GP2: Categoria encerra pré-temporada para torneio asiático

Campeonato relâmpago tem inÁ­cio no fim de semana em Abu Dhabi; teste final vê Luiz Razia andar no “G4” e manter boas expectativas para temporada 2011

A GP2 asiática completou nesta segunda-feira, em Abu Dhabi, o último dia de testes visando a temporada relâmpago de 2011 _composta por três rodadas e com inÁ­cio neste fim de semana, no mesmo circuito. Para Luiz Razia, único brasileiro na categoria, o resultado não poderia ter sido mais encorajador: segundo tempo no treino final e quarto no resultado combinado.

O baiano, que compete pelo Team AirAsia, simulou uma corrida inteira no domingo, sem nenhum problema detectado, e focou no segundo dia o trabalho no acerto ideal do novo modelo GP2/11 equipado com pneus Pirelli (os mesmos que “calçam” as máquinas da F-1), que será utilizado nas duas divisões da categoria, a principal, européia, e a asiática.

“No domingo, cumprimos alguns trechos longos na pista para entender melhor uma situação de corrida e descobrir o que este carro é capaz de fazer. Já hoje conseguimos encontrar o acerto correto para o carro. Ainda existem algumas áreas onde podemos melhorar, assim como tempo para tirar”, analisa Razia, terceiro piloto do Team Lotus na F-1. O mais rápido desta segunda-feira foi Jules Bianchi, da Lotus ART.

“A equipe está trabalhando muito e tomando decisões inteligentes, então se conseguirmos manter este ritmo na classificação, que era meu maior problema no ano passado, não há razões para não sermos competitivos”, completa o baiano de 21 anos, parceiro do italiano Davide Valsecchi, que volta Á  pista nesta quinta-feira, quando disputará a classificação para a primeira rodada da GP2 asiática.

Tempos, 3º treino:

1 – Jules Bianchi – Lotus ART – 1’35″940 – 34 voltas
2 – Davide Valsecchi – Air Asia – 1’36″025 – 57
3 – Sam Bird – iSport – 1’36″154 – 30
4 – Marcus Ericsson – iSport – 1’36″175 – 26
5 – Esteban Gutierrez – Lotus ART – 1’36″366 – 30
6 – Josef Kral – Arden – 1’36″403 – 32
7 – Max Chilton – Carlin – 1’36″413 – 24
8 – Dani Clos – Racing Engineering – 1’36″430 – 21
9 – Charles Pic – Addax – 1’36″491 – 37
10 – Andrea Caldarelli – Ocean – 1’36″609 – 31
11 – Giedo Van der Garde – Addax – 1’36″613 – 26
12 – Luiz Razia – Air Asia – 1’36″739 – 27
13 – Jolyon Palmer – Arden – 1’36″751 – 44
14 – Rodolfo Gonzalez – Trident – 1’36″771 – 26
15 – Stefano Coletti – Trident – 1’36″832 – 25
16 – Michael Herck – Coloni – 1’36″835 – 19
17 – Fairuz Fauzy – Super Nova – 1’36″914 – 28
18 – Romain Grosjean – Dams – 1’36″983 – 28
19 – Fabio Leimer – Rapax – 1’37″009 – 38
20 – Julian Leal – Rapax – 1’37″055 – 35
21 – Mikhail Aleshin – Carlin – 1’37″082 – 14
22 – Oliver Turvey – Ocean – 1’37″244 – 24
23 – James Jakes – Coloni – 1’37″326 – 32
24 – Johnny Cecotto – Super Nova – 1’37″415 – 20
25 – Nathanael Berthon – Racing Engineering – 1’37″521 – 22
26 – Pal Varhaug – Dams – 1’37″540 – 32

Tempos, 4º treino:

1 – Davide Valsecchi – Air Asia – 1’36″159 – 21 voltas
2 – Luiz Razia – Air Asia – 1’36″172 – 31
3 – Sam Bird – iSport – 1’36″277 – 31
4 – Marcus Ericsson – iSport – 1’36″464 – 26
5 – Charles Pic – Addax – 1’36″493 – 20
6 – Rodolfo Gonzalez – Trident – 1’36″527 – 26
7 – Josef Kral – Arden – 1’36″541 – 35
8 – Max Chilton – Carlin – 1’36″568 – 37
9 – Stefano Coletti – Trident – 1’36″575 – 24
10 – Dani Clos – Racing Engineering – 1’36″619 – 38
11 – Fabio Leimer – Rapax – 1’36″670 – 22
12 – Julian Leal – Rapax – 1’36″700 – 25
13 – Michael Herck – Coloni – 1’36″716 – 28
14 – Johnny Cecotto – Super Nova – 1’36″721 – 32
15 – Andrea Caldarelli – Ocean – 1’36″727 – 35
16 – Fairuz Fauzy – Super Nova – 1’36″845 – 24
17 – Giedo Van der Garde – Addax – 1’36″918 – 16
18 – Mikhail Aleshin – Carlin – 1’37″054 – 24
19 – Oliver Turvey – Ocean – 1’37″201 – 29
20 – Romain Grosjean – Dams – 1’37″219 – 20
21 – Pal Varhaug – Dams – 1’37″311 – 35
22 – Jolyon Palmer – Arden – 1’37″554 – 30
23 – James Jakes – Coloni – 1’37″632 – 14
24 – Esteban Gutierrez – Lotus ART – 1’38″548 – 42
25 – Nathanael Berthon – Racing Engineering – 1’38″683 – 24
26 – Jules Bianchi – Lotus ART – 1’38″707 – 34