ALMS: 12h de Sebring marcam início de nova era para Ferrari

Ferrari dá início a uma nova era nas 12 Horas de Sebring de 2011
Corrida que abre a temporada da American Le Mans Series marca estreia do revolucionário modelo F458 Italia de Grã-Turismo

A largada para a 59ª edição das 12 Horas de Sebring, no próximo sábado (19), vai representar também uma nova era na história da Ferrari em competições de Grã-Turismo. A prova, primeira das nove que vão compor o calendário de 2011 da American Le Mans Series, vai marcar a estreia do novo modelo F458 Italia GT da fábrica. O novo carro substitui a F430 GT com que as equipes representantes da Ferrari competiram até os campeonatos do ano passado.

Uma das unidades da F458 Italia GT será a da Risi Competizione, inscrita sob o número 62 e que terá como pilotos o brasileiro Jaime Melo e os finlandeses Toni Vilander e Mika Salo. Melo e Vilander vão atuar juntos em toda a temporada da American Le Mans Series – e também vão formar dupla na europeia Le Mans Series, pela italiana AF Corse. Salo será integrado ao time nas corridas de longa duração, caso da tradicional corrida da próxima semana na Flórida.

Além do visual agressivo, a F458 GT inova em vários aspectos. O motor V8 de instalação central desenvolve 465 cavalos, com restritores de ar regulados, tal qual a antecessora F430 GT. “Do ponto de vista dos pilotos, o desenvolvimento mais evidente do carro está na dirigibilidade, na caixa de câmbio e no controle de tração”, observa Melo, três vezes vencedor das 12 Horas de Sebring. “Tudo isso deixou o carro muito mais fácil de pilotar”, acrescenta o paranaense.

O novo carro, segundo Jaime Melo, é “muito mais duro de suspensão”. “O câmbio tem uma evolução significativa, as trocas de marcha ficaram muito mais rápidas. E há ainda o câmbio tipo ‘borboleta’, que ainda não vai ser configurado para Sebring, mas que vamos usar em várias provas”, aponta o brasileiro. “O novo controle de tração também melhorou bastante o rendimento da Ferrari, ficou mais fácil aproveitar o ponto certo de retomar velocidade nas curvas”.

As outras duas unidades da Ferrari F458 Italia GT já confirmadas nas 12 Horas de Sebring são as da equipe Extreme Speed Motorsports, que serão pilotadas pelos trios Scott Sharp/Johannes van Overbeek/Dominik Farnbacher e Ed Brown/Guy Cosmo/Robert Bell. As primeiras sessões de treinos preparatórios da programação estão previstos para a segunda-feira (14). A corrida de sábado, até agora com 57 carros inscritos, terá largada às 16h30 de Brasília. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *