F-São Paulo: Quarta etapa acontece domingo

Mineiro Victor Corrêa é outro que quer figurar novamente no pódio do campeonato paulista.

Principal categoria-escola regional do automobilismo brasileiro, a Fórmula São Paulo está recebendo uma invasão de “estrangeiros”. O lÁ­der, com duas vitórias, é o carioca Leonardo Otero (Administradora Nacional), com 55 pontos, seguido do catarinense Allisson Paulinely Silva (Virtual Panorâmico), vencedor de uma prova, vice-lÁ­der com 35. Em terceiro, aparecem os também catarinenses Leonardo Zappelini (Transnaza), empatado com seu primo Ricardo, ambos com 18 pontos. O primeiro paulista vem apenas em quinto, com André Gouvêa somando 15 pontos após três etapas. “Eu quero entrar nesta briga e ser mais um piloto de fora a ter sucesso em São Paulo”, planeja o mineiro Victor Corrêa (Unifenas), que estreou na prova passada, terminando já em quarto. A quarta etapa será realizada no próximo domingo (30/4), a partir das 9h30, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo.

A antiga Fórmula Ford ficou muito valorizada depois que revelou para o automobilismo brasileiro o paulista Nelson Merlo, campeão da modalidade em 2004, e que no ano passado já faturou o tÁ­tulo da Fórmula Renault Brasil e nesta temporada já está freqüentando o pódio da Fórmula 3 Sul-Americana. Outros pilotos que começaram nesta categoria e saÁ­ram da Fórmula São Paulo no ano passado bem preparados, foram o paulista Fernando Galera e o gaúcho Vinicius Quadros, que já largaram da pole position nas duas primeiras corridas da Fórmula Renault em 2006, sendo que o piloto do Rio Grande do sul venceu a primeira corrida da temporada. “A categoria é uma verdadeira escola para os pilotos que pretendem correr na Fórmula Renault e na Fórmula 3. Na Fórmula São Paulo os pilotos têm a oportunidade de aprender mais sobre o acerto do carro, uma vez que a equipe pode fazer substituição e mexer em maior número de itens nos carros do que na Fórmula Renault, como suspensão, molas, amortecedores, barras estabilizadoras, etc. E outra grande vantagem da categoria é a possibilidade de treinar a vontade, uma necessidade básica para quem está aprendendo”, considera o tricampeão mineiro de kart, que viaja de Alfenas, sul de Minas Gerais, para treinar e correr em São Paulo.

Somente pilotos com no mÁ­nimo 16 anos, graduados de kart ou com curso de pilotagem podem participar das disputas da Fórmula São Paulo, que têm em média 15 concorrentes por prova, o mesmo grid das outras categorias de monopostos no Brasil. Por isso, pilotos de várias regiões do paÁ­s têm se aventurado neste certame regional, para se prepararem bem para os campeonatos de nÁ­vel nacional e até internacional. “Para mim está sendo muito bom. Na minha estréia, na etapa passada, tive problema mecânico no carro, mas, mesmo assim, fiz uma boa corrida e subi no pódio em quarto lugar. Acabei superando a minha meta para a primeira corrida. Agora, sem o nervosismo e as dificuldades da estréia, quero tentar terminar entre os três primeiros, para subir um pouco mais na tabela do campeonato”, prevê o piloto da Unifenas, que está em oitavo na classificação, com 10 pontos. Victor Corrêa perdeu as duas primeiras etapas do Campeonato Paulista pois ainda não tinha a idade mÁ­nima exigida para estrear.

Todos os monopostos da Fórmula São Paulo utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

Depois de três etapas, o Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo está assim:
1) Leonardo Otero (RJ), 55 pontos;
2) Allisson Paulinely Silva (SC), 35;
3) Ricardo Zappelini (SC) e Leonardo Zappelini (SC), 18,
5) André Gouvêa (SP), 15;
6) Rodrigo Barbosa (SP) e Adriano Buzaid (SP), 12;
8) Victor Corrêa (MG), Unifenas e Fernando Rodrigues (SP), 10;
10) Fábio Orsolon (RJ), 8;
11) VinÁ­cius Mauri (SP), 6;
12) Rodolpho Santos (GO), 4.