Truck: Ramires comemora aniversário na segunda fila

Torcendo pela terceira vitória, paulista da Mercedes-Benz larga em terceiro na quarta etapa em Fortaleza, no dia de seu 31º aniversário.

É do paranaense Leandro Totti a pole-position para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto da Londrina Truck Racing foi o mais rápido neste sábado (20) na Superpole, segunda e última fase dos procedimentos classificatórios, e comandará o grid da corrida deste domingo (1º) no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Eusébio, cidade localizada a 30 quilômetros da capital cearense Fortaleza.

Totti, vencedor da segunda corrida deste ano em Viamão, cravou a volta mais rápida da tarde em 56s330, atingindo, com seu Ford, com média horária de 113,758 quilômetros para os 1.780 metros de extensão do circuito cearense. Foi 0s058 mais rápido que o paulista Felipe Giaffone, da RM Competições, segundo com um Volkswagen. A segunda fila do grid trará os Mercedes-Benz do paulista Vinicius Ramires e do paranaense Wellington Cirino.

Ramires, vice-campeão brasileiro da Truck no ano passado, foi o pole na corrida passada, disputada no circuito paulista de Interlagos. Partindo da segunda fila do grid, o piloto da Ramires Rodobens Truck Team vê boas possibilidades de comemorar no dia de seu 31º aniversário sua terceira vitória na Fórmula Truck – as duas primeiras ocorreram em 2006, nas provas disputadas em Campo Grande e Curitiba, válidas pelas quinta e sétima etapas.

Ramires, que tem em seu caminhão as cores de Empresas Rodobens, ZF do Brasil e Renov/Remanufatura Mercedes-Benz, lamentou a perda da pole. “Na Superpole, não consegui engatar a oitava marcha na entrada da reta dos boxes. Tentei mais duas vezes, e não entrou. Quando entrou, eu já tinha perdido quatro décimos de segundo, fizemos o cálculo com base nos meus tempos de volta. Fiquei a um décimo da pole, a conclusão é óbvia. A pole seria minha”, diz.

A dificuldade com o câmbio foi decorrência de um problema com a oitava marcha simples. “O problema só se manifestou na hora da decisão da pole. Nossa equipe vai providenciar a troca do câmbio para que não tenhamos nenhum tipo de problema na corrida”, revela o atual vice-campeão. “A pole-position poderia ser o meu presente de aniversário, mas não deu, são coisas que acontecem. Agora, vou torcer para comemorar a data com a vitória”, anima-se o paulista.

A homologação da formação do grid dependia, às 19h deste sábado, da decisão dos comissários sobre a aplicação de punições pelo excesso de fumaça nos caminhões. Até este horário, apenas uma desclassificação era confirmada – a do paulista Roberval Andrade, da Scania, que havia sido o segundo mais rápido e, por conta da decisão dos comissários, não participou da Superpole. No resultado extra-oficial, Andrade aparecida em 24º no grid cearense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *