Um mês antes de completar 18 anos (em 22 de março), Felipe Guimarães tornou-se o piloto mais jovem a subir no pódio na A1GP. Conseguiu também o primeiro pódio para o Brasil em 23 corridas, com o segundo lugar na corrida principal do GP de Kyalami (África do Sul), na quinta rodada da temporada 2008/2009 da Copa do Mundo de Automobilismo. O último pódio brasileiro acontecera na Malásia, em novembro de 2007, com o terceiro lugar de Sérgio Jimenez na corrida principal.
Largando em oitavo lugar, Felipe pulou para sexto logo na primeira volta, e com o carro da Nova Zelândia saindo da pista na quarta volta conquistou a quinta posição. Uma ultrapassagem sobre a malásia ainda antes do primeiro pit stop obrigatório botou o Brasil em quarto. Depois da parada, realizada na nona volta, o Brasil voltou em terceiro, e começou a botar pressão no segundo, MÁ´naco. Um pequeno erro do monegasco Clivio Piccione na volta 23 permitiu que Felipe Guimarães fizesse a ultrapassagem na pista ainda antes da segunda parada, realizada na volta 24. O excelente trabalho de equipe e piloto fez com que o brasileiro somente aumentasse a diferença para Piccione até receber a bandeirada em segundo, após 40 voltas. Neel Jani venceu a corrida com 13 segundos de vantagem sobre Felipe e levou a SuÁça, campeã da temporada 2007/2008, Á liderança da temporada 2008/2009.
Algumas horas antes, na Sprint Race vencida pela Holanda (Jeroem Bleekemoelen), com Portugal (Filipe Albuquerque) em segundo e a SuÁça em terceiro, Guimarães largou em 14º e chegou em 15º. Foi a primeira vitória da Holanda na temporada. A próxima rodada da A1 GP acontecerá no novÁssimo circuito de Algarve, Portugal, que substituirá o GP do Estoril, realizado apenas na temporada inaugural (2005/2006).
Felipe Guimarães: “Estou muito, muito feliz com o resultado. Ontem dei uma batida forte na classificação e sinceramente não pensei que daria para chegar no pódio hoje. Mas a equipe fez um belo trabalho, eu larguei muito bem e o carro se comportou muito bem durante toda a prova. No fim o motor perdeu um pouco de rendimento, chegamos a ficar preocupados mas foi possÁvel administrar a vantagem. Eu estava acelerando forte mas sem correr riscos, porque o segundo lugar era muito importante para o time todo. Eu estava esperando por um dia como esse, e ele veioâ€.
Emerson Fittipaldi, sócio e diretor técnico do Team Brasil: “Estou muito contente porque todos nós apostamos no Felipe, sabemos que ele tem um grande futuro, é um piloto talentosÁssimo, e somente hoje ele pÁ´de mostrar isso plenamente. O trabalho que a equipe fez reconstruindo o carro de ontem para hoje foi incrÁvel. O Felipe estava muito concentrado e andando no ritmo do lÁder quando veio um pequeno problema na pressão de combustÁvel no fim, mas conseguimos segurar o segundo lugar. Só posso dizer que estou orgulhoso do Felipe e do time todoâ€.
