O trio João Barbosa/ Terry Borcheller/ Ryan Dalziel/ Mike Rockenfeller (Action Express Racing/ Porsche Riley), venceu neste domingo a 48ª edição das 24 horas de Daytona, no Daytona International Speedway, etapa de abertura da Grand-Am Rolex Sports Car Series.
Estreando na categoria, com um Porsche Riley sem patrocÁnio, o quarteto da Action Express Racing completou 755 voltas, um recorde para os carros da classe DP, com uma vantagem de 52s303 sobre o quarteto Scott Pruett/ Memo Rojas/ Max Papis/ Justin Wilson (Chip Ganassi Racing w/F.Sabate/ BMW Riley). O quarteto Scott Tucker/ Ryan Hunter-Reay/ Lucas Luhr/ Richard Westbrook (Crown Royal/NPN Racing/ BMW Riley), completou o pódio com quarto voltas de atraso.
O quarteto Ricardo Zonta/ Nic Jonsson/Colin Braun/ Tracy Krohn (Krohn Racing/ Ford Lola), terminou em quarto, mesmo após um toque com outro carro na 11ª volta, que danificou a frente do carro e outra parada não programada nos boxes, dez horas depois com problemas na segunda marcha.
O quarteto John Pew/ Oswaldo Negri Jr/ Burt Frisselle/ Mark Wilkins (Michael Shank Racing/ Ford Riley), foi o 5º, seguido pelo quarteto Wayne Taylor/ Max Angelelli/ Pedro Lamy/ Ricky Taylor (SunTrust Racing/ Ford Dallara), que saiu na pole-position.
Depois de liderarem 139, das primeiras 249 voltas, o quarteto Dario Franchitti/ Scott Dixon/ Juan Montoya Montoya/ Jamie McMurray (Chip Ganassi Racing w/F.Sabate/ BMW Riley), abandonou por volta da meia noite, com problemas no motor.
O quinteto David Donohue / Hurley Haywood / Darren Law / Butch Leitzinger/ Raphael Matos (Brumos Racing/ Porsche Riley), abandonou na 582ªvolta. Foi a despedida de Hailwood da prova onde é o recordista de vitórias, cinco.
A prova começou com bandeira amarela devido a um temporal que caiu na pista duas horas antes da largada. Mesmo com a chuva diminuindo as condições da pista permaneceram perigosas durante várias horas, principalmente na linha de chegada. No domingo a pista já estava seca, contudo com frio e vento. Â Â Â
O quarteto vencedor liderou no conjunto 316, das 755 voltas disputadas.
Pela Classe GT vitória do quarteto Nick Ham/ Sylvan Tremblay/ Jonathan Bomarito, / David Haskell (SpeedSource/ Mazda RX-8).
Final:
1. DP 1 Borcheller, Barbosa, Rockenfeller, Dalziel Action Express Racing Porsche Riley 755 voltas   Â
2. DP 2 Pruett, Rojas, Wilson, Papis Chip Ganassi Racing w/F.Sabate BMW Riley a 52.303
3. DP 3 Tucker, Hunter-Reay, Bouchut, Westbrook Crown Royal/NPN Racing BMW Riley a 4 voltas
4. DP 4 Krohn, Jonsson, Zonta, Braun Krohn Racing Ford Lola a 20 voltas
5. DP 5 Pew, Negri Jr, Frisselle, Wilkins Michael Shank Racing Ford Riley a 29 voltas
6. DP 6 Taylor, Angelelli, Lamy, Taylor SunTrust Racing Ford Dallara a 44 voltas
7. DP 7 Patterson, Valiante, Allmendinger, Frisselle Michael Shank Racing Ford Riley a 48 voltas
8. GT 1 Haskell, Tremblay, Ham, Bomarito SpeedSource    Mazda RX-8 a 48 voltas
9. GT 2 Bergmeister, Long, Neiman, van Overbeek TRG/Flying Lizard Motorsports Porsche GT3 a 52 voltas
10. GT 3Â Ballou, Collins, Flanagan, Henzler, Lally TRG Porsche GT3 a 64 voltas
