ALMS: Categoria chega a metade da temporada nesse sábado em Lakeville

LÁ­der da classe GT2, Jaime Melo busca pole-position da sexta etapa apostando no favoritismo da Ferrari no traçado de 2,4 quilÁ´metros.

A temporada de 2007 da American Le Mans Series encerra sua primeira metade neste sábado (6). A corrida será disputada no curto traçado de oito curvas e com 2,4 quilÁ´metros de extensão que corta o Lime Rock Park, em Lakeville, Connecticut. Os treinos para a sexta das 12 etapas terão inÁ­cio na manhã desta sexta-feira (6) e são aguardados com expectativa pelo piloto brasileiro Jaime Melo Júnior, lÁ­der isolado da classe GT2.

Melo Júnior é parceiro do finlandês Mika Salo na Risi Competizione. Eles venceram as quatro primeiras etapas, realizadas em Sebring, St. Petersburg, Long Beach e Houston. Na quinta, em Salt Lake City, abandonaram com problemas na Ferrari 430 GT Berlinetta quando lideravam. “A gente vinha numa seqüência muito boa, mas uma hora ou outra alguma coisa daria errado. Deu em Salt Lake, agora é hora das coisas voltarem a funcionar”, diz o brasileiro.

Melo e Salo somam 86 pontos na liderança da classe GT2 na American Le Mans Series. Os vice-lÁ­deres são o norte-americano Johannes van Overbeek e o alemão JÁ¶rg Bergmeister, que pilotam a Porsche da Flying Lizards Motorsports e têm 72 pontos. O também alemão Wolf Henzler e o escocês Robin Liddell, com a Porsche da Tafel Racing, aparecem em terceiro, com 63 pontos. “Temos uma boa vantagem, mas ela tem que aumentar”, alerta Melo.

Ele entende que as caracterÁ­sticas da pista são ligeiramente favoráveis Á  Ferrari no duelo com os carros da Porsche. “Mas isso não deve influenciar tanto o resultado dos treinos e da corrida. Nosso problema aqui vai ser o tráfego, porque a pista é muito curta e a todo momento vamos estar preocupados com os carros de outras classes. A atenção vai ser redobrada”, pondera. “E é assim que nós vamos atrás da nossa quinta vitória no ano”, acrescenta.

A programação da American Le Mans Series na pista de Lakeville prevê, para esta sexta-feira, um treino livre de 60 minutos a partir das 11h45 e outra com inÁ­cio Á s 15h45. A tomada de tempos definindo o grid está marcada para as 16h55 para as classes GT1 e GT2 – a LMP1 e a LMP2 terão seu treino classificatório a partir das 17h20, também com duração de 20 minutos. A corrida de sábado terá largada Á s 16h05 – todos os horários são referentes a BrasÁ­lia.