ALMS: Audi vence a Peti Le Mans pela 9ª vez consecutiva

A Audi, com o trio Rinaldo “Dindo” Capello/ Alan McNish/ Emanuelle Pirro a bordo do R10 TDI, venceu no sábado (04/10), a Petit Le Mans, em Road Atlanta, penúltima etapa da temporada. Foi a 9ª vitória consecutiva da Audi na prova, que teve a sua 11ª edição.

Na volta de apresentação McNish rodou, saindo da pista e danificando o Audi. O escocês levou o carro até os pits, e segundo o regulamento da IMSA, com a troca dos pneus o trio perdeu a posição no grid, tendo que largar dos pits. Depois de reparado o Audi largou três minutos depois do restante do pelotão passou pela bandeira verde.


Com as bandeiras amarelas, onze no total, o trio do Audi número 2, foi recuperando o tempo perdido. Na última relargada McNish foi para cima do Peugeot 908 HDi do austríaco Christian Klien, conseguindo a ultrapassagem, para vencer, com 4s5 de vantagem após 394 voltas, 1000 milhas e dez horas de disputa. O trio Stephane Sarrazin/ Nicolas Minassian/ Christian Klein, depois de largar na pole-position e liderar o maior número de voltas, terminou na 2ª posição. A dupla Lucas Luhr/ Marco Werner, campeã da temporada, segundo Audi da Audi Sport North America, completou o pódio. Os três primeiros colocados são carros da classe LMP1.


O brasileiro Helio Castroneves, em dupla com o australiano Ryan Briscoe, num Porsche RS Spyder da Penske Racing, venceu na classe LMP2, sendo 4º no geral. Com o segundo lugar a dupla Timo Bernhard/ Romain Dumas, da Penske Racing, conquistou o título da temporada.


A trio da De Ferran Motorsports, com o brasileiro Gil de Ferran, o francês Simon Pagenaud e o neozelandês Scott Dixon, num Acura ARX-01b, chegou em 5º na classe e 8º no geral.


O brasileiro Tony Kanaan, que formou trio com o francês Franck Montagny e o norte-americano Marco Andretti, num Acura ARX-01b da Andretti Green Racing, chegou no 7º lugar na classe e 16º no geral.


Com a vitória na classe LMGT1, a dupla Jan Magnussen/ Johnny O’Connell, num Corvette C6.R da Corvette Racing, faturou a taça de 2008. Na prova eles tiveram a companhia de Ron Fellows.


Jaime Melo, numa Ferrari F430GT da Risi Competizione, venceu na classe LMGT2. O brasileiro tem o finlandês Mika Salo como parceiro de equipe. A dupla Jörg Bergmeister/ Wolf Henzler, num Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, foi a 2ª colocada, levando o título da classe.


A última etapa acontece em Laguna Seca, no dia 18 de outubro.


Final:


