F3 Sulamericana: Pilotos e chefes de equipe divergem sobre importância da Pole-Position

Comparado a um oval por suas curvas de alta velocidade no mesmo sentido (anti-horário), e a um misto de rua por seus muros próximos do traçado e suas dificuldades de ultrapassagem, Tarumã polemiza até mesmo dentro das próprias equipes. Na Bassan Motorsport, uma sadia divergência foi constatada entre o piloto Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma) e seu chefe de equipe Eduardo Bassan, no que diz respeito Á  importância da pole-position nesta pista.

“Largar na pole-position não é tão imprescindÁ­vel quanto parece em Tarumã. A pista é veloz em sua maior parte e é desafiador tentar uma manobra de ultrapassagem em curva nela, mas a Curva do Laço é um bom ponto de ultrapassagem, e até na Curva 1 é possÁ­vel. Acredito que nas corridas teremos boas disputas”, opina o experiente chefe de equipe.

Já o piloto Felipe Ferreira, apenas em seu terceiro ano de competições, prioriza a frente do grid para esta prova. “Em relação aos outros circuitos da temporada, acho mais importante largar na frente aqui em Tarumã. Prefiro não perder tempo tentando ultrapassar adversários, pois o desgaste de pneus nessa pista é grande, e faz a diferença no final da prova”, ressaltou o único piloto do time apoiado por Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma. “Que dá para ultrapassar, dá, mas você precisa aguardar um pequeno erro do adversário e ainda ser duro, forçando a ultrapssagem, e correndo risco de bater. Enquanto isso se tiver adversário na frente, ele vai embora. Se tiver alguém atrás, vai grudar e passar a incomodar”, explica.

Na rodada dupla deste final de semana, entretanto, a Fórmula 3 contará com pneus especiais para o circuito mais veloz do paÁ­s, utilizando um composto mais duro para suportar o abrasivo asfalto de Tarumã. “Os pneus usados nessa pista deixam os carros entre 2s e 2s5 mais lentos, mas são necessários para termos uma corrida sem complicações. No ano passado nossa equipe venceu em Tarumã com o Marinho Moraes e sabemos que temos condições de repetir o feito com o Felipe“, finalizou o comandante da Bassan Motorsport.