Truck: Ramires comemora aniversário na segunda fila

Torcendo pela terceira vitória, paulista da Mercedes-Benz larga em terceiro na quarta etapa em Fortaleza, no dia de seu 31º aniversário.

É do paranaense Leandro Totti a pole-position para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto da Londrina Truck Racing foi o mais rápido neste sábado (20) na Superpole, segunda e última fase dos procedimentos classificatórios, e comandará o grid da corrida deste domingo (1º) no Autódromo Internacional VirgÁ­lio Távora, em Eusébio, cidade localizada a 30 quilÁ´metros da capital cearense Fortaleza.

Totti, vencedor da segunda corrida deste ano em Viamão, cravou a volta mais rápida da tarde em 56s330, atingindo, com seu Ford, com média horária de 113,758 quilÁ´metros para os 1.780 metros de extensão do circuito cearense. Foi 0s058 mais rápido que o paulista Felipe Giaffone, da RM Competições, segundo com um Volkswagen. A segunda fila do grid trará os Mercedes-Benz do paulista Vinicius Ramires e do paranaense Wellington Cirino.

Ramires, vice-campeão brasileiro da Truck no ano passado, foi o pole na corrida passada, disputada no circuito paulista de Interlagos. Partindo da segunda fila do grid, o piloto da Ramires Rodobens Truck Team vê boas possibilidades de comemorar no dia de seu 31º aniversário sua terceira vitória na Fórmula Truck – as duas primeiras ocorreram em 2006, nas provas disputadas em Campo Grande e Curitiba, válidas pelas quinta e sétima etapas.

Ramires, que tem em seu caminhão as cores de Empresas Rodobens, ZF do Brasil e Renov/Remanufatura Mercedes-Benz, lamentou a perda da pole. “Na Superpole, não consegui engatar a oitava marcha na entrada da reta dos boxes. Tentei mais duas vezes, e não entrou. Quando entrou, eu já tinha perdido quatro décimos de segundo, fizemos o cálculo com base nos meus tempos de volta. Fiquei a um décimo da pole, a conclusão é óbvia. A pole seria minha”, diz.

A dificuldade com o câmbio foi decorrência de um problema com a oitava marcha simples. “O problema só se manifestou na hora da decisão da pole. Nossa equipe vai providenciar a troca do câmbio para que não tenhamos nenhum tipo de problema na corrida”, revela o atual vice-campeão. “A pole-position poderia ser o meu presente de aniversário, mas não deu, são coisas que acontecem. Agora, vou torcer para comemorar a data com a vitória”, anima-se o paulista.

A homologação da formação do grid dependia, Á s 19h deste sábado, da decisão dos comissários sobre a aplicação de punições pelo excesso de fumaça nos caminhões. Até este horário, apenas uma desclassificação era confirmada – a do paulista Roberval Andrade, da Scania, que havia sido o segundo mais rápido e, por conta da decisão dos comissários, não participou da Superpole. No resultado extra-oficial, Andrade aparecida em 24º no grid cearense.