Rally: Sucesso na abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4

É assim que podemos definir as etapas inicias do campeonato brasileiro de rally 4×4 realizadas na cidade de Coruripe litoral Alagoano.

Na quinta-feira (15.05.2008) foi montado na pousada Surf Paradise a secretaria da prova para receber as inscrições dos pilotos. Em um ambiente paradisíaco começaram as vistorias técnicas nos veículos iluminada por uma “LUA” que parecia coroar a todos os participantes.

As pistas montadas na cidade de Coruripe tinham tudo para ser umas das rápidas já construídas até hoje na modalidade, curvas perfeitas, alguns trechos de retas e ótimo solo de barro batido ideal para pratica do Rally 4×4, mas sentiu a força das chuvas que cairam na região, tornando as mesmas bastante técnicas para os pilotos devido ao encharcamento do piso, mas nada ofuscou o brilho do evento, muito pelo contrário como diz o ditado “separou-se os homens das crianças” nunca tinha se visto um show de manobras e arrojo por parte dos pilotos o que gerou imagens extraordinárias para o público presente, que também foram registradas pelas câmeras dos fotógrafos, como podem ser vista nessa matéria.

A cidade de Coruripe entrou para história do Rally 4×4. Pela primeira vez uma mulher disputou oficialmente uma prova desta modalidade, o nome da fera: Larissa Soares e quem pensa que sua participação foi apenas encenação engana-se, a piloto na 1ª etapa conseguiu um surpreendente 4ª lugar deixando para trás muitos pilotos experientes e mostrando a força feminina na modalidade, Larissa disputa o campeonato Brasileiro na categoria production e todos que fazem a modalidade dão as boas vindas a essa jovem alagoana, que mostrou muita coragem e determinação na sua participação nas etapas realizadas.

Na sexta-feira (16.05.2008) como estava programada teria que ser realizada a 1ª etapa, mas por problemas técnicos, a etapa foi adiada para o sábado (17.05.2008). Com os problemas técnicos sanados, ainda teria o maior problema a ser solucionado, como fazer as duas etapas inicias do campeonato. Foi quando em uma reunião com todos os pilotos, organização e direção do evento, que o comissário desportivo Tarcisio Brasilino tomou a mais acertada das decisões, realizar as duas etapas naquele único dia, mas para isso nada poderia sair errado, pois o tempo era muito curto, mas graças ao empenho de todos o evento fluiu com êxito total, realizando assim sem ônus algum para pilotos e o campeonato as duas etapas com sucesso.

No sábado (17.05.2008) foi dada à largada oficial para 1ª etapa do campeonato brasileiro de rally 4×4, a 1ª categoria a entrar na pista foi a Jeep e num verdadeiro show de perícias os pilotos levaram a platéia presente ao delírio e quem levou a melhor nessa disputa foi o paraibano Alessandro Valadares deixando em segundo lugar o piloto Jr. Cavalcante, o mesmo resultado se repetiu na 2ª etapa, deixando Valadares com uma situação confortável no campeonato.

Na categoria Pick-Up, como havíamos divulgado anteriormente o piloto Gustavo Xavier (Tatá) de Alagoas não veio para brincadeira, venceu a 1ª etapa deixando na 2ª colocação o piloto Gustavo Accioly que tentou bastante mais não conseguiu acompanhar a tocada forte e técnica de Tatá, esses dois protagonizaram a melhor disputa dessa categoria na 1ª etapa, já na 2ª etapa Tatá repete o resultado cravando o melhor tempo, só que dessa vez a 2ª colocação ficou para o atual campeão brasileiro nessa categoria o piloto Jairo Leite, que infelizmente na 1ª etapa tombou sua pick-up o que impossibilitou o piloto de conseguir um melhor resultado.

Como já era esperado por todos os pilotos a categoria Production foi a mais disputada de todas, por ter um nível de preparação limitado para os veículos e quem se deu melhor nessa disputa na 1ª etapa foi o pernambucano Bartolomeu Carvalho deixando na 2ª colocação o piloto Luiz Antonio, na 2ª etapa o alagoano Jarlan Marques que teve problemas na 1ª etapa, conseguiu de forma brilhante a 1ª colocação, deixando Bartolomeu Carvalho que havia vencido a 1ª etapa na segunda colocação, aguardem, essa categoria deverá protagonizar belíssimas disputas dentro das pistas em todo decorrer do campeonato.

A categoria Diesel protagonizou belíssimos pegas entre os pilotos, deixando o melhor resultado na 1ª etapa para o piloto do Rio Grande do Norte Alexandre Meirelles, que superou o atual campeão da categoria Célio Di Pace deixando a 2ª colocação para ele, na 2ª etapa Alexandre Meirelles bem que tentou, mas não conseguiu manter o 1º posto ficando em 2ª lugar, deixando para o pernambucano Marcelo Fiúza a 1ª colocação e na soma total de pontos, apenas 03 pontinhos separam o piloto do Rio Grande do Norte do Pernambucano, vamos aguardar essa disputa entre esses dois pilotos para todo campeonato. Essa diferença de 03 pontos entre eles é a menor registrada na tabela de pontos entre todas as categorias até o momento.

O piloto de João Pessoa – PB Tony Almeida que esse ano estréia na categoria Protótipo, venceu as duas etapas e mantém a invencibilidade dos anos anteriores, deixando na 2ª colocação Keppler Maroja nas duas etapas, esse resultado deixa o piloto Tony Almeida com uma situação confortável nesse início de temporada rumo ao pentacampeonato.

Logo após o encerramento das etapas foi oferecido a todos os pilotos um excelente jantar na pousada Surf Paradise e logo em seguida foram entregues as premiações das 1ª e 2ª etapas.

Temos que deixar aqui registrado todo o empenho do Piloto Gastão Lessa para realização dessas duas etapas de abertura do campeonato na cidade de Coruripe – AL, que contou com a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e Comissão Nacional de 4×4 e o apoio da Federação de Automobilismo do Estado da Paraíba.

Abaixo segue os resultados dos dois primeiros colocados em suas categorias ao termino da 1ª e 2ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4.

Resultados 1ª Etapa Campeonato Brasileiro de Rally 4×4:

Protótipo:
1ª Tony Almeida
2ª Keppler Maroja

Jeep:
1ª Alessandro Varadares
2ª José Cavalcante Júnior

Production (gasolina):
1ª Bartolomeu Carvalho
2ª Luiz Antonio

Pick-Up:
1ª Gustavo Xavier
2ª Gustavo Accioly

Diesel:
1ª Alexandre Meireles
2ª Célio Di Pace

Resultados 2ª Etapa Campeonato Brasileiro de Rally 4×4:

Protótipo:
1ª Tony Almeida
2ª Keppler Maroja

Jeep:
1ª Alessandro Varadares
2ª José Cavalcante Júnior

Production (gasolina):
1ª Jarlan Marques
2ª Bartolomeu Carvalho

Pick-Up:
1ª Gustavo Tatá
2ª Jairo Leite

Diesel:
1ª Marcelo Fiuza
2ª Alexandre Meireles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *