ALMS: Penske Racing faz a dobradinha em Utah

A Penske Racing fez a dobradinha na 5º etapa da American Le Mans Series, disputada no domingo (18/05), no Miller Motorsports Park, em Salt Lake City, Utah (EUA). A dupla Romain Dumas/ Timo Bernhard, no Porsche RS Spyder, largou na pole-position e venceu seguida pelos parceiros Sascha Maaassen/ Patrick Long. O brasileiro Gil de Ferran, estreando na categoria, fechou o pódio. Simon Pagenaud é o parceiro de Gil na condução do Acura ARX-01B da de Ferran Motorsports.

Com cerca de duas horas, o italiano Emanuele Pirro, num Audi R10 TDI da Audi Sport North America, liderava a prova. Com a parada do italiano, ex-piloto de F-1 nos anos noventa, nos pits, Dumas foi para a liderança.


Ai a sorte sorriu para a Penske Racing. Lucas Luhr, com o segundo Audi R10 TDI, vinha pressionando Dumas, que tinha apenas três segundos de vantagem, quando sofreu um pequeno furo em um pneu. Dois minutos depois Pirro foi tirado da pista por David Robertson, num Doran Ford GT Mk.VII.


Dumas/ Bernhard venceu depois de 2h45m34s653 de prova, com 22s656 de vantagem para Maassen/ Long. De Ferran/ Pagenaud em 3º, chegaram com 26s839 de atraso.


Os seis primeiros colocados foram carros da LMP2. O melhor da classe LMP1 foi o Audi de Lucas Luhr/ Marco Werner, sendo 7º no geral.


A dupla Johnny O’Connell/ Jan Magnussen, num Corvette C6.R da Corvette Racing, venceu na classe GT1, terminando em 10º no geral. A dupla JÁ¶rg Bergmeister/ Wolf Henzler, num Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, foi a vencedora na classe GT2, e 13º no geral.


Depois de marcar o segundo tempo para o grid de largada, de Ferran, retornando as pistas como piloto e dono de equipe, teve que largar do fim do pelotão. O motivo foi a escapada na última volta da tomada de tempos, que obrigou a equipe a trocar os pneus do Acura antes da prova. O brasileiro ganhou várias posições na prova, sem parar nos boxes, alcançando a liderança da prova, antes de passar o carro a Pagenaud, que finalizou a prova em 3º.


Christian Fittipaldi, em dupla com Bryan Herta, num Acura ARX-01b da Andretti Green Racing, terminou na 8º posição geral e 7º na classe LMP2. Logo no começo da prova, na 14º volta, Fittipaldi se envolveu em um incidente com o Acura ARX-01b da Highcroft Racing, que rodou na frente do brasileiro, que não teve como desviar. Com o tempo perdido nos boxes para reparos, e uma punição de um minuto e meio, por ter entrado nos pits com os boxes fechados, devido a entrada do safety-car na pista, a dupla perdeu duas voltas.


Depois de ter que largar da última posição, devido a um problema no bocal do tanque de combustÁ­vel da Ferrari 430 GT da  Risi Competizione, o brasileiro Jaime Melo Júnior, que tem como parceiro Mika Salo, fez uma grande prova, chegando a 3º posição na classe GT2. Contudo na 60º volta um acidente com o retardatário Lou Gigliotti, de Corvette C6, quebrou a suspensão do carro levando Melo a abandonar.


O Brasileiro Ruben Carrapatoso, em trio com N.Pastorelli e F.Pastorelli, num Porsche 911 GT3 RSR da VICI Racing, abandonou na 79º volta.


A próxima etapa acontece em Lime Rock, no dia 12 de junho.


Grid:


