Stock: Em Londrina, a tradição de vitórias de Meinha e o talento dos mecânicos do Paraná

Rosinei Campos, o MeÁ­nha, tem histórico de cinco vitórias e mecânicos formados na própria equipe.

Rosinei Campos, o preparador dos carros da equipe Eurofarma-RC, poderá conquistar na próxima etapa da Copa Nextel Stock Car, a realizar-se no dia 29, a sexta vitória de sua carreira no autódromo de Londrina. A última foi no ano passado, com o atual campeão, Cacá Bueno.

A corrida de Londrina será também uma oportunidade para o público conhecer um outro lado profissional de MeÁ­nha, que é a formação de mecânicos paranaenses para o automobilismo esportivo. Entre os cerca de 20 funcionários da Eurofarma-RC, mais da metade é constituÁ­da por jovens moldados por intermédio de um trabalho de valorização da profissão de mecânico de competição. Desde que decidiu criar a sua equipe, mescla experientes mecânicos com jovens que aspiram trabalhar com carros de corrida. “É uma forma de facilitar a transmissão de conhecimentos que adquiriram ao longo de muitos anos aos que se iniciam na atividade”, salienta.

MeÁ­nha torce para que Cacá Bueno e Jorge Neto, campeão e vice-campeão brasileiros do ano passado e responsáveis pela dobradinha da equipe Eurofarma-RC na última etapa, em São Paulo, mantenham a sua tradição de vitórias em Londrina. Mas, reconhece o rigoroso equilÁ­brio da categoria e espera pelo menos por um bom resultado, que possa ajudar seus dois pilotos a fazer os pontos necessários para garantir uma posição no Play Off que decide o tÁ­tulo, nas últimas quatro corridas do calendário.

“Nossa equipe conta com pilotos excelentes e carros que na última prova, no autódromo de Interlagos, apresentaram excelente rendimento. Mas, como cada pista tem suas próprias caracterÁ­sticas e em Londrina as ultrapassagens são praticamente impossÁ­veis, temos que encontrar o acerto dos carros o mais cedo possÁ­vel. A missão da equipe de mecânicos é facilitar o trabalho dos pilotos com carros eficientes já nas tomadas de tempo”.

Nascido em Telêmaco Borba, no norte paranaense, MeÁ­nha transferiu-se com a famÁ­lia para Curitiba na adolescência e, por sua afeição aos carros, iniciou trabalho em uma retÁ­fica de motor. Seu ingresso nas corridas, entretanto, foi quando conheceu Raul Boesel, por intermédio de um amigo, e a partir daÁ­ não mais deixou as competições. Transferiu-se para São Paulo em 1979, quando trabalhou com a Havoline Texaco e, em seguida, com a Action Power, até decidir montar a sua própria estrutura, com sede em Curitiba. MeÁ­nha diz que sempre teve a sorte de trabalhar com excelentes pilotos, que o ajudaram a aperfeiçoar os seus conhecimentos e a alcançar bons resultados.

“Vamos fazer de tudo pela vitória. Se ela não vier em Londrina, tentaremos alcançá-la nas próximas etapas. Mas, se tudo der certo, vamos comemorar com o tradicional churrasco que sempre fazemos com a participação das famÁ­lias de todos os componentes da equipe”, finalizou MeÁ­nha.