F3: Lucas Foresti correrá de F-3 na Nova Zelândia

O piloto brasiliense Lucas Foresti, que terminou a temporada 2009 do Sul-Americano de F-3 com o tÁ­tulo de estreante do ano, confirmou na manhã de hoje que disputará nos meses de janeiro e fevereiro o Toyota Racing Series – TRS, na Nova Zelândia.

Foresti, que desde o final da temporada do ano passado realizou vários testes em equipes da F-3 Inglesa e F-3 Européia ainda não definiu em qual competição irá disputar o Campeonato 2010. Assim, enquanto o inverno castiga o velho continente, o piloto brasileiro optou por disputar o TRS que é considerado um dos principais torneios de verão do mundo.

Ášnico representante brasileiro na competição deste ano Foresti terá ao seu lado concorrentes mais experientes, de várias nacionalidades e que, sem exceção, também estarão se preparando para a temporada européia.

O carro utilizado no TRS é um F-3 fabricado pela italiana Tattus. A construção do chassis é toda em fibra de carbono garantindo assim total segurança ao piloto. O motor é um Toyota de 1,8 litros com 215 HP de potência. Assim como Lucas se acostumou na F-3 Sul-Americana o câmbio é sequencial de seis marchas. Os discos de freio são ventilados da inglesa Alcon. Os pneus são Michelin e, seguindo a nova tendência mundial de combustÁ­veis “limpos” o TRS utiliza o Etanol.

A competição do Toyota Racing Series 2010 se dará em quatro eventos compostos cada um por três provas de 35 voltas que contam, cada uma, com cerca de 100 quilÁ´metros. EM rodada especial o terceiro evento era uma prova a mais, totalizando assim 13 corridas no torneio. A programação dos eventos prevê treinos livres nas quintas e sexta-feiras, tomada de tempos e a primeira corrida no sábado e, no domingo, as duas corridas restantes.

O inÁ­cio do Campeonato acontecerá neste final de semana e Lucas entrará na pista já nesta quarta-feira, dia 13, para, junto aos demais estreantes, fazer um treino extra. O calendário do TRS 2010 será assim distribuÁ­do:

15 a 17 de janeiro – Corridas 1, 2 e 3 – Teretonga Park, Invercargill
22 a 24 de janeiro – Corridas 4, 5 e 6 – Timaru International Raceway, Timaru
05 a 07 de fevereiro – Corridas 7, 8, 9 e 10- Hampton Downs
12 a 14 de fevereiro – Corridas 11, 12 e 13 – Manfeild Park, Feilding

“Desde que encerrei a temporada do ano passado não me desliguei da F-3 um momento sequer. Fiquei por mais de um mês na Europa onde fiz contato com praticamente todas as equipes dos campeonatos Inglês e Europeu e testei em várias delas. Estou estudando várias opções e pacotes para o Campeonato deste ano e, enquanto esperamos o rigoroso inverno do velho continente passar, optei por disputar o Toyota Racing Series. Vários pilotos de expressão internacional já passaram por este torneio de verão e, em pouco mais de um mês, terei a oportunidade de disputar 13 corridas. Para o meu desenvolvimento será muito bom e, melhor do que isso, terei a chance de conhecer um carro diferente, com pneus e combustÁ­vel diferentes, o que me ajudará bastante para o restante da temporada”, explicou o piloto de 17 anos.

As informações sobre competições, resultados, agenda, notÁ­cias e galerias de fotos da carreira de Lucas Foresti podem ser acessadas através da página do piloto na internet. Lá também é possÁ­vel fazer contato com Foresti por meio de seu mural de recados, acesse: www.lucasforesti.com.br.