A Irlanda, com Adam Carroll, e Portugal, com Filipe Albuquerque, venceram neste domingo (09/11), as duas provas da 2ª rodada dupla da temporada, em Chengdu, na China. Carroll venceu a Sprint Race, com Albuquerque faturando a Feature Race.
Carroll venceu a Sprint Race, seguido pela Holanda, com o estreante Robert Doornbos. Outro estreante, o britânico Danny Watts, completou o pódio.
O irlandês, saindo da pole-position, foi pressionado por Doornbos na primeira curva, mantendo a primeira posição no final da volta inicial, com quase um segundo de vantagem sobre o ex-piloto de F-1. Watts superou o suÁço Neel Jani, indo para a 3ª posição.
Carroll foi abrindo vantagem para Doornbos. Com os dois primeiros disparados na frente, a luta pela terceira posição, entre a Grã-Bretanha e SuÁça, prendeu a atenção do público. Nas duas voltas finais Jani tentou ultrapassar Watts, sem sucesso. O britânico recebeu a bandeirada com apenas 0s258 de frente para o experiente Jani, que levou a SuÁça ao tÁtulo da temporada passada.
A África do Sul, com Adrian Zaugg, terminou em 5º, seguido por Albuquerque. A Nova Zelândia, com Chris van der Drift e a França, com Nicolas Prost, fecharam os oito que pontuam na prova curta.
Com problemas elétricos no carro, o Brasil, com Felipe Guimarães, abandonou na 14ª volta. O piloto perdeu quatro voltas nos boxes, com a equipe tentando consertar o problema.
Carroll levou o ponto extra pela melhor volta da prova, 1m16s084 na 16ª volta.
Albuquerque deu a Portugal a sua primeira vitória na categoria, ao vencer a Feature Racing, depois de uma intensa luta com Carroll nas voltas finais. Watts, após sair na pole-position, foi novamente terceiro.
Na largada Albuquerque ultrapassou Carroll, com Watts mantendo a primeira posição. Doornbos ficou parado no grid, sendo levado aos boxes, retornando a pista na 2ª volta. O Safety-Car foi acionado por uma volta.
Na 8ª volta um pedaço de plástico ficou preso na parte de frente do carro brasileiro, que começou a perder rendimento.
As equipes começaram a ir aos boxes, para o primeiro pit stop obrigatório. A Grã-Bretanha fez a sua parada na 9ª volta. Albuquerque parou duas voltas depois, assumindo a liderança da prova no retorno Á pista.
Por excesso de velocidade nos pits, o Brasil recebeu um drive-through, entrando nos boxes na 14ª volta. Novamente com problemas elétricos, Guimarães abandonou.
Com todas as paradas feitas, Portugal liderava seguido pela Grã-Bretanha, Irlanda e SuÁça. Na 25ª volta, Portugal fez o seu segundo pit stop, seguida pela Grã-Bretanha, que perdeu a posição para a Irlanda, após a parada de Carroll, uma volta depois.
O italiano Edoardo Piscopo rodou na 32ª volta, ficando parado entre as curvas 12 e 13. As disputas pelas posições eram intensas, com a Malásia ultrapassando a Austrália, assumindo a 5ª posição, na 34ªº volta. Três voltas depois, o francês Nicolas Prost tentou superar o australiano John Martin, perdendo o controle do carro e ficando preso na brita. Prost abandonou trazendo o Safet-Car novamente para a corrida.
A prova recomeçou na 43ª volta, com Carroll pressionando Albuquerque pela primeira posição. Com a diferença de menos de um segundo entre eles, Carroll quase conseguiu a ultrapassagem, na 48ª volta.
Albuquerque recebeu a bandeirada com apenas 0s571 de vantagem para Watts. Jani foi 3º, seguido pelo malaio Fairuz Fauzy. A Austrália terminou em 6º, com o monegasco Clivio Piccione, na 7ª posição. Marco Andretti deu aos EUA seus primeiros pontos no campeonato, com o 8º lugar. A África do Sul e a Ándia, com o ex-F-1 Narain Karthikeyan, completaram a zona de pontos, que na prova longa vai até o 10º lugar.
Doornbos marcou a melhor volta da prova, com 1m15s212.
A Malásia lidera o campeonato com 28 pontos. A Irlanda e a França, com 23 pontos, estão na vice-liderança.
A próxima etapa acontece no dia 23 de novembro, em Sepang, na Malásia.
Final, Sprint Race:
1 IRLANDA Adam CARROLL 18 voltas em 22m58s470
2 HOLANDA Robert DOORNBOS a 2.037
3 GRÁƒ-BRETANHA Danny WATTS a 14.361
4 SUIÇA Neel JANI a 14.619
5 ÁFRICA Adrian ZAUGG a 20.108
6 PORTUGAL Filipe ALBUQUERQUE a 20.475
7 NOVA ZELÁ‚NDIA Chris VAN DER DRIFT a 27.224
8 FRANÇA Nicolas PROST a 27.923
9 MÁ”NACO Clivio PICCIONE a 30.378
10 ÁNDIA Narain KARTHIKEYAN a 32.268
11 AUSTRÁLIA John MARTIN a 33.198
12 LÁBANO Daniel MORAD a 34.293
13 MALÁSIA Fairuz FAUZY a 34.655
14 ITÁLIA Edoardo PISCOPO a 36.541
15 EUA Marco ANDRETTI a 38.102
16 MÁˆXICO David GARZA a 42.511
17 CHINA Ho Pin TUNG a 49.611
18 INDONÉSIA Satrio HERMANTO a 1:04.128
19 CORÉIA DO SUL Jin Woo HWANG a 1:06.171
20 BRASIL Felipe GUIMARAES a 4 voltas
Volta mais rápida: Irlanda (1m16s084) a 157.6 km p/h na 17ª volta.
Final, Feature Race:
1 PORTUGAL Filipe ALBUQUERQUE 51 voltas em 1h11m23s79
2 IRLANDA Adam CARROLL a 0.571
3 GRÁƒ-BRETANHA Danny WATTS a 4.802
4 SUIÇA Neel JANI a 7.157
5 MALÁSIA Fairuz FAUZY a 13.302
6 AUSTRÁLIA John MARTIN a 15.544
7 MÁ”NACO Clivio PICCIONE a 16.236
8 EUA Marco ANDRETTI a 16.69
9 ÁFRICA DO SUL Adrian ZAUGG a 18.03
10 ÁNDIA Narain KARTHIKEYAN a 18.759
11 NOVA ZELÁ‚NDIA Chris VAN DER DRIFT a 19.675
12 CHINA Ho Pin TUNG a 20.126
13 LÁBANO Daniel MORAD a 22.58
14 INDONÉSIA Satrio HERMANTO a 31.285
15 MÉXICO David GARZA a 1 volta
16 HOLANDA Robert DOORNBOS a 1 volta
17 CORÉIA DO SUL Jin Woo HWANG a 1 volta
18 FRANÇA Nicolas PROST a 14 voltas
19 ITÁLIA Edoardo PISCOPO a 21 voltas
20 BRASIL Felipe GUIMARAES a 38 voltas
Volta mais rápida: Holanda (1m15s212) a 159.4 km p/h na 33ª volta.