500Km de São Paulo: Protótipo Radical SR8 conquista pole position

Trio formado por João Pedro Andrade, Euclides “Kid” Aranha e Cláudio Capparelli superou Aston Martin de Ingo Hoffmann, Guilherme Spinelli e Leandro de Almeida

O Radical SR8 de João Pedro Andrade, Euclides “Kid” Aranha e Cláudio Capparelli conquistou a pole position para a 30ª edição dos 500Km de São Paulo, prova válida pelo Troféu Brasil de Endurance, que acontece no autódromo Velo CittÁ , em Mogi Guaçu (SP).

O trio obteve na tomada de tempos a marca de 1min34s658, três décimos mais veloz em relação aos segundos colocados, Ingo Hoffmann, Guilherme Spinelli e Leandro de Almeida, que foram os mais rápidos dos treinos livres com um Aston Martin. Guilherme Figueroa, Adalberto Baptista e Marcel Visconde, com uma Lamborghini, completaram a lista dos três melhores da prova, que deverá contar com um grid de 20 carros.

“Estou muito feliz com o resultado”, comentou Claudio Capparelli, um dos pilotos do Radical SR8, que, apesar da pole position, se mostra preocupado com a estratégia para amanhã. “Na corrida, teremos que controlar o desgaste dos freios e poupar combustÁ­vel, pois cada parada demorará três minutos. Uma parada a mais nos fará perder muito tempo”, completa Capparelli, em referencia a obrigatoriedade de se permanecer por no mÁ­nimo três minutos em cada parada nos boxes.

Guilherme Spinneli, vencedor da última edição do Rally Internacional dos Sertões, encerrado na última semana, destacou as qualidades e problemas que enfrentará na pilotagem do Aston Martin. “O carro possui um controle de tração que pode ser regulado durante a pilotagem. Isso nos ajuda a controlar o desgaste de pneus. Agora, em relação ao Radical nós temos uma desvantagem, uma vez que o consumo de combustÁ­vel deles é menor em relação ao nosso”, comentou Guiga.

Adalberto Baptista destacou a qualidade do grid da edição deste ano e todo o clima criado para a realização da corrida de longa duração.”A concorrência é muito forte, mas estamos gostando muito de participar dos 500Km. Os carros são muito bons e pista é sensacional”, disse o piloto, que atua regularmente no Porsche GT3 Cup.

Uma das categorias que integram a programação dos 500Km de São Paulo, o “Clássicos de Competição”, torneio que reúne diversos carros que marcaram época nas ruas e autódromos brasileiros, também teve a definição do grid de largada para sua corrida neste sábado.

A pole position ficou com Luiz Finotti, que obteve o tempo de 1min58s761 a bordo de um Porsche Spyder. DenÁ­sio Casarini, com um Willy Interlagos, ficou com a segunda colocação, seguido por Carlos Estites e o seu Volkswagen Passat.

Finotti se mostrou extremamente satisfeito com o evento e parabenizou os organizadores. “Estou feliz de estar aqui. Isso é o máximo! Apenas lembramos da vida as coisas boas. O Eduardo Souza Ramos e o SÁ­lvio Zambello pela organização desta festa”, comentou

Após os treinos e a tomada de tempos realizadas neste sábado, os carros dos 500Km de São Paulo retornam ao circuito do Velo CittÁ  neste domingo, Á s 8h30, para a realização do Warm Up. A prova está marcada para 12h40, após a disputa da corrida dos Clássicos de Competição, que terá sua largada Á s 11h10.

Confira o grid de largada:

1 – João Pedro Andrade/Euclides “Kid” Aranha/Cláudio Capparelli (Radical SR8) – 1min34s658
2 – Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida (Aston Martin) – 1min34s945
3 – Guilherme Figueroa/Adalberto Baptista/Marcel Visconde (Lamborghini) – 1min37s685
4 – Jorge Machado/Rui Machado/Sérgio Antunes (Protótipo MR18) – 1min43s278
5 – Ney Faustini/Ney Sá Faustini (Protótipo Chevrolet V8) – 1min43s426
6 – Eduardo Amorim/João Guilherme (MRX Moro) – 1min43s862
7 – Elias Azevedo/Aline Cipriani/Adolpho Rossi (Ginetta) – 1min43s909
8 – Joon Hyung Park/Carlos Ortolani/Carlos Filho (Protótipo) – 1min44s859
9 – Eric Darwich/Duda Pamplona/Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer) – 1min46s435
10 – Daniel Ebel (Escorpion) – 1min46s742
11 – Nelson Girardi/Antonio Baptista/Carlos Alberto “Tigueis” (Chevrolet Montana V8) – 1min49s095
12 – Ricardo Landi (BMW) – 1min51s405
13 – Marcelo Caslini/Carlos Estites (Protótipo Spyder) – 1min51s413
14 – Beto Nogueira/Fabinho Beretta (Beretta) – 1min52s420
15 – Dimas de Melo Pimenta/Rodrigo Zuffo (Beatle) – 1min54s740
16 – Carlos Eduardo Prado/Ronald Funari/Ricardo Diesler (Chevrolet Vectra V8) – 1min59s087
17 – Guilherme Haddad/Ricardo Cardoso/Douglas Carvalho Jr. (Ford New Fiesta) – 2min06s961
18 – Roberto Rossati/Esio Vichiese/Reinaldo Rena (Chevrolet Astra) – sem tempo
19 – Alexandre Finardi/Nelson Silva Jr./Felipe Bertuol (Protótipo MRX) – sem tempo

Os 500Km de São Paulo têm o patrocÁ­nio de Mitsubishi, Grupo Comolatti e Metal Leve. A Pirelli apoia a realização do evento.