11. GT 4 Â Liddell, Davis, Magnussen Stevenson Motorsports Camaro GT.R a 72 voltas
12. GT 5 Â Potter, Stanton, Bleekemolen, Lietz Magnus Racing Porsche GT3 a 72 voltas
13. GT 6 Â Foster, Dempsey, Espenlaub, Maxwell Dempsey Racing Mazda RX-8 a 73 voltas
14. GT 7 Â Sahlen, Nonnamaker, Nonnamaker, Nonnamaker Team Sahlen Mazda RX-8 a 73 voltas
15. GT 8Â Auberlen, Dalla Lana, Said, Hand Turner Motorsport BMW M6 a 80 voltas
16. GT 9Â George Jr, Pumpelly, Bernhard, Dumas, Labonte TRG Porsche GT3 a 87voltas
17. GT 10 Schaldach, Borkowski, Bell, Refenning Stevenson Motorsports Camaro GT.R a 94 voltas
18. GT 11 Finlay, Westphal, Hyatt, Merrill Corsa Team PR1 BMW M6 a 98 voltas
19. GT 12 Burtin, Baldwin, Pagerey, Ragginger, Farnbacher Alex Job Racing Porsche GT3 a 99 voltas
20. GT 13 Bentley, Nierop, McIntosh, O’Young Bullet Racing Porsche GT3 a    123 voltas
21. DP 8 Â Â Johnson, Gurney, Fogarty, Vasser Gainsco/Bob Stallings Racing Chevrolet Riley a 125 voltas
22. GT 14 Gue, Keen, Kitch Jr, Lacey    Dempsey Racing/Team Seattle Mazda RX-8 a 135 voltas
23. DP 9 Â Tucker, Collard, Bouchut, Maassen, Bourdais Crown Royal/NPN Racing BMW Riley a 136 voltas
24. DP 10 Gidley, Jaeger, Gollin, Johnston Doran Racing    Ford Dallara a 143 voltas
25. GT 15 Friedman, Thomas, Graeff, Yarab, Gatlin Autometrics Motorsports    Porsche GT3 a 144 voltas
26. DP 11 Law, Donohue, Haywood, Leitzinger, Matos Brumos Racing Porsche Riley a 173 voltas
27. DP 12 Lester, Forest, von Moltke, James Starworks Motorsport    BMW Riley a 206 voltas
28. GT 16 Assentato, Segal, Longhi, Lazzaro SpeedSource Mazda RX-8 a 267 voltas
29. GT 17 Willsey, Papadopoulos, Baker, Cosmo, Mowlem Orbit Racing Porsche GT3 Â Â Â a 311 voltas
30. GT 18 Miller, Ludwig, Roush, Hines Miller Barrett Racing Porsche GT3 a 344 voltas
31. GT 19 Ledoux, Quinlan, Sheehan, Doyle, Watkins TRG/Guardian Angel Porsche GT3 a 369 voltas
32. DP 13 Garcia, Manning, Rice, Menard Spirit of Daytona Racing    Porsche Coyote a   409 voltas
33. GT 20 Richard, Brown, Villeneuve, Thomas TRG Porsche GT3 a 420 voltas
34. DP 14 Kapudija, Beyer, Cameron, Lueders, Wagner Beyer Racing Chevrolet Crawford a 436 voltas
35. GT 21 Breslin, Paul Breslin, Romanin MCM/Black Flag Racing Corvette a 439 voltas
36. GT 22 Slingerland, Menten, Palttala, LaPierre Matt Connolly Motorsports Porsche GT3 a 479 voltas
37. DP 15 Dixon, Montoya, Franchitti, McMurray Chip Ganassi Racing w/F.Sabate BMW Riley a 506 voltas
38. GT 23 Edwards, Jones, Russell, McCutchen Godstone Ranch Motorsports/MBR Corvette a 554 voltas
39. GT 24 Rosa, Trenery, Steuer, Briody Matt Connolly Motorsports Pontiac GTO.R a 602 voltas
40. GT 25 Lewis, Zahn, Iannetta, Collins Autohaus Motorsports Pontiac GXP.R a 630 voltas
41. GT 26 Michaelian, Michaelian, Schmidt, Castellano, Swartzbaugh Wil Mar Racing Ferrari 430 C a 643 voltas
42. GT 27 Lowe, Pace, Sugden, Lux, Walker JLowe Racing Porsche GT3 a 655 voltas
43. GT 28 Bocchino, Buford, Taylor, Lamb, Edwards Racers Edge Motorsports Mazda RX-8 a 686 voltas
44. GT 29 Sahlen, Nonnamaker, Nonnamaker Team Sahlen Mazda RX-8 a 728 voltas
Equipe SpeedRacing.com.br – Robson Miranda