ALMS: Em Long Beach, Gil de Ferran vence pela primeira vez

O brasileiro Gil de Ferran, em dupla com o francês Simon Pagenaud, num Acura ARX-02a da de Ferran Motorsports, venceu no sábado (18/04), nas ruas de Long Beach, nos EUA, a terceira etapa da American Le Mans Series. Foi a primeira vitória da dupla na categoria. A dupla David Brabham/ Scott Sharp, num Acura ARX-02a da Highcroft Racing, terminou em 2º, seguida pela dupla Adrian Fernandez/ Luis Diaz, num Acura ARX-01b da Fernandez Racing.

Na largada Pagenaud tentou superar Sharp, por fora na primeira curva, sem sucesso. O norte-americano manteve a liderança, passando o carro para o parceiro Brabham.

Contudo quando o australiano fazia seu reabastecimento, a Highcroft Racing foi punida com um pit stop de 20 segundos, devido ao mecânico responsável pela mangueira de combustÁ­vel não usar os óculos de proteção, contrariando as regras da categoria. Isso permitiu que Gil assumisse a liderança, mesmo depois de seu Acura ter problemas para religar durante sua parada nos boxes.

O ex-campeão da Indy abriu 14 segundos de vantagem, e acabou beneficiado com uma bandeira amarela faltando cinco minutos para o final. O Corvette C6 de Boris Said, que faz com dupla Lou Gigliotti, pegou fogo na reta dos boxes. Said precisou de alguns minutos para se recompor após deixar o carro.

A prova acabou com bandeira amarela, com Gil cruzando com 1s2 de frente para Brabham, faturando também a vitória na classe LMP1.

Foi a primeira vitória de Gil de Ferran desde o GP do Texas de 2003, pela IndyCar.

O terceiro lugar geral da dupla Fernandez/Diaz foi também a terceira vitória seguida na classe LMP2.

Pela classe GT1 vitória da dupla Oliver Gavin/ Olivier Beretta, num Corvette C6.R da Corvette Racing. No geral os tricampeões da classe foram 6º colocados.

Oitavos no geral a dupla JÁ¶rg Bergmeister/ Patrick Long, num Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, venceu na classe GT2. Depois de perderam a pole-position, por irregularidades na altura do carro, a dupla Jaime Melo/ Pierre Kaffer, num Ferrari 430 GT da Risi Competizione, terminou em segundo na classe e 9º no geral.

Final:

1. P1 G.de Ferran, S.Pagenaud de Ferran Motorsports Acura ARX-02a 76 voltas em 1:41:42.927    
2. P1 D.Brabham, S.Sharp Highcroft Racing Acura ARX-02a a 1.016
3. P2 A.Fernandez, L.Diaz Acura ARX-01b a 1 volta
4. P2 C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Mazda Lola B09 86 a 1 volta
5. P2 B.Leitzinger, M.Franchitti Dyson Racing Mazda Lola B09 86 a 2 voltas
6. GT1 O.Gavin, O.Beretta Corvette Racing Corvette C6.R a 3 voltas
7. P1 J.Field, C.Field, C.Ducote Intersport Racing Lola B06/10 AER a 5 voltas
8. GT2 J.Bergmeister, P.Long Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 5 voltas
9. GT2 J.Melo, P.Kaffer Risi Competizione Ferrari 430 GT a 5 voltas
10. GT2 D.Mueller, T.Milner BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a 6 voltas
11. GT2 R.Westbrook, J.Stuck VICI Racing Porsche 911 GT3 RSR     a 6 voltas
12. GT2 S.Neiman, D.Law Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 6 voltas
13. GT2 D.Farnbacher, I.James Panoz Team PTG Panoz Esperante a 7 voltas
14. GT2 J.Feingerg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Comp Coupe a 8 voltas
15. P1 B.Willman, M.Lewis Autocon Motorsports Lola B06/10 AER     67 a 9 voltas
16. GT2 B.Auberlen, J.Hand BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a 9 voltas
17. GT2 D.Robertson, D.Murry Robertson Racing Doran Ford GT Mk 7 a 9 voltas
18. GT2 D.Werner, W.Henzler Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR a 9 voltas
19. GT2 L.Gigliotti, B.Said LG Motorsports Riley Corvette C6 a 12 voltas
20. GT2 B.Sellers, D.Cicero Team Falken Tire* Porsche 911 GT3 RSR a 33 voltas
21. GT1 J.O’Connell, J.Magnussen Corvette Racing Corvette C6.R a 34 voltas