1. Bernhard-Dumas (Porsche RS Spyder) – Penske – 1’31″050
2. De Ferran-Pagenaud (Acura ARX-01b) – De Ferran – 1’31″189
3. Fernandez-Diaz (Acura ARX-01b) – Fernandez – 1’31″342
4. Brabham-Sharp (Acura ARX-01b) – Highcroft – 1’31″352
5. Long-Maassen (Porsche RS Spyder) – Penske – 1’31″462
6. Luhr-Werner (Audi R10) – Audi – 1’31″590
7. M.Franchitti-Leitzinger (Porsche RS Spyder) – Dyson – 1’31″683
8. Biela-Pirro (Audi R10) – Audi – 1’31″797
9. Herta-Fittipaldi (Acura ARX-01b) – Andretti/Green – 1’31″903
10. Dyson-Smith (Porsche RS Spyder) – Dyson – 1’32″356
11. Field-Field-Berry (Lola B06/10-AER) – Intersport – 1’34″870
12. Devlin-Bonilla (Lola B07/46-Mazda) – BK – 1’35″241
13. Beretta-Gavin (Corvette C6-R) – Corvette – 1’43″869
14. O’Connell-Magnussen (Corvette C6-R) – Corvette – 1’44″044
15. Bergmeister-Henzler (Porsche 997) – Flying Lizard – 1’47″135
16. Salo-Melo (Ferrari 430) – Risi – 1’47″135
17. Van Overbeek-Pilet (Porsche 997) – Flying Lizard – 1’47″252
18. Basseng-Davison (Porsche 997) – Farnbacher – 1’47″338
19. Farnbacher-D.Muller (Ferrari 430) – Tafel – 1’47″958
20. Brix-Friesacher (Ferrari 430) – Risi – 1’48″330
21. Jeannette-Mowlem (Ferrari 430) – Corsa – 1’48″399
22. Milner-Sutherland (Panoz Esperante) – Panoz – 1’49″039
23. Gigliotti-Peterson-Curran (Ferrari 430) – LG – 1’49″057
24. Figge-Tafel (Ferrari 430) – Tafel – 1’49″928
25. Robertson-Robertson-Murry (Ford GT) – Robertson – 1’50″433
26. Pastorelli-Pastorelli-Carrapatoso (Porsche 997) – Vici – 1’50″893
27. Cocker-Drayson (Aston Martin Vantage) – Drayson – 1’51″743
28. Neiman-Law (Porsche 997) – Flying Lizard – 1’52″054
29. Swartzbaugh-Stanton (Porsche 997) – Vici – sem tempo
30. Feinberg-Hall (Dodge Viper) – Primetime – sem tempo


Final:


1.    P2  1.  R.Dumas, T.Bernhard  Penske Racing  Porsche RS Spyder  96 voltas em 2h45min34s653   
2.    P2  2.  S.Maassen, P.Long  Penske Racing  Porsche RS Spyder  a 22s656    
3.    P2  3.  G.de Ferran, S.Pagenaud  de Ferran Motorsports  Acura ARX-01B  26s839
4.    P2  4.  B.Leitzinger, M.Franchitti  Dyson Racing  Porsche RS Spyder  46s121   
5.    P2  5.  A.Fernandez, L.Diaz  Fernandez Racing  Acura ARX-01b a 1min11s950    
6.    P2  6.  C.Dyson, G.Smith  Dyson Racing  Porsche RS Spyder  95    
7.    P1  1.  L.Luhr, M.Werner  Audi Sport North America  Audi R10 TDI  95   
8.    P2  7.  B.Herta, C.Fittipaldi  Andretti Green Racing  Acura ARX-01b  94    
9.    P2  8.  G.Bonilla, B.Devlin  B-K Motorsports  Mazda Lola B07-46  93   
10.    GT1  1.  J.O’Connell, J.Magnussen  Corvette Racing  Corvette C6.R  88   
11.    GT1  2.  O.Gavin, O.Beretta  Corvette Racing  Corvette C6.R  88     
12.    P1  2.  J.Field, D.Dayton, R.Berry  Intersport Racing  Lola B06/10 AER  88   
13.    GT2  1.  J.Bergmeister, W.Henzler  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  87     
14.    GT2  2.  J.van Overbeek, P.Pilet  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  86   
15.    GT2  3.  D.Werner, M.Basseng  Farnbacher Loles Racing  Porsche 911 GT3 RSR  85   
16.    GT2  4.  D.Farnbacher, D.Muller  Tafel Racing  Ferrari 430 GT  85    
17.    GT2  5.  T.Milner, T.Sutherland  Panoz Team PTG  Panoz Esperante  84   
18.    GT2  6.  S.Neiman, D.Law  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  84     
19.    GT2  7.  L.Gigliotti  LG Motorsports  Riley Corvette C6  83     
20.    GT2  8.  H.Brix, P.Friesacher  Risi Competizione  Ferrari 430 GT  83    
21.    P1  3.  F.Biela, E.Pirro  Audi Sport North America  Audi R10 TDI  79    
22.    GT2  9.  G.Jeannette, J.Mowlem  Corsa Motorsports  Ferrari 430 GT  79   
23.    GT2  10.  R.Carrapatoso, N.Pastorelli, F.Pastorell  VICI Racing  Porsche 911 GT3 RSR  79    
24.    GT2  11.  N.Swartzbaugh, C.Stanton  VICI Racing  Porsche 911 GT3 RSR  77    
25.    P2  9.  D.Brabham, S.Sharp  Highcroft Racing Acura  Acura ARX-01b  70    
26.    GT2  12.  A.Robertson, D.Murry, D.Robertson  Robertson Racing  Doran Ford GT Mk.VII  62 
27.    GT2  13.  M.Salo, J.Melo  Risi Competizione  Ferrari 430 GT  60     
28.    GT2  14.  J.Feinberg, C.Hall  Primetime Race Group  Dodge Viper Comp Cou  35 
29.    GT2  15.  P.Drayson, J.Cocker  Drayson-Barwell  Aston Martin Vantage  27 
30.    GT2  16.  J.Tafel, A.Figge  Tafel Racing  Ferrari 430 GT  25