ALMS: Vitórias põem Jaime Melo na disputa direta pelo tÁ­tulo

Vitórias em Salt Lake City e Portland colocam piloto brasileiro em terceiro na classificação do campeonato, 19 pontos atrás do lÁ­der.


As vitórias que conquistou nas duas últimas etapas, disputadas nas pistas de Salt Lake City e de Portland, nos dias 15 e 22, puseram Jaime Melo Júnior na disputa direta pelo tÁ­tulo da classe GT2 na American Le Mans Series. O brasileiro, que pilota a Ferrari 430 GT Berlineta da Risi Competizione tendo o finlandês Mika Salo como parceiro, saltou para a terceira posição na classificação. Está, agora, a 19 pontos do lÁ­der norte-americano Johannes van Overbeek.

Melo Júnior participou de cinco das seis corridas disputadas até agora. Na abertura da temporada, em Sebring, ficou em terceiro, formando trio com o alemão Ralf Kelleners e com o italiano Anthony Lazzaro. Em Houston, já tendo Salo como parceiro, repetiu o resultado, apesar de uma pane no sistema de direção hidráulica do carro. Na terceira etapa, em Mid-Ohio, a dupla envolveu-se em dois acidentes durante a corrida e ficou apenas com a sexta colocação.

A quarta etapa da American Le Mans aconteceu em Lakeville. Melo Júnior e Salo, envolvidos na Europa com a disputa do Mundial FIA GT, não participaram. Voltaram ao grid da série norte-americana há 10 dias, em Salt Lake City, onde dominaram os treinos, perderam a primeira posição no grid em função de uma troca de pneus e venceram. Em Portland, foram pole, tiveram de fazer um pit stop após a primeira volta e, ainda assim, alcançaram a segunda vitória.

O brasileiro tem 78 pontos e é terceiro no campeonato. Van Overbeek tem 97, 14 a mais que seu companheiro na Flying Lizard, o alemão Wolf Henzler – tal qual Melo e Salo, eles formaram dupla a partir da segunda prova do calendário. “A situação no campeonato é boa. Agora, teremos que esperar as próximas etapas do Mundial FIA GT para definir a qual dos dois campeonatos vamos dar prioridade no restante do ano. É uma decisão complicada”, define Jaime.

No FIA GT, depois de três corridas, Melo e o italiano Matteo Bobbi, seu companheiro na AF Corse, contabilizam uma vitória, um terceiro e um sexto lugar. Eles são vice-lÁ­deres com 19 pontos, apenas um a menos que o francês Emanuel Collard e o italiano Luca Riccitelli. As 24 Horas de Spa-Francorchamps, corrida válida pela quarta etapa do Mundial, será disputada neste domingo (30). Jaime e Matteo, excepcionalmente, terão o francês Stephane Ortelli como companheiro.

Os dois campeonatos terão suas próximas etapas nas mesmas datas. No dia 20 de agosto, o circuito francês de Paul Ricard receberá o Mundial, enquanto a American Le Mans correrá em Elkhart Lake. No dia 3 de setembro, a competição norte-americana realizará a oitava etapa em Boumanville, enquanto a disputa do FIA GT terá mais uma corrida em Dijon, também na França. “Depois das 24 Horas é que eu vou saber onde vou correr nessas datas”, afirma Jaime.

Na American Le Mans Series, depois de seis corridas, a classificação da categoria GT2 é a seguinte:

1º) Johannes van Overbeek/Wolf Henzler (EUA), 97
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR

2º) Wolf Henzler (ALE), 83
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR

3º) Jaime Melo Júnior (BRA), 78
Risi Competizione, Ferrari 430 GT Berlinetta

4º) Jorg Bergmeister (ALE), 76
Petersen White Lightning, Porsche 911 GT3 RSR

5º) Patrick Long (EUA), 66
Petersen White Lightning, Porsche 911 GT3 RSR

6º) Scott Maxwell/David Brabham (CAN/ING), 64
Multimatic Motorsports, Panoz Esperante GTLM Ford

7º) Mika Salo (FIN), 59
Risi Competizione, Ferrari 430 GT Berlinetta

8º) Seth Neiman (EUA), 51
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR

9º) Mike Rockenfeller (MON), 48
Alex Job Racing, Porsche 911 GT3 RSR

10º) Klaus Graff (ALE), 44
Alex Job Racing, Porsche 911 GT3 RSR

11º) Bill Auberlen/Joey Hand (EUA/EUA), 42
BMW Team PTG, BMW E46 M3

12º) Darren Law (EUA/EUA), 40
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR