ALMS: Chuva encurta Petit Le Mans

A dupla Franck Montagny/ Stephane Sarrazin, num Peugeot 908 HDi FAP da Classe LMP1, venceu no sábado (26/09), a 12ª edição da Petit Le Mans, em Road Atlanta, penúltima etapa da American Le Mans Series.

Devido a uma tempestade que atingiu a região metropolitana de Atlanta, incluindo o circuito de Road Atlanta, a prova, que teria originalmente 1000 km ou dez horas de duração, foi encerrada com bandeira vermelha, doze minutos antes de serem completadas cinco horas de disputa.

Montagny/ Sarrazin tinham completado 184 voltas, com uma vantagem de 2s011 sobre seus parceiros de equipe, Nicolas Minassian/ Pedro Lamy (que largaram na pole-position), quando a bandeira vermelha foi agitada.

O tempo continuou correndo, com os pilotos sendo autorizados a deixar seus carros, que foram cobertos no pit lane. Os comissários continuaram monitorando, pelo radar, as condições do tempo, esperando por três horas a chuva parar, o que não aconteceu. Com a decisão de se encerrar a etapa, o resultado oficial ficou sendo o da volta anterior a bandeira vermelha. Para efeito do campeonato foram considerados os pontos totais.

Com diversas equipes vindas da Europa e da Ásia, a prova teve diversas rodadas e saÁ­das de pista. A dupla da Audi Allan McNish/ Rinaldo Capello liderava, quando, em bandeira amarela, McNish rodou com o R15 TDi, pouco antes da bandeira vermelha ser agitada. A rodada encerrou um sequencia de nove vitórias consecutivas da Audi na prova.

Montagy/Sarrazim tinham perdido duas voltas no começo da corrida, quando Sarrazin fez o seu primeiro pit stop, e permaneceu com pneus de chuva, apesar de a pista começar a secar. O francês teve que retornar aos boxes logo após ser completada a primeira hora.

Com a mudança de estratégia do Peugeot número 08 de Montagny/ Sarrazin, e a entrada do Safety-Car por seis vezes, a dupla recuperou as duas voltas. Na última parada eles saÁ­ram Á  frente dos parceiros do carro número 07, faturando a vitória com a rodada de McNish e o encerramento antecipado.

Capello/ McNish terminaram em 3º, seguidos elos parceiros de equipe, Lucas Luhr/ Marco Werner. O trio Olivier Panis/ Nicolas Lapierre/ Romain Dumas, num ORECA 01/AIM, foi o 5º colocado. Os lideres do campeonato, Scott Sharp/ David Brabham, completaram na 6º posição, após a Highcroft Racing reconstruir o Acura ARX-02a, destruÁ­do em um forte acidente sofrido por Sharp na quinta-feira.

O brasileiro Gil de Ferran lutava pela segunda posição com os Peugeot, quando foi acertado por Jon Field, num Lola B06/10 ERA da Intersport Racing. O Acura ARX-02a teve que ir para os boxes, onde ficou por um longo tempo, para a de Ferran Motorsports recuperar a suspensão. Mais tarde o neozelandês Scott Dixon acertou a barreira de proteção da curva cinco, abandonando.

Na pista a vitória na Classe LMP2 ficou com a dupla Guy Smith/ Chris Dyson, que terminaram em 7º no geral. Contudo o Mazda Lola B09 86 da Dyson Racing não estava elegÁ­vel nesta prova, devido ao uso do bio-butanol, combustÁ­vel que a equipe espera usar em 2010. A vitória oficial passou para o segundo carro da Dyson Racing, com o trio Marino Franchitti/ Ben Devlin / Butch Leitzinger.

O brasileiro Jaime Melo, em trio com Pierre Kafer e Mika Salo, numa Ferrari 430 GT da Risi Competizione, venceu na Classe LMGT2.

A última etapa acontece em Laguna Seca, no dia 11 de outubro.   Â

Final:

1. P1 F.Montagny, S.Sarrazin  Team Peugeot Sport Peugeot 908 HDi FAP 184 voltas em 4h48m11s557
2. P1 N.Minassian, P.Lamy Team Peugeot Sport Peugeot 908 HDi FAP a 2.011
3. P1 R.Capello, A.McNish Audi Sport North America Audi R15 TDi a 4:48:15.
4. P1 L.Luhr, M.Werner Audi Sport North America Audi R15 TDi 1 volta
5. P1 O.Panis, N.Lapierre, R.Dumas Team ORECA Matmut AIM ORECA 01/AIM 3 voltas
6. P1 D.Brabham, S.Sharp, D.Franchitti Highcroft Racing  Acura ARX-02a 4 voltas
7. UNC C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Mazda Lola B09 86 a 7 voltas
8. GT2 J.Melo, P.Kaffer, M.Salo Risi Competizione Ferrari 430 GT a 14  voltas
9. GT2 D.Mueller, T.Milner, J.Mueller BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a 15  voltas
10. GT2 D.Werner, W.Henzler Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR a 15  voltas
11. GT2 O.Gavin, O.Beretta, M.Fassler Corvette Racing Corvette C6.R a 15 voltas   
12. GT2 J.Bergmeister, P.Long, M.Leib Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a15  voltas
13. P2 B.Leitzinger, M.Franchitti, B.Devlin Dyson Racing     Mazda Lola B09 86 a 16  voltas
14. GT2 J.O’Connell, J.Magnussen, A.Garcia Corvette Racing Corvette C6.R a 16  voltas
15. GT2 S.Neiman, J.van Overbeek. D.Law Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 22  voltas
16. GT2 T.Sutherland, T.Drissi, M.Bell LG Motorsports Riley Corvette C6 a 27  voltas
17. P1 J.Field, C.Field Intersport Racing Lola B06/10 AER a 32  voltas
18. GT2 D.Farnbacher, I.James Panoz Team PTG Panoz Esperante a 32  voltas
19. P1 B.Willman, C.McMurry, T.Burgess Autocon Motorsports Lola B06/10 AER a 40  voltas
20. GT2 D.Robertson, D.Murry, A.Robertson Robertson Racing Doran Ford GT Mk 7 a 42  voltas
21. P2 A.Fernandez, L.Diaz  Fernandez Racing  Acura ARX-01b a 45  voltas
22. P2 G.Pickett, K.Graf, S.Maassen  Team Cytosport Porsche RS Spyder a 48  voltas
23. GT2 B.Sellers, D.Cicero Team Falken Tire Porsche 911 GT3 RSR a 48  voltas
24. P1 G.de Ferran, S.Pagenaud, S.Dixon de Ferran Motorsports Acura ARX-02a a 48 voltas
25. GT2 B.Auberlen, J.Hand, A.Priaulx BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a    51 voltas
26. GT2 J.Feingerg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Comp Coupe     a 55 voltas
27. P1 P.Drayson, J.Crocker, R.Bell Drayson Racing Lola B09/60 Judd a 61 voltas
28. P1 H.Noda, JM.Balbiani, D.von Moltke ECO Racing Radical SR9 AER a184 voltas
29. P2 G.van der Steur, A.Pecorari, R.Pecorari     van der Steur Racing Radical SR9 AER a  184 voltas

Foto:  Site oficial