GP2 Series: Luiz Razia estreia no circuito mais charmoso da temporada

Ruas do principado de MÁ´naco recebem a Fórmula 1 e sua principal categoria de acesso no próximo final de semana. Treinos começam na quinta-feira.

A segunda rodada dupla da Fórmula GP2 será realizada neste final de semana em um dos circuitos mais famosos do mundo. A categoria de acesso Á  Fórmula 1 fará mais uma vez a preliminar do evento principal nas ruas de Monte Carlo, que oferece aos 26 pilotos da categoria um dos maiores desafios da temporada.

As corridas desta sexta-feira e deste sábado representam, também, a estréia do piloto brasileiro Luiz Razia no Principado, e por isso são esperadas por ele com grande expectativa. “Disputar uma corrida em MÁ´naco é a realização de um dos meus sonhos de piloto. Sem dúvida é muito especial poder correr nessa pista que, além de todo o charme, tem grandes histórias para o automobilismo brasileiro”, comenta o piloto baiano, que disputa a temporada da Fórmula GP2 pela Fisichella Motorsport.

As ruas de MÁ´naco guardam histórias memoráveis do automobilismo nacional. Sua prova de Fórmula 1 é extremamente ligada aos feitos de Ayrton Senna, que ganhou por seis vezes o GP – e permanece até hoje como maior vencedor no circuito.

No ano passado outro Senna voltou a vencer em MÁ´naco. Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1, conquistou a prova da Fórmula GP2 e se firmou como um dos favoritos ao tÁ­tulo daquela temporada. Agora, a GP2 chega ao circuito com duas provas disputadas em 2009 (na Espanha, há cerca de 15 dias) – e ambas vencidas pelo francês Romain Grosjean, que lidera o campeonato com 18 pontos.

“Minhas experiências com circuitos de rua foram na Fórmula Renault, quando corri em Salvador (BA) e Vitória (ES). Esse tipo de pista exige menos técnica, mas muito mais cuidado, porque qualquer escapada pode resultar em um estrago maior no carro e fazer você abandonar a corrida. Em MÁ´naco ainda é muito importante conseguir uma boa posição de largada, porque ultrapassar lá é reconhecidamente complicado”
, avalia Luiz.

Antes de partir para o treino classificatório, os pilotos da Fórmula GP2 têm direito a apenas um treino livre de meia hora, que acontece entre 7h e 7h30 da manhã da próxima quinta-feira (horários de BrasÁ­lia). O treino que define a ordem de largada da primeira prova é logo depois, Á s 11h15. As corridas do final de semana serão realizadas na sexta-feira (Á s 6h15) e no sábado (Á s 11h) – as duas com transmissão ao vivo para o Brasil pelos canais por assinatura SporTv.