A Penske Racing fez a dobradinha na 5º etapa da American Le Mans Series, disputada no domingo (18/05), no Miller Motorsports Park, em Salt Lake City, Utah (EUA). A dupla Romain Dumas/ Timo Bernhard, no Porsche RS Spyder, largou na pole-position e venceu seguida pelos parceiros Sascha Maaassen/ Patrick Long. O brasileiro Gil de Ferran, estreando na categoria, fechou o pódio. Simon Pagenaud é o parceiro de Gil na condução do Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports.
Com cerca de duas horas, o italiano Emanuele Pirro, num Audi R10 TDI da Audi Sport North America, liderava a prova. Com a parada do italiano, ex-piloto de F-1 nos anos noventa, nos pits, Dumas foi para a liderança.
Ai a sorte sorriu para a Penske Racing. Lucas Luhr, com o segundo Audi R10 TDI, vinha pressionando Dumas, que tinha apenas três segundos de vantagem, quando sofreu um pequeno furo em um pneu. Dois minutos depois Pirro foi tirado da pista por David Robertson, num Doran Ford GT Mk.VII.
Dumas/ Bernhard venceu depois de 2h45m34s653 de prova, com 22s656 de vantagem para Maassen/ Long. De Ferran/ Pagenaud em 3º, chegaram com 26s839 de atraso.
Os seis primeiros colocados foram carros da LMP2. O melhor da classe LMP1 foi o Audi de Lucas Luhr/ Marco Werner, sendo 7º no geral.
A dupla Johnny O’Connell/ Jan Magnussen, num Corvette C6.R da Corvette Racing, venceu na classe GT1, terminando em 10º no geral. A dupla JÁ¶rg Bergmeister/ Wolf Henzler, num Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, foi a vencedora na classe GT2, e 13º no geral.
Depois de marcar o segundo tempo para o grid de largada, de Ferran, retornando as pistas como piloto e dono de equipe, teve que largar do fim do pelotão. O motivo foi a escapada na última volta da tomada de tempos, que obrigou a equipe a trocar os pneus do Acura antes da prova. O brasileiro ganhou várias posições na prova, sem parar nos boxes, alcançando a liderança da prova, antes de passar o carro a Pagenaud, que finalizou a prova em 3º.
Christian Fittipaldi, em dupla com Bryan Herta, num Acura ARX-01b da Andretti Green Racing, terminou na 8º posição geral e 7º na classe LMP2. Logo no começo da prova, na 14º volta, Fittipaldi se envolveu em um incidente com o Acura ARX-01b da Highcroft Racing, que rodou na frente do brasileiro, que não teve como desviar. Com o tempo perdido nos boxes para reparos, e uma punição de um minuto e meio, por ter entrado nos pits com os boxes fechados, devido a entrada do safety-car na pista, a dupla perdeu duas voltas.
Depois de ter que largar da última posição, devido a um problema no bocal do tanque de combustÁvel da Ferrari 430 GT da Risi Competizione, o brasileiro Jaime Melo Júnior, que tem como parceiro Mika Salo, fez uma grande prova, chegando a 3º posição na classe GT2. Contudo na 60º volta um acidente com o retardatário Lou Gigliotti, de Corvette C6, quebrou a suspensão do carro levando Melo a abandonar.
O Brasileiro Ruben Carrapatoso, em trio com N.Pastorelli e F.Pastorelli, num Porsche 911 GT3 RSR da VICI Racing, abandonou na 79º volta.
A próxima etapa acontece em Lime Rock, no dia 12 de junho.
