Categoria imensamente popular no Paraná ao longo da fronteira com o Paraguai, a modalidade de arrancada com tratores pode ganhar status de campeonato brasileiro na temporada de 2010. No último final de semana o “Tratoródromo†de Maripá (PR), recebeu público de oito mil pessoas – cerca de três vezes a população do municÁpio -, para assistir ao triunfo de Ivan Schanoski, da equipe Azulão/FM Pneus, no GP Brasil Paraguai. Em segundo ficou o paraguaio Anoar Juan Busato (equipe QM). O nÁvel técnico dos tratores – a maioria deles preparados por oficinas da cidade – a organização do evento e o entusiasmo do público surpreendeu ao presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro:
“Dos cuidados com a segurança do público e dos pilotos, passando pela apresentação dos tratores até, principalmente, as instalações da arena de Maripá, a categoria mostrou que tem condições de promover um campeonato brasileiro do mais alto nÁvel de entretenimento e desempenho esportivo.â€
Criado em 1990 como alternativa Á s provas de arrancada com motocicletas – então disputadas na avenida central de Maripá – cidade situada a 90 km de Cascavel -, o arrancadão de tratores consolidou-se graças ao espÁrito comunitário da cidade cuja colonização é tipicamente alemã. Se no inÁcio os tratores eram retirados do campo Á s vésperas da competição e mal chegavam aos 80 km/h, atualmente são usados modelos dedicados exclusivamente Á s competições e já há registros de “bólidos†que completaram o percurso de 200 metros superando 150 km/h.
O nÁvel de preparação dos tratores é dos mais altos: a média de potência produzida pelos motores turbo-alimentados supera 350 CV, as carenagens são desenvolvidas utilizando conceitos aerodinâmicos e a segurança é garantida por bancos de competição e cintos de segurança de cinco pontos enquanto a gaiola é derivada das usadas nos caminhões da Fórmula Truck e os comandos são instalados ergonomicamente. A lista de competidores reúne brasileiros e paraguaios e inclui duas brasileiras, uma de Maripá e outra de Cascavel.
Nos intervalos entre as baterias de arrancada o público é entretido com a apresentação da equipe Zerinho Bomba Show, onde três volantes fazem manobras tÁpicas de drifting usando os pneus que equipam os veÁculos agrÁcolas. Um desses tratores é equipado com um segundo banco, reservado para convidados sorteados entre o público. Na prova de Maripá o presidente da CBA foi convidado a viver essa experiência na primeira pessoa:
â€œÉ algo impressionante. Para quem está lá dentro trata-se de uma experiência inesquecÁvel. Para quem está de fora é um show que faria sucesso em qualquer parte do mundo.”
Segundo Pinteiro, o Conselho Técnico Desportivo Nacional deverá se reunir em breve com representantes da categoria para definir as bases do regulamento nacional e o formato do campeonato.
Resultado do GP Brasil Paraguai, disputado dia 15 de novembro no Tratoródromo de Maripá (PR):
1º) Ivan Schanoski (Maripá, Brasil), Equipe Azulão FM Racing, 9s227
2º) Anoar Juan Busato (Paraguai), – Equipe QM), 9s643
3º) David Haroldo Bretzke (Maripá), Equipe Metracol/Primor, 9s684
4º) Aldecir Rohloff (Santa Rosa), Equipe 178 FamÁlia Wagner, 9s746
5º) LÁvio Osvaldo Fester (Paraguai), Equipe Brutus II, 9s784
6º) Darli Drisner (Maripá), Equipe Cobra Racing, 9s835