Kart: Na última volta, João Gonçalves conquista tÁ­tulo da Shifter na Granja Viana

Campeonato foi decidido a cinco curvas do fim, quando o piloto tricampeão brasileiro assumiu a ponta para conquistar sua primeira vitória e seu primeiro tÁ­tulo nos karts com marcha

A decisão da categoria Shifter Kart – a mais rápida da modalidade no paÁ­s – na Copa São Paulo Granja Viana foi eletrizante. Favoritos ao tÁ­tulo desde o inÁ­cio da temporada, João Gonçalves (TNT/Kart-Mini/AMF) e Dennis Dirani foram os protagonistas da decisão até a última volta da corrida disputada no sábado (13). Mas para João o trabalho era mais difÁ­cil: ele precisava descontar uma diferença de 13 pontos, que na pista significava vencer a prova e torcer para Dirani não ficar entre os cinco primeiros.

Na tomada de tempos, Gonçalves ficou com a terceira marca, posicionado no grid exatamente atrás do seu principal adversário na disputa pelo tÁ­tulo. Já na largada assumiu a segunda posição e passou a perseguir Dennis Dirani que liderava a prova. Quando abriram a última volta, o fator sorte entrou no jogo a favor de João Gonçalves.

Faltando cinco curvas para completar a corrida, Dennis Dirani parou seu kart com problemas. Assim foi João quem cruzou a linha de chegada em primeiro e, mais que conquistar sua primeira vitória na Shifter Kart, venceu também o maior campeonato regional do paÁ­s.

“Não consigo colocar em palavras toda a minha felicidade por essa conquista. Sinto pelo Dennis, porque sei como é duro abandonar uma corrida nessas condições e perder um tÁ­tulo por isso. Mas por outro lado estou muito feliz por ter ganhado minha primeira corrida e meu primeiro tÁ­tulo na Shifter no mesmo dia. É uma recompensa enorme por todo o trabalho meu e da equipe”, comentou João Gonçalves.

“Só posso agradecer a todos que trabalharam comigo para conquistarmos esse tÁ­tulo. Apesar das dificuldades, nunca deixamos de acreditar nele. Quero agradecer também a todos que torceram e a todos que apoiaram nesta temporada, como a TNT, a Kart-Mini e a AMF, que sempre me garantiram um equipamento de ponta para brigar pelas vitórias”, completou o piloto.

Depois de dez etapas disputadas na Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2010, João Gonçalves fica com o tÁ­tulo da Shifter Kart e o tocantinense Felipe Fraga é o vice-campeão. Dennis Dirani, Danilo Dirani e Renato Russo completam os cinco primeiros da temporada.

Desafio nos Estados Unidos – Coroado campeão na Copa São Paulo, João Gonçalves embarcou poucas horas depois da corrida decisiva para Las Vegas, nos Estados Unidos, onde no próximo final de semana tem mais um desafio nos karts com marcha. Ele vai disputar a maior competição do mundo dessa modalidade: o Super Nationals dos Estados Unidos, que reúne mais de 400 pilotos em uma grande festa do kartismo norte-americano.

João vai disputar a categoria Super Pró, que em 2009 por exemplo, contou com a participação de nomes como Michael Schumacher e Nelsinho Piquet, além das principais feras do kartismo mundial. As corridas do Super Nationals são disputadas em um circuito montado no estacionamento do Rio Hotel, em Las Vegas. A competição termina no próximo domingo (21).

Confira a classificação final da Copa São Paulo Granja Viana 2010 na categoria Shifter:

1- João Gonçalves, 257 pontos
2- Felipe Fraga, 253
3- Dennis Dirani, 246
4- Danilo Dirani, 245
5- Renato Russo, 241
6- Rui Loiola, 236
7- Bruno Leon, 220
8- Michel AboÁ­ssa, 214
9- João Jardim, 209
10- Paulo Carcasci, 207