F1: Kobayashi marca melhor tempo no fim e termina 2º dia na frente

No último minuto do dia, o japonês Kamui Kobayashi garantiu o melhor tempo dos testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez. Em dia marcado por atuações discretas de Fernando Alonso e Michael Schumacher, o piloto da BMW/Sauber roubou a cena ao cravar 1:19.950, melhor tempo da semana até o momento.

O tempo de Kobayashi repete os bons resultados obtidos pela Sauber em Valência, na semana passada. O japonês completou a volta após o anúncio do fim da sessão, e colocou fim Á s expectativas de Sébastien Buemi de terminar o dia como o mais rápido.
O suÁ­ço da Toro Rosso anotou 1:20.026 e ficou Á  frente de Jenson Button (1:20.618, com a McLaren), Hulkenberg (1:20.629, com a Williams) e Vitantonio Liuzzi (1:20.754, com a Force India).
A pista seca do segundo dia de testes de Jerez, na Espanha, não parece ter ajudado muito Mercedes e Ferrari. Apesar de terem completado cerca de cem voltas no dia, Michael Schumacher e Fernando Alonso ficaram fora da lista dos cinco melhores. Os favoritos, no entanto, passaram grande parte dos testes em Jerez correndo com o tanque cheio.
A grande surpresa, já que Buemi havia sido o segundo na quarta, foi o desempenho da Force India. Com uma sequência forte na parte final do teste, Vitantonio Liuzzi conseguiu se colocar entre os melhores pela primeira vez no ano, dando força Á s expectativas da sua escuderia, que fala em novos pódios em 2010.
Os destaques negativos foram, mais uma vez, a Virgin e a Red Bull. Os britânicos tiveram problemas em uma parte da asa dianteira do carro de Timo Glock, que se soltou e causou uma bandeira vermelha. A ausência de peças sobressalentes forçou a equipe a abandonar os testes, prometendo um retorno na sexta-feira.
Já o time do vice-campeão Sebastian Vettel não conseguiu mais do que o nono melhor tempo do dia, com 1:22.043, Á  frente apenas de Glock. O alemão da Virgin completou somente 11 voltas e cravou 1:29.964, tempo semelhante aqueles obtidos por Alonso e Hulkenberg na chuva de quarta.
O alemão da Williams, apesar do terceiro lugar na tabela de tempo, assustou sua equipe pela manhã. Com um vazamento de óleo, o novato parou na pista e causou a primeira bandeira vermelha do dia, mas logo resolveu a situação e voltou ao circuito.
Button, nos minutos finais da sessão, também teve problemas com a sua McLaren e causou a última parada. Na próxima sexta, as novas avaliações podem ser comprometidas pelo mau tempo, já que a previsão é de chuva forte no traçado espanhol. Massa, Barrichello e Di Grassi devem guiar pela primeira vez em Jerez.