Fórmula Renault Alps: Brasileiros testam na Espanha

Circuito de Navarra recebe treinos antes da rodada nas ruas de Pau.

Quatro brasileiros estarão presentes aos dois dias de testes coletivos da Fórmula Renault Alps a partir desta quinta-feira no circuito de Navarra, localizado nas proximidades de Pamplona, norte da Espanha. O paulista Victor Franzoni, o brasiliense Gustavo Lima, companheiros de equipe na Koiranen Motorsport, o mineiro Guilherme Silva (Interwetten) e o paraense Felipe Fraga (Tech 1 Racing) estão garantidos nos treinos que antecederão Á  segunda rodada dupla da temporada, marcada para o circuito urbano de Pau (França) no dia 13 de maio.
Franzoni, de 16 anos, chegou nesta terça-feira ao autódromo e não perdeu tempo para fazer o reconhecimento do traçado de 3.933 metros de comprimento. O autódromo é um dos mais modernos do paÁ­s e foi inaugurado há menos de dois anos. Ao lado do consultor técnico Paulo Carcasci, campeão da Fórmula 3 japonesa em 1991, Franzoni percorreu exaustivamente a pista constituÁ­da de 15 curvas num carro de passeio. O complexo multi-uso é administrado pelo francês Michel Ligonet, adversário de Carcasci na Fórmula Ford 2000 inglesa no final da década de 80.
Embora o desenho do circuito nada tenha em comum com o das próximas corridas, Carcasci vê utilidade nos ensaios. “Será uma boa oportunidade para o Victor pegar mais a mão do carro e aumentar o entrosamento com a equipe”, observou. Serão sete horas de boxes abertos em cada dia e a estimativa de Carcasci é de que Franzoni consiga completar até 200 voltas.
Franzoni estreou em Monza e não conseguiu confirmar os ótimos treinos que antecederam Á  abertura do calendário. Envolveu-se em acidente na primeira etapa, abandonou, e terminou apenas em 16º na segunda, depois de partir das últimas filas do grid. Campeão da Fórmula Futuro Fiat em 2011, Guilherme Silva ocupa a 7ª colocação na classificação e é o melhor brasileiro no campeonato. O russo Daniil Kvyat, um dos sete pilotos da Koitanen, comanda a tabela de pontos com 53.