A Audi, com o trio Rinaldo “Dindo†Capello/ Alan McNish/ Emanuelle Pirro a bordo do R10 TDI, venceu no sábado (04/10), a Petit Le Mans, em Road Atlanta, penúltima etapa da temporada. Foi a 9ª vitória consecutiva da Audi na prova, que teve a sua 11ª edição.
Na volta de apresentação McNish rodou, saindo da pista e danificando o Audi. O escocês levou o carro até os pits, e segundo o regulamento da IMSA, com a troca dos pneus o trio perdeu a posição no grid, tendo que largar dos pits. Depois de reparado o Audi largou três minutos depois do restante do pelotão passou pela bandeira verde.
Com as bandeiras amarelas, onze no total, o trio do Audi número 2, foi recuperando o tempo perdido. Na última relargada McNish foi para cima do Peugeot 908 HDi do austrÁaco Christian Klien, conseguindo a ultrapassagem, para vencer, com 4s5 de vantagem após 394 voltas, 1000 milhas e dez horas de disputa. O trio Stephane Sarrazin/ Nicolas Minassian/ Christian Klein, depois de largar na pole-position e liderar o maior número de voltas, terminou na 2ª posição. A dupla Lucas Luhr/ Marco Werner, campeã da temporada, segundo Audi da Audi Sport North America, completou o pódio. Os três primeiros colocados são carros da classe LMP1.
O brasileiro Helio Castroneves, em dupla com o australiano Ryan Briscoe, num Porsche RS Spyder da Penske Racing, venceu na classe LMP2, sendo 4º no geral. Com o segundo lugar a dupla Timo Bernhard/ Romain Dumas, da Penske Racing, conquistou o tÁtulo da temporada.
A trio da De Ferran Motorsports, com o brasileiro Gil de Ferran, o francês Simon Pagenaud e o neozelandês Scott Dixon, num Acura ARX-01b, chegou em 5º na classe e 8º no geral.
O brasileiro Tony Kanaan, que formou trio com o francês Franck Montagny e o norte-americano Marco Andretti, num Acura ARX-01b da Andretti Green Racing, chegou no 7º lugar na classe e 16º no geral.
Com a vitória na classe LMGT1, a dupla Jan Magnussen/ Johnny O’Connell, num Corvette C6.R da Corvette Racing, faturou a taça de 2008. Na prova eles tiveram a companhia de Ron Fellows.
Jaime Melo, numa Ferrari F430GT da Risi Competizione, venceu na classe LMGT2. O brasileiro tem o finlandês Mika Salo como parceiro de equipe. A dupla JÁ¶rg Bergmeister/ Wolf Henzler, num Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, foi a 2ª colocada, levando o tÁtulo da classe.
A última etapa acontece em Laguna Seca, no dia 18 de outubro.
Final:
1. P1 1 D.Capello, A.McNish, E.Pirro Audi Sport North America Audi R10 TDI 394 voltas
2. P1 2 N.Minassian, S.Sarrazin, C.Klien Peugeot Sport Total Peugeot 908 HDi a 4.512
3. P1 3 L.Luhr, M.Werner Audi Sport North America Audi R10 TDI a 7.565
4. P2 1 R.Briscoe, H.Castroneves Penske Motorsports Porsche RS Spyder a 42.672
5. P2 2 T.Bernhard, R.Dumas Penske Racing Porsche RS Spyder a 1:04.350
6. P2 3 R.Briscoe, S.Maassen, E.Collard Penske Racing Porsche RS Spyder a 2 voltas
7. P2 4 M.Franchitti, B.Leitzinger, A.Lally Dyson Racing Porsche RS Spyder a 3 voltas
8. P2 5 G.de Ferran, S.Pagenaud, S.Dixon De Ferran Motorsports Acura ARX-01b a 6 voltas
9. P2 6 C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Porsche RS Spyder a 10 voltas
10. GT1 1 Johnny O’Connell, J.Magnussen, R.Fellows Corvette Racing Corvette C6.R a 29 voltas
11. GT1 2 O.Beretta, O.Gavin, M.Papis Corvette Racing Corvette C6.R a 35 voltas
12. GT2 1 M.Salo, J.Melo Risi Competizione Ferrari F430 GT a 36 voltas
13. GT2 2 J.Bergmeister, W.Henzler, M.Lieb Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 36 voltas
14. P1 4 O.Pla, D.Watts, S.Johansson Team LNT Ginetta-Zytek 07S a 39 voltas
15. GT2 3 D.Farnbacher, D.Muller Tafel Racing Ferrari F430 GT a 39 voltas
16. P2 7 F.Montagny, M.Andretti, T.Kanaan Andretti Green Racing Acura ARX-01b a 47 voltas
17. GT2 4 N.Jonsson, T.Krohn, E.van de Poele Risi Competizione Ferrari F430 GT a 48 voltas
18. GT2 5 B.Aucott, P.Kaffer, S.Daoudi JMB Racing Ferrari F430 GT a 50 voltas
19. GT2 6 S.Neiman, L.Pechnik, D.Law Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 55 voltas
20. GT2 7 J.Tafel, A.Figge, P.Ehret Tafel Racing Ferrari F430 GT a 63 voltas
21. GT2 8 J.van Overbeek, P.Pilet Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 83 voltas
22. GT2 9 J.Cocker, P.Drayson, D.Turner Drayson-barwell Aston Martin DBRS9 a 100 voltas
23. GT2 10 M.Basseng, N.Pastorelli, F.Pastorelli Vici Racing Porsche 911 GT3 RSR a 103 voltas
24. GT2 11 T.Pappas, A.Lazzaro, A.Pilgrim Black Swan Racing Doran Ford GT-R a 103 voltas
25. GT2 12 T.Milner, J.Hand Panoz Team PTG Panoz Esperante GTLM a 112 voltas
26. P2 8 A.Fernandez, L.Diaz, M.Jourdain Lowe’s Fernandez Racing Acura ARX-01b a 113 voltas
27. GT2 13 J.Feinberg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Competit a 114 voltas
28. GT2 14 D.Werner, B.Miller, J.Hardt Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR a 117 voltas
29. GT2 15 A.Robertson, D.Murry, D.Robertson Robertson Racing Doran Ford GT-R a 131 voltas
30. P1 5 R.Lewis, L.Hines, G.Forgeois Intersport Racing Lola B07/17-Judd a 157 voltas
31. P1 6 C.Field, J.Field, R.Berry Intersport Racing Lola B06/10-AER a 234 voltas
32. P1 7 J.Campbell-Walter, H.Primat, S.Simpson Creation Autosportif Creation CA07-Judd a 256 voltas
33. P1 8 T.Burgess, C.McMurry, B.Willman Autocon Motorsports Lola B06/10-AER a 272 voltas
34. P1 9 S.Hall, L.Halliday, D.Stirling Creation Autosportif Creation CA07-Judd a 281 voltas
35. P1 10 G.Jeannette, J.Mowlem, S.Johansson Corsa Motorsports Ginetta-Zytek 07S a 321 voltas
36. GT2 16 L.Gigliotti, T.Drissi, M.Goossens Lg Motorsports/riley Technologies Corvette C6 a 357 voltas
37. P2 9 D.Brabham, S.Sharp, D.Franchitti Patron Highcroft Racing Acura ARX-01b a 378 voltas