Grid:
1. Bernhard-Dumas (Porsche RS Spyder) – Penske – 1’31″050
2. De Ferran-Pagenaud (Acura ARX-01b) – De Ferran – 1’31″189
3. Fernandez-Diaz (Acura ARX-01b) – Fernandez – 1’31″342
4. Brabham-Sharp (Acura ARX-01b) – Highcroft – 1’31″352
5. Long-Maassen (Porsche RS Spyder) – Penske – 1’31″462
6. Luhr-Werner (Audi R10) – Audi – 1’31″590
7. M.Franchitti-Leitzinger (Porsche RS Spyder) – Dyson – 1’31″683
8. Biela-Pirro (Audi R10) – Audi – 1’31″797
9. Herta-Fittipaldi (Acura ARX-01b) – Andretti/Green – 1’31″903
10. Dyson-Smith (Porsche RS Spyder) – Dyson – 1’32″356
11. Field-Field-Berry (Lola B06/10-AER) – Intersport – 1’34″870
12. Devlin-Bonilla (Lola B07/46-Mazda) – BK – 1’35″241
13. Beretta-Gavin (Corvette C6-R) – Corvette – 1’43″869
14. O’Connell-Magnussen (Corvette C6-R) – Corvette – 1’44″044
15. Bergmeister-Henzler (Porsche 997) – Flying Lizard – 1’47″135
16. Salo-Melo (Ferrari 430) – Risi – 1’47″135
17. Van Overbeek-Pilet (Porsche 997) – Flying Lizard – 1’47″252
18. Basseng-Davison (Porsche 997) – Farnbacher – 1’47″338
19. Farnbacher-D.Muller (Ferrari 430) – Tafel – 1’47″958
20. Brix-Friesacher (Ferrari 430) – Risi – 1’48″330
21. Jeannette-Mowlem (Ferrari 430) – Corsa – 1’48″399
22. Milner-Sutherland (Panoz Esperante) – Panoz – 1’49″039
23. Gigliotti-Peterson-Curran (Ferrari 430) – LG – 1’49″057
24. Figge-Tafel (Ferrari 430) – Tafel – 1’49″928
25. Robertson-Robertson-Murry (Ford GT) – Robertson – 1’50″433
26. Pastorelli-Pastorelli-Carrapatoso (Porsche 997) – Vici – 1’50″893
27. Cocker-Drayson (Aston Martin Vantage) – Drayson – 1’51″743
28. Neiman-Law (Porsche 997) – Flying Lizard – 1’52″054
29. Swartzbaugh-Stanton (Porsche 997) – Vici – sem tempo
30. Feinberg-Hall (Dodge Viper) – Primetime – sem tempo
Final:
1. P2 1. R.Dumas, T.Bernhard Penske Racing Porsche RS Spyder 96 voltas em 2h45min34s653
2. P2 2. S.Maassen, P.Long Penske Racing Porsche RS Spyder a 22s656
3. P2 3. G.de Ferran, S.Pagenaud de Ferran Motorsports Acura ARX-01B 26s839
4. P2 4. B.Leitzinger, M.Franchitti Dyson Racing Porsche RS Spyder 46s121
5. P2 5. A.Fernandez, L.Diaz Fernandez Racing Acura ARX-01b a 1min11s950
6. P2 6. C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Porsche RS Spyder 95
7. P1 1. L.Luhr, M.Werner Audi Sport North America Audi R10 TDI 95
8. P2 7. B.Herta, C.Fittipaldi Andretti Green Racing Acura ARX-01b 94
9. P2 8. G.Bonilla, B.Devlin B-K Motorsports Mazda Lola B07-46 93
10. GT1 1. J.O’Connell, J.Magnussen Corvette Racing Corvette C6.R 88
11. GT1 2. O.Gavin, O.Beretta Corvette Racing Corvette C6.R 88
12. P1 2. J.Field, D.Dayton, R.Berry Intersport Racing Lola B06/10 AER 88
13. GT2 1. J.Bergmeister, W.Henzler Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 87
14. GT2 2. J.van Overbeek, P.Pilet Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 86
15. GT2 3. D.Werner, M.Basseng Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR 85
16. GT2 4. D.Farnbacher, D.Muller Tafel Racing Ferrari 430 GT 85
17. GT2 5. T.Milner, T.Sutherland Panoz Team PTG Panoz Esperante 84
18. GT2 6. S.Neiman, D.Law Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR 84
19. GT2 7. L.Gigliotti LG Motorsports Riley Corvette C6 83
20. GT2 8. H.Brix, P.Friesacher Risi Competizione Ferrari 430 GT 83
21. P1 3. F.Biela, E.Pirro Audi Sport North America Audi R10 TDI 79
22. GT2 9. G.Jeannette, J.Mowlem Corsa Motorsports Ferrari 430 GT 79
23. GT2 10. R.Carrapatoso, N.Pastorelli, F.Pastorell VICI Racing Porsche 911 GT3 RSR 79
24. GT2 11. N.Swartzbaugh, C.Stanton VICI Racing Porsche 911 GT3 RSR 77
25. P2 9. D.Brabham, S.Sharp Highcroft Racing Acura Acura ARX-01b 70
26. GT2 12. A.Robertson, D.Murry, D.Robertson Robertson Racing Doran Ford GT Mk.VII 62
27. GT2 13. M.Salo, J.Melo Risi Competizione Ferrari 430 GT 60
28. GT2 14. J.Feinberg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Comp Cou 35
29. GT2 15. P.Drayson, J.Cocker Drayson-Barwell Aston Martin Vantage 27
30. GT2 16. J.Tafel, A.Figge Tafel Racing Ferrari 430 GT 25