Outra: Exposição homenageia Ford Modelo T

Mostra irá homenagear os 100 anos do modelo T, reunindo a maior concentração de exemplares do “Carro do Século”. Clube do Fordinho terá participação oficial no evento organizando na Galeria das Estrelas a linha do tempo, reunindo os modelos que marcaram época na história da Ford. Palestras como a do jornalista Roberto Nasser vão dar detalhes sobre a história do veiculo que inventou a linha de montagem.

Ícone dos tempos modernos, uma vez que representa o início da linha de montagem e conseqüente expansão da indústria automobilística, o Ford Modelo T foi eleito por jornalistas de todo o mundo o Carro do Século, e seu criador, Henry Ford o Empreendedor do Século. Atento à história, o II ABC Old Car & Parts – Antigos no Campus, terá como com um dos temas centrais uma homenagem ao centenário do modelo com uma exposição organizada pelo Clube do Fordinho, além de palestra do jornalista José Roberto Nasser. O evento acontece dia 7 de dezembro, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano, quando são esperados mais de 300 modelos de diferentes marcas.

Pioneirismo
Se o automóvel foi elemento propulsor para o desenvolvimento de todos os meios de transporte, como o ônibus e o avião, o modelo T foi o Gênesis dessa evolução. Simples, prático, barato. Assim, os sistemas mecânicos que apavoram os mecânicos de hoje, foram a base da simplicidade: suspensão frontal por três apoios, porque um tamborete de três pés é mais estável que um banco de quatro, e também porque utilizava apenas um feixe de molas em vez de dois.

E as novidades não paravam por aí. A alimentação de combustível por gravidade, suprimindo a bomba de gasolina. A ignição, por magneto, dispensava a bateria. Faróis a carbureto e, mesmo depois do uso do sistema elétrico, por alguns anos foram mantidos as lanternas laterais e traseira por querosene e pavio: um lampião! A combinação de simples robusto e barato fez do modelo Ford T um sucesso com mais de 15 milhões de unidades vendidas.

Preservação
Para o Presidente do Clube do Fordinho, Mateus Tarciso Polizel, a homenagem que II ABC Old & Parts – Antigos no Campus é uma iniciativa muito importante e vai de encontro à filosofia da entidade. “O Clube do Fordinho nasceu para reunir proprietários e admiradores de um dos carros mais populares em todo o mundo. E a oportunidade de participar oficialmente do evento, para nós representa o reconhecimento da importância do antigomobilismo”, ressalta o presidente. Segundo Mateus Polizel, o Clube do Fordinho estará totalmente envolvido neste importante acontecimento, “pois essa é a única comemoração oficial realizada em São Paulo relacionada a esse importante fato histórico não só para a marca Ford, mas para toda a industria do automóvel”, observa.

Linha do tempo
Em São Paulo, os aficionados pelo Fordinho (www.clubedofordinho.com.br) como é carinhosamente chamado, reúnem-se no Bairro do Ipiranga. De acordo com o presidente da entidade, Mateus Tarciso Polizel, o Clube do Fordinho é o coração da paixão nacional por automóveis. O clube nasceu em 1971 pela iniciativa de um médico, dois publicitários, uma professora,  uma dona-de-casa, um jornalista e  um comerciante.

Durante o II ABC Old Car & Parts
Antigos no Campus, Polizel planeja  realizar um revival da marca. “Nossa idéia é formar uma linha do tempo e mostrar modelos da Ford que marcaram época, vindo desde o Fordinho T até os mais recentes, passando pelo Gordini, Marverick, Galaxie e picapes da linha F. Dessa forma vamos mostrar toda a historia dos 100 anos da Ford desde o nascimento do modelo T”, finaliza. Independente disso, o Clube do Fordinho quer promover a maior concentração de exemplares do modelo para fazer jus a sua fama e a tão importante data.

Sobre o ABC Old Car & Parts
Concebido para ser a grande expressão da região do ABC paulista no cenário nacional do carro antigo, o ABC Old Car & Parts é um evento que já nasceu grande, reunindo na sua primeira edição 320 automóveis antigos de várias marcas e modelos e um público superior a 50 mil pessoas, atraindo a atenção da grande imprensa. Com a proposta de posicionar o Grande ABC no cenário do turismo de negócios, a exposição este ano está no Campus do Instituto Mauá de Tecnologia com a proposta educacional, onde os estudantes poderão aprender o passado para aplicar nas suas ações profissionais futuras. Veja mais no site www.abcoldcar.com.br  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *