A Chevrolet largou na pole-position e venceu neste domingo (03/05), as duas provas da terceira rodada dupla em Marrakech, no Marrocos. Com o novo modelo Cruze, o inglês Robert Huff venceu a primeira corrida, com o italiano conquistando a sua primeira vitória na categoria, na segunda corrida marroquina.
Depois de sair na pole-position Huff, da RML, liderou todas as 12 voltas, vencendo com 1s729 de vantagem para o italiano Gabriele Tarquini, num Seat Leon Tdi da Seat, com o seu parceiro de equipe, o espanhol Jordi GenÁ¨, completando o pódio.
O Safety-Car foi acionado logo no final da primeira volta, depois de um acidente que envolveu o alemão JÁ¶rg Müller, num BMW 320si da Schnitzer, o suÁço Alain Menu, num Chevrolet Cruze da RML e o sueco Rickard Rydell, num Seat Leon Tdi da Seat. Apenas Rydell abandonou.
Atual campeão, o francês Yvan Muller, num Seat Leon Tdi da Seat, perdeu a terceira posição para GenÁ¨ na penúltima volta, terminando em 4º. O português Tiago Monteiro, num Seat Leon Tdi da Seat, foi o 5º, seguido por Larini. Menu e Müller completaram os oito primeiros, com o piloto da BMW garantindo a pole para a segunda prova.
O estreante marroquino Mehdi Bennani, num Seat Leon da Exagon, terminou em 9º, vencendo entre os pilotos independentes.
O brasileiro Augusto Farfus, num BMW 320si da Schnitzer, chegou apenas na 12ª posição.
Larini conquistou a sua primeira vitória na categoria, depois de 87 provas disputadas. Yvan Muller foi o 2º, com Robert Huff na terceira posição.
O italiano assumiu a liderança na 8ª volta, quando o lÁder JÁ¶rg Müller tocou o muro na saÁda do Hairpin, permitindo a ultrapassagem de Larini e Muller na reta principal. Na curva um Huff passou o alemão.
Larini abriu vantagem com Muller e Huff passando a duelar pela segunda posição. O inglês lutou sem cansar contra o francês, tentando dar a dobradinha para a Chevrolet, contudo Muller resistiu, garantindo a segunda posição.
JÁ¶rg Müller foi o 4º, com Tarquini em 5º e Farfus na 6ª posição. Monteiro e o alemão Franz Engstler, num BMW 320si da Engstler, fecharam a zona de pontuação. Engstler venceu entre os independentes.
Yvan Muller lidera o campeonato com 43 pontos. Tarquini é o 2º com 31.
Final, prova 1:
1 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 12 voltas em 24’04â€240
2 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 1â€729
3 – Jordi GenÁ¨ (Seat Leon Tdi) – Seat – 5â€583
4 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 7â€044
5 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat- 7â€410
6 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 8â€577
7 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 9â€043
8 – Jorg Muller (Bmw 320si) – Schnitzer – 9â€839
9 – Mehdi Bennani (Seat Leon) – Exagon – 10â€388
10 – Andy Priaulx (Bmw 320si) – RBM – 11â€011
11 – Franz Engstler (Bmw 320si) – Engstler – 12â€857
12 – Augusto Farfus (Bmw 320si) – Schnitzer – 17â€033
13 – Felix Porteiro (Bmw 320si) – Proteam – 27â€755
14 – Sergio Hernandez (Bmw 320si) – Roal – 28â€287
15 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak- 31â€487
16 – Stefano D’Aste (Bmw320si) – Wiechers – 34â€793
17 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 34â€929
18 – Vito Postiglione (Bmw 320si) – Proteam – 42â€413
19 – George Tanev (Bmw 320si) – Proteam – 43â€944
20 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Lada – 55â€021
21 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 1’01â€896
22 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Lada – 1 volta
Abandonos:
Kristian Poulsen (Bmw 320si) – Engstler – 4 voltas
Alessandro Zanardi (Bmw 320si) – Roal – 4 voltas
Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 0 volta
Volta mais rápida: Robert Huff 1’50â€833
Final, prova 2:
1 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 13 voltas em 27’29â€960
2 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 1â€399
3 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 1â€778
4 – Jorg Muller (Bmw 320si) – Schnitzer – 2â€728
5 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 3â€068
6 – Augusto Farfus (Bmw 320si) – Schnitzer – 3â€991
7 – Franz Engstler (Bmw 320si) – Engstler – 6â€779
8 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 11â€084
9 – Mehdi Bennani (Seat Leon) – Exagon – 15â€644
10 – Felix Porteiro (Bmw 320si) – Proteam – 31â€913
11 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 33â€688
12 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak – 39â€038
13 – Stefano D’Aste (Bmw 320si) – Wiechers – 1 volta
14 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Lada – 1 volta
15 – Andy Priaulx (Bmw 320si) – RBM – 2 voltas
16 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 3 voltas
17 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Lada – 4 voltas
Abandonos:
Vito Postiglione (Bmw 320si) – Proteam – 5 voltas
Jordi GenÁ¨ (Seat Leon Tdi) – Seat – 0 volta
Kristian Poulsen (Bmw 320si) – Engstler – 0 volta
George Tanev (Bmw 320si) – Proteam – 0 volta
Sergio Hernandez (Bmw 320si) – Roal – 0 volta
ExcluÁdo:
Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 4â€907
Volta mais rápida: Alain Menu 1’51â€017 media 147,22 Km/h
Campeonato:
1.Yvan Muller 43 pontos; 2.Tarquini 31; 3.Rydell 30; 4.GenÁ¨ 24; 5.Farfus 23; 6.Priaulx e Huff 16; 8.J. Muller e Larini 14; 10.Hernandez 7;
Seat de Monteiro é excluÁda
O português Tiago Monteiro foi desclassificado da segunda prova, perdendo a sétima posição. A BMW havia feito um protesto contra os carros espanhóis logo após a prova marroquina, com os delegados técnicos da Fia analisando a ECU de quatro carros da marca espanhola: o de Monteiro, Yvan Muller, Gabriele Tarquini e Jordi Gené. A decisão foi anunciada no dia 13 de maio.
Dos quatro carros apenas o do português excedeu o limite de pressão do motor turbo. Franz Engstler e Tom Coronel foram promovidos para 7º e 8º colocados.
Atualizada no dia 13 de maio.