Rally: Rally dos Pinhais, maior prova paulista de cross country começa amanhã em São Carlos

O Rally dos Pinhais, maior competição cross country da temporada paulista, começa hoje, com a realização de vistoria técnica no estacionamento do Shopping Center Iguatemi São Carlos, onde a largada da primeira etapa acontece amanhã Á s 8h30.

Duplas de vários estados brasileiros estão inscritas na prova, que terá três etapas de sábado até segunda-feira, a grande maioria encarando sua participação como última grande oportunidade para testar novos equipamentos para o Rally dos Sertões, que acontece em agosto. A dupla curitibana MaurÁ­cio Neves/Clécio Maestrelli, lÁ­deres invictos do certame, deverá estrear uma nova caixa de câmbio recém chegada da Europa enquanto os paulistas Marcos Baumgart e Gabriel Foltram querem testar modificações estruturais em sua pick up. Cada um dos três dias de provas do Rally dos Pinhais conta como uma etapa independente para a classificação no Campeonato Paulista, que este ano já visitou Pindamonhangaba e Franca.

O atual lÁ­der do certame MaurÁ­cio Neves praticamente chega a São Carlos direto da Itália, onde esteve pesquisando novos equipamentos para os carros da equipe Promacchina Rally. Entre as novidades que serão avaliadas neste fim de semana prolongado está uma nova caixa de câmbio de acionamento rápido que permite diminuir sensivelmente o tempo que o carro fica sem tração entre as trocas de velocidade. O desafio maior de Neves e sua equipe, porém, é manter a invencibilidade no Paulista e no cenário do cross country brasileiro, onde venceu as últimas sete corridas disputadas desde o final da temporada de 2006.

No cenário paulista a grande rivalidade parece vir da equipe Vedacit/X Rally Team. O time investiu em novas soluções de tecnologia ao optar por alterar profundamente a instalação do motor de sua L200 Evo, o que altera profundamente a geometria de suspensão e a distribuição de massas do veÁ­culo. Como os carros de cross country concentram a maior parte do peso no eixo dianteiro, a expectativa da equipe é que essa alteração melhore principalmente a dirigibilidade e a estabilidade. Outra alteração importante foi a instalação de ar condicionado, o que influi no rendimento ao melhorar as condições de trabalho do piloto e do navegador.