6 Horas de Vallelunga: Trio Marco Cioci/ Piergiuseppe Perazzini/ Maurizio Mediani vence a prova

O trio Marco Cioci/ Piergiuseppe Perazzini/ Maurizio Mediani, numa Ferrari 430 GT2 da Advanced, venceu neste sábado (22/11), a XVIII edição das 6 Horas de Vallelunga Gold Cup, na Itália. Foi a primeira vwez que um carro da classe GT2 venceu a prova. O trio Maurizio Fratti/ Alex Caffi/ Richard Lietz, num Porsche 997 da Autorlando, foi o 2º, com o trio Nigel Greensal/ Luigi Ferrara/ Marco Vignali, num Radical SR8 da Solaris, na 3ª posição.

A pista úmida, devido Á  chuva que caiu durante a noite, fez com que os pilotos, principalmente dos carros Esporte, tivessem muitas dificuldades no começo da prova. Perto de se completar uma hora de disputa, Mirko Savoldi, num Courage C65, assumiu a liderança, com o Lavaggi LS1, que marcou a pole-position com a dupla Giovanni Lavaggi/ Wolfgang Kaufmann, fazendo uma longa parada nos boxes, devido a problemas de embreagem. Eles perderam muitas voltas e deixaram a luta pela vitória.


Com o passar das voltas, a pista foi secando com as disputas se intensificando. A corrida se decidiu entre a quarta e quinta hora da prova, com o abandono, devido a problemas no câmbio, dos lideres e a entrada do Safety-Car, que reagrupou os carros.


Depois de 216 voltas, 6h00m09s172 o trio Cioci/ Perazzini/ Mediani, venceu com uma volta de vantagem sobre Fratti/ Caffi/ Lietz. Mesmo depois de problemas eletrÁ´nicos, que afetou dois dos seis cilindros, o Radical SR8 do trio Greensal-Ferrara-Vignali, completou em terceiros, com duas voltas de atraso.


Final:


1 – Perazzini-Cioci-Mediani (Ferrari 430) – Advanced – 216 voltas 6.00’09″172
2 – Fratti-Caffi-Lietz (Porsche 997) – Autorlando – 1 volta
3 – Greensal-Ferrara-Vignali (Radical SR8) – Solaris – 2 voltas
4 – Insigne-Taddeo-Kuzminykh (Ferrari 430) – Kessel – 14 voltas
5 – Cruz Martins-Spinelli-Proietti (Porsche 997) – Autorlando – 15 voltas
6 – Borghi-Spidey-Giondi (Porsche 997) – GDL – 21 voltas
7 – Felser-Kofler-Peroni (KTM X-Bow) – KTM – 24 voltas
8 – Talkanitsa-Talkanitsa (Corvette C5-R) – AT Racing – 25 voltas
9 – Conte-Bellin-Zanin (Porsche 997) – Autorlando – 25 volta
10 – Lavaggi-Kaufmann (Lavaggi LS1) – Lavaggi – 38 volta


Volta mais rápida: Lavaggi 1’28″475