Pick-Up: Com muitas novidades, categoria realiza etapa de abertura em Guaporé

Depois de meses de preparativos, o Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing finalmente realiza neste domingo (28), na cidade de Guaporé, na serra gaúcha, a primeira etapa da temporada. Mas o atraso para o inÁ­cio da competição tem uma boa justificativa. Um novo pacote técnico, que deixará as Pick-ups mais rápidas, e a mudança no design dos carros são alguns dos atrativos da categoria para a corrida de abertura.

A mudança mais significativa para este ano é a utilização do álcool como combustÁ­vel, substituindo o GNV. Com a saÁ­da dos cilindros que armazenavam o gás, o peso mÁ­nimo da categoria terá uma redução de 1430 para 1250 quilos. “A diminuição do peso exigirá mais dos pilotos, pois a parte traseira do carro ficará muito mais leve do que no ano passado”, acredita o paranaense Emerson Duda (Jumper GNV / Resibril QuÁ­mica). Outra novidade na parte técnica é a adoção de um kit de câmbio e diferencial idênticos para todas as pick-ups.

Menos peso, mais potência. Os carros, que no ano passado chegavam aos 320 cavalos de potência, devem se aproximar dos 400 nesta temporada. Já a mudança do design das pick-ups não é apenas uma questão de visual. A nova carenagem terá um extrator de ar na parte traseira, proporcionando um desempenho aerodinâmico maior. “Acho que essa será uma das mudanças que mais agradará o público. Além dos benefÁ­cios na parte técnica, os carros ficaram com um visual bem arrojado”, diz Duda.

A expectativa de pilotos e equipes é muito grande para experimentar na prática tudo que foi desenvolvido nos testes. “Trabalhamos muito nesses meses. As novidades devem deixar a categoria ainda mais atrativa para o público. Estou muito ansioso para ver o resultado dessas novidades na pista”, analisa Duda. A organização do campeonato acredita que 20 pick-ups deverão participar da prova. A largada está marcada para as 13h30, com transmissão ao vivo pela Rede Vida para todo o Brasil.