O brasileiro Gil de Ferran, em dupla com o francês Simon Pagenaud, num Acura ARX-02a da de Ferran Motorsports, venceu no sábado (18/04), nas ruas de Long Beach, nos EUA, a terceira etapa da American Le Mans Series. Foi a primeira vitória da dupla na categoria. A dupla David Brabham/ Scott Sharp, num Acura ARX-02a da Highcroft Racing, terminou em 2º, seguida pela dupla Adrian Fernandez/ Luis Diaz, num Acura ARX-01b da Fernandez Racing.
Na largada Pagenaud tentou superar Sharp, por fora na primeira curva, sem sucesso. O norte-americano manteve a liderança, passando o carro para o parceiro Brabham.
Contudo quando o australiano fazia seu reabastecimento, a Highcroft Racing foi punida com um pit stop de 20 segundos, devido ao mecânico responsável pela mangueira de combustÁvel não usar os óculos de proteção, contrariando as regras da categoria. Isso permitiu que Gil assumisse a liderança, mesmo depois de seu Acura ter problemas para religar durante sua parada nos boxes.
O ex-campeão da Indy abriu 14 segundos de vantagem, e acabou beneficiado com uma bandeira amarela faltando cinco minutos para o final. O Corvette C6 de Boris Said, que faz com dupla Lou Gigliotti, pegou fogo na reta dos boxes. Said precisou de alguns minutos para se recompor após deixar o carro.
A prova acabou com bandeira amarela, com Gil cruzando com 1s2 de frente para Brabham, faturando também a vitória na classe LMP1.
Foi a primeira vitória de Gil de Ferran desde o GP do Texas de 2003, pela IndyCar.
O terceiro lugar geral da dupla Fernandez/Diaz foi também a terceira vitória seguida na classe LMP2.
Pela classe GT1 vitória da dupla Oliver Gavin/ Olivier Beretta, num Corvette C6.R da Corvette Racing. No geral os tricampeões da classe foram 6º colocados.
Oitavos no geral a dupla JÁ¶rg Bergmeister/ Patrick Long, num Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, venceu na classe GT2. Depois de perderam a pole-position, por irregularidades na altura do carro, a dupla Jaime Melo/ Pierre Kaffer, num Ferrari 430 GT da Risi Competizione, terminou em segundo na classe e 9º no geral.
Final:
1. P1 G.de Ferran, S.Pagenaud de Ferran Motorsports Acura ARX-02a 76 voltas em 1:41:42.927
2. P1 D.Brabham, S.Sharp Highcroft Racing Acura ARX-02a a 1.016
3. P2 A.Fernandez, L.Diaz Acura ARX-01b a 1 volta
4. P2 C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Mazda Lola B09 86 a 1 volta
5. P2 B.Leitzinger, M.Franchitti Dyson Racing Mazda Lola B09 86 a 2 voltas
6. GT1 O.Gavin, O.Beretta Corvette Racing Corvette C6.R a 3 voltas
7. P1 J.Field, C.Field, C.Ducote Intersport Racing Lola B06/10 AER a 5 voltas
8. GT2 J.Bergmeister, P.Long Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 5 voltas
9. GT2 J.Melo, P.Kaffer Risi Competizione Ferrari 430 GT a 5 voltas
10. GT2 D.Mueller, T.Milner BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a 6 voltas
11. GT2 R.Westbrook, J.Stuck VICI Racing Porsche 911 GT3 RSR a 6 voltas
12. GT2 S.Neiman, D.Law Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 6 voltas
13. GT2 D.Farnbacher, I.James Panoz Team PTG Panoz Esperante a 7 voltas
14. GT2 J.Feingerg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Comp Coupe a 8 voltas
15. P1 B.Willman, M.Lewis Autocon Motorsports Lola B06/10 AER 67 a 9 voltas
16. GT2 B.Auberlen, J.Hand BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a 9 voltas
17. GT2 D.Robertson, D.Murry Robertson Racing Doran Ford GT Mk 7 a 9 voltas
18. GT2 D.Werner, W.Henzler Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR a 9 voltas
19. GT2 L.Gigliotti, B.Said LG Motorsports Riley Corvette C6 a 12 voltas
20. GT2 B.Sellers, D.Cicero Team Falken Tire* Porsche 911 GT3 RSR a 33 voltas
21. GT1 J.O’Connell, J.Magnussen Corvette Racing Corvette C6.R a 34 voltas