Sprint Race
Pos | PAÁS | PILOTO | Voltas | Tempo | Dif 1º |
1 | NETHERLANDS | Jeroen BLEEKEMOLEN | 14 | 21:35.105 | – |
2 | PORTUGAL | Filipe ALBUQUERQUE | 14 | 21:39.512 | 4.407 |
3 | SWITZERLAND | Neel JANI | 14 | 21:45.705 | 10.6 |
4 | IRELAND | Adam CARROLL | 14 | 21:48.030 | 12.925 |
5 | MONACO | Clivio PICCIONE | 14 | 21:49.468 | 14.363 |
6 | INDIA | Narain KARTHIKEYAN | 14 | 21:53.579 | 18.474 |
7 | SOUTH AFRICA | Adrian ZAUGG | 14 | 21:56.283 | 21.178 |
8 | NEW ZEALAND | Earl BAMBER | 14 | 22:01.644 | 26.539 |
9 | MALAYSIA | Fairuz FAUZY | 14 | 22:02.030 | 26.925 |
10 | FRANCE | Nicolas PROST | 14 | 22:03.206 | 28.101 |
11 | ITALY | Edoardo PISCOPO | 14 | 22:07.186 | 32.081 |
12 | AUSTRALIA | John MARTIN | 14 | 22:09.579 | 34.474 |
13 | CHINA | Ho Pin TUNG | 14 | 22:12.909 | 37.804 |
14 | GERMANY | Michael AMMERMULLER | 14 | 22:14.173 | 39.068 |
15 | BRASIL | Felipe GUIMARAES | 14 | 22:14.822 | 39.717 |
16 | MEXICO | Salvador DURAN | 14 | 22:20.111 | 45.006 |
17 | USA | Marco ANDRETTI | 14 | 22:30.741 | 55.636 |
18 | INDONESIA | Zahir ALI | 14 | 22:52.829 | +1:17.724 |
19 | GREAT BRITAIN | Danny WATTS | 9 | 14:34.388 | 5 v |
20 | LEBANON | Daniel MORAD | 6 | 22:55.340 | 8 v |
Feature Race
Pos | PAÁS | PILOTO | Voltas | Tempo | Dif 1º |
1 | SWITZERLAND | Neel JANI | 40 | 02:24.617 | – |
2 | BRASIL | Felipe GUIMARAES | 40 | 02:37.793 | 13.176 |
3 | MONACO | Clivio PICCIONE | 40 | 02:38.810 | 14.193 |
4 | NETHERLANDS | Jeroen BLEEKEMOLEN | 40 | 02:41.641 | 17.024 |
5 | PORTUGAL | Filipe ALBUQUERQUE | 40 | 02:42.612 | 17.995 |
6 | LEBANON | Daniel MORAD | 40 | 02:55.827 | 31.21 |
7 | GREAT BRITAIN | Danny WATTS | 40 | 02:58.945 | 34.328 |
8 | USA | Marco ANDRETTI | 40 | 03:23.617 | 59 |
9 | INDONESIA | Zahir ALI | 40 | 03:28.612 | +1:03.995 |
10 | ITALY | Edoardo PISCOPO | 40 | 03:29.473 | +1:04.856 |
11 | GERMANY | Michael AMMERMULLER | 40 | 03:33.220 | +1:08.603 |
12 | INDIA | Narain KARTHIKEYAN | 40 | 03:33.767 | +1:09.150 |
13 | AUSTRALIA | John MARTIN | 40 | 03:45.162 | +1:20.545 |
14 | CHINA | Ho Pin TUNG | 22 | 39:35.335 | 18 Laps |
15 | MALAYSIA | Fairuz FAUZY | 17 | 57:24.109 | 23 Laps |
16 | SOUTH AFRICA | Adrian ZAUGG | 15 | 24:11.627 | 25 Laps |
17 | NEW ZEALAND | Earl BAMBER | 3 | 04:49.816 | 37 Laps |
18 | FRANCE | Nicolas PROST | 3 | 04:55.939 | 37 Laps |
19 | MEXICO | Salvador DURAN | 3 | 04:57.129 | 37 Laps |
20 | IRELAND | Adam CARROLL | 0 |
| 40 Laps |
A1GP 2008/09 – tabela de pontos
Pos | A1 Team | Points |
1 | Switzerland | 73 |
2 | Ireland | 70 |
3 | Portugal | 64 |
4 | Netherlands | 56 |
5 | France | 41 |
6 | New Zealand | 36 |
7 | Malaysia | 32 |
8 | Australia | 30 |
9 | Monaco | 23 |
10 | Great Britain | 20 |
11 | USA | 19 |
12 | South Africa | 19 |
13 | Brasil | 16 |
14 | Italy | 10 |
15 | India | 8 |
16 | Lebanon | 8 |
17 | Korea | 4 |
18 | China | 4 |
19 | Indonesia | 2 |
20 | Germany | 0 |
21 | Mexico | 0 |