1.    P1  1  D.Capello, A.McNish, E.Pirro  Audi Sport North America  Audi R10 TDI  394  voltas
2.    P1  2  N.Minassian, S.Sarrazin, C.Klien  Peugeot Sport Total  Peugeot 908 HDi  a  4.512 
3.    P1  3  L.Luhr, M.Werner  Audi Sport North America  Audi R10 TDI  a  7.565 
4.    P2  1  R.Briscoe, H.Castroneves  Penske Motorsports  Porsche RS Spyder  a  42.672 
5.    P2  2  T.Bernhard, R.Dumas  Penske Racing  Porsche RS Spyder  a  1:04.350 
6.    P2  3  R.Briscoe, S.Maassen, E.Collard  Penske Racing  Porsche RS Spyder  a  2 voltas
7.    P2  4  M.Franchitti, B.Leitzinger, A.Lally  Dyson Racing  Porsche RS Spyder  a  3 voltas 
8.    P2  5  G.de Ferran, S.Pagenaud, S.Dixon  De Ferran Motorsports  Acura ARX-01b  a  6 voltas
9.    P2  6  C.Dyson, G.Smith  Dyson Racing  Porsche RS Spyder  a  10 voltas 
10.    GT1  1  Johnny O’Connell, J.Magnussen, R.Fellows  Corvette Racing  Corvette C6.R  a  29 voltas 
11.    GT1  2  O.Beretta, O.Gavin, M.Papis  Corvette Racing  Corvette C6.R  a  35 voltas 
12.    GT2  1  M.Salo, J.Melo  Risi Competizione  Ferrari F430 GT  a  36 voltas 
13.    GT2  2  J.Bergmeister, W.Henzler, M.Lieb  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  a  36 voltas
14.    P1  4  O.Pla, D.Watts, S.Johansson  Team LNT  Ginetta-Zytek 07S  a  39 voltas 
15.    GT2  3  D.Farnbacher, D.Muller  Tafel Racing  Ferrari F430 GT  a  39 voltas
16.    P2  7  F.Montagny, M.Andretti, T.Kanaan  Andretti Green Racing  Acura ARX-01b  a  47 voltas
17.    GT2  4  N.Jonsson, T.Krohn, E.van de Poele  Risi Competizione  Ferrari F430 GT  a  48 voltas
18.    GT2  5  B.Aucott, P.Kaffer, S.Daoudi  JMB Racing  Ferrari F430 GT  a  50 voltas
19.    GT2  6  S.Neiman, L.Pechnik, D.Law  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  a  55 voltas 
20.    GT2  7  J.Tafel, A.Figge, P.Ehret  Tafel Racing  Ferrari F430 GT  a  63 voltas 
21.    GT2  8  J.van Overbeek, P.Pilet  Flying Lizard Motorsports  Porsche 911 GT3 RSR  a  83 voltas
22.    GT2  9  J.Cocker, P.Drayson, D.Turner  Drayson-barwell  Aston Martin DBRS9  a  100 voltas
23.    GT2  10  M.Basseng, N.Pastorelli, F.Pastorelli  Vici Racing  Porsche 911 GT3 RSR  a  103 voltas 
24.    GT2  11  T.Pappas, A.Lazzaro, A.Pilgrim  Black Swan Racing  Doran Ford GT-R  a  103 voltas
25.    GT2  12  T.Milner, J.Hand  Panoz Team PTG  Panoz Esperante GTLM  a  112 voltas
26.    P2  8  A.Fernandez, L.Diaz, M.Jourdain  Lowe’s Fernandez Racing  Acura ARX-01b  a  113 voltas
27.    GT2  13  J.Feinberg, C.Hall  Primetime Race Group  Dodge Viper Competit  a  114 voltas
28.    GT2  14  D.Werner, B.Miller, J.Hardt  Farnbacher Loles Racing  Porsche 911 GT3 RSR  a  117 voltas 
29.    GT2  15  A.Robertson, D.Murry, D.Robertson  Robertson Racing  Doran Ford GT-R  a  131 voltas
30.    P1  5  R.Lewis, L.Hines, G.Forgeois  Intersport Racing  Lola B07/17-Judd  a  157 voltas
31.    P1  6  C.Field, J.Field, R.Berry  Intersport Racing  Lola B06/10-AER  a  234 voltas
32.    P1  7  J.Campbell-Walter, H.Primat, S.Simpson  Creation Autosportif  Creation CA07-Judd  a  256 voltas
33.    P1  8  T.Burgess, C.McMurry, B.Willman  Autocon Motorsports  Lola B06/10-AER  a  272 voltas 
34.    P1  9  S.Hall, L.Halliday, D.Stirling  Creation Autosportif  Creation CA07-Judd  a  281 voltas 
35.    P1  10  G.Jeannette, J.Mowlem, S.Johansson  Corsa Motorsports  Ginetta-Zytek 07S  a  321 voltas
36.    GT2  16  L.Gigliotti, T.Drissi, M.Goossens  Lg Motorsports/riley Technologies  Corvette C6  a  357 voltas
37.    P2  9  D.Brabham, S.Sharp, D.Franchitti  Patron Highcroft Racing  Acura ARX-01b  a  378 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *