carros Antigos
Das 12h30 as 13h00 Classificação Cat. I 500 KM
Das 13h10 as 13h40 Classificação Cat. II – III – IV 500 KM
Das 13h50 as 15h00 Treino Festival Regularidade
Das 15h25 as 16h10 1ª Corrida Spyder Race
Domingo (14)
Das 08h00 as 09h10 Prova Festival Regularidade
Das 09h20 as 09h35 Classificação Spyder Race
Das 09h40 as 09h55 Classificação Spyder Race Light
Das 10h00 as 10h30 Warm up 500 KM
Das 12h20 as 12h45 Corrida Carros Antigos
Das 13h30 as 14h15 2ª Corrida Spyder Race
Das 15h00 as 18h30 Corrida 500 KM

TODOS OS VENCEDORES EM INTERLAGOS

1ª edição – 07/09/1957
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)
Carro: Maserati Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h46min27s2 (média de 132,610 km/h)

2ª edição – 07/09/1958
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Fritz D´Orey (RJ)
Carro: Ferrari Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h33min00s8 (média de 140,977 km/h)

3ª edição – 07/09/1959
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)
Carro: Maserati 300S – 3000cc
154 voltas em 3h28min18s2 (média de 144,165 km/h)

4ª edição – 07/09/1961
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)/Ruggero Peruzzo (SP)/EmÁ­lio Zambello (SP)
Carro: Maserati 450S – 4500cc
154 voltas em 3h27min45s2 (média de 144,546 km/h)

5ª edição – 07/09/1962
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Roberto Galucci (SP)
Carro: Maserati Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h19min35s3 (média de 150,460 km/h)

6ª edição – 07/09/1963
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Roberto Galucci (SP)
Carro: Maserati Corvette – 4500cc
154 voltas em 3h24min30s0 (média de 146,846 km/h)

7ª edição – 07/09/1964
(Circuito completo 7,96 metros)
Vencedor(es): J. Fernandes Martins (SP)/Ciro Caires (SP)
Carro: Abarth Simca – 2000cc
63 voltas em 4h17min58s9 (média de 117,225 km/h)

8ª edição – 31/10/1965
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Jayme Silva (SP)
Carro: Abarth Simca – 2000cc
154 voltas em 3h28min05s6 (média de 144,310 km/h)

9ª edição – 07/09/1966
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): LuÁ­s Pereira Bueno (SP)
Carro: Alpine A110 Renault – 1300cc
154 voltas em 3h28min01s0 (média de 145,163 km/h)

10ª edição – 10/09/1967
(Anel externo 3,250 metros)
Vencedor(es): Totó Porto Fº (SP)
Carro: Aranae F-Vê – 1200cc
154 voltas em 3h52min07s0 (média de 129,375 km/h)

11ª edição – 11/10/1970
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): LuÁ­s Pereira Bueno (SP)
Carro: Bino Mk II Renault – 1500cc
156 voltas em 2h56min00s0 (média de 170,554 km/h)

12ª edição – 07/09/1971
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): LuÁ­s Pereira Bueno (SP)/Lian Duarte (SP)
Carro: Porsche 908/2 – 3000cc
156 voltas em 2h38min16s6 (média de 189,651 km/h)

13ª edição – 03/09/1972
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Reinhold Joest (ALE)
Carro: Porsche 908/3 – 3000cc
156 voltas em 2h25min57s6 (média de 205,655 km/h)

14ª edição – 09/09/1973
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Bird Clemente (SP)/Nilson Clemente (SP)
Carro: Ford Maverick – 5000cc
157 voltas em 3h17min50s0 (média de 152,704 km/h)

15ª edição – 01/09/1974
(Anel externo 3,207 metros)
Vencedor(es): Tite Catapani (SP)
Carro: Ford Maverick – 5000cc
156 voltas em 2h53min02s8 (média de 173,465 km/h)

16ª edição – 07/09/1982
(Anel externo 3,278 metros)
Vencedor(es): Luiz Alberto Pereira (SP)/Nabil Kodair (SP)
Carro: Chevrolet Opala – 4100cc
153 voltas em 2h53min05s6 (média de 173,502 km/h)

17ª edição – 08/09/1997
(Circuito completo 4,292 metros)
Vencedor(es): AntÁ´nio Hermann (SP)/André Lara Rezende (SP)
Carro: Porsche GT3 – 3600cc
116 voltas em 3h34min34s2 (média de 139,219 km/h)

18ª edição – 08/08/1999
(Circuito completo 4,292 metros)
Vencedor(es): Ney Fonseca (SP)/AntÁ´nio Chambel (SP)
Carro: Aldee Cupê VW – 2000cc
108 voltas em 3h28m52s540 (média de 133,152 km/h)

19ª edição – 27/08/2000
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Ruyter Pacheco (DF)/Flávio Andrade (RJ)
Carro: Tango BMW – 2000cc
91 voltas em 3h03min59s7 (média de 127,868 km/h)

20ª edição – 26/08/2001
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Ruyter Pacheco (DF)/Flávio Andrade (RJ)
Carro: Tango BMW – 2000cc
116 voltas em 3h35min59s0 (média de 138,856 km/h)

21ª edição – 27/08/2002
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Paulo Bonifácio (SP)/Dener Pires (SP)/Max Wilson (SP)
Carro: Porsche GT3 – 3600cc
116 voltas em 3h29min20s17 (média de 143,265 km/h)

22ª edição – 01/09/2003
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Alcides Diniz (SP)/Paulo Gomes (SP)/Pedro Gomes (SP)
Carro: Mercedes-Benz CLK
116 voltas em 3h22min34s028 (média de 148,053 km/h)

23ª edição – 04/07/2004
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Guto Negrão (SP)/Xandy Negrão (SP)
Carro: Audi TT DTM
117 voltas em 3h15min02s206 (média de 154,691 km/h)

24ª edição – 31/07/2005
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Federico Canepa (SP)/Charles Rothschield (SP)/Álvaro Águia Nt. (SP)
Carro: Protótipo Spyder – 2000cc
117 voltas em 3h45min31s522 (média de 134,128 km/h)

25ª edição – 30/07/2006
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Lucas Molo (RJ)/Nelson Silva Jr. (RJ)
Carro: Ferrari 550 GT
117 voltas em 3h35min13s486 (média de 153,043 km/h)

26ª edição – 15/06/2008
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Max Wilson de Lima (SP)/Marcel Visconde (SP)
Carro: Porsche GT3 RSR GT
117 voltas em 3h44min25s154 (média de 134,789 km/h)

27ª edição – 02/08/2009
(Circuito completo 4,309 metros)
Vencedor(es): Francisco Longo (SP) e Daniel Serra (SP)
Carro: Ferrari F430 Challenge
113 voltas em 3h12min31s930