ALMS: Em dia difícil, Melo Júnior é o quinto na sexta etapa

Erro na estratégia na parada para reabastecimento compromete participação do piloto brasileiro da Ferrari na corrida em Mid-Ohio.

Um quinto lugar, uma volta atrás dos vencedores, foi o que restou a Jaime Melo Júnior na sexta etapa da American Le Mans Series pela classe GT2. O piloto brasileiro da Risi Competizione, que largou da pole, enfrentou uma seqüência de contratempos na corrida deste sábado (19) na pista de Mid-Ohio, em Lexington, e teve adiada mais uma vez a primeira vitória no ano. Dominik Farnbacher e Dirk Mueller venceram a corrida, também pilotando uma Ferrari F 430.


Melo liderou as primeiras 19 voltas da corrida. “Perdi a liderança durante a ultrapassagem que levei de um protótipo, o Mueller aproveitou bem e me passou no mesmo momento. A partir disso, eu vinha me mantendo muito próximo dele”, narrou. A chance de vitória tornou-se menor na parada para reabastecimento. “Era sob bandeira amarela, e por um erro de estratégia eu acabei indo para o box uma volta antes do que deveria. Aí, perdi cerca de metade de uma volta”, supôs.

Os problemas não pararam por aí. O finlandês Mika Salo, seu parceiro na equipe Risi Competizione, deixou o box antes da mangueira de reabastecimento ser desconectada do bocal do tanque. O incidente rendeu à dupla o comprimento de um drive thru, como punição. “Aí ficamos uma volta atrás dos líderes, não havia o que fazer. Além do mais, o carro não estava tão bom. Saía muito de frente, isso dificultava qualquer aproximação. Foi um fim de semana difícil”, resumiu.

A prova deste sábado no seletivo traçado de Mid-Ohio marcou mais uma dobradinha da equipe oficial da Audi, com vitória de Lucas Luhr/Marco Werner e segundo lugar de Rinaldo Capello/Emanuelle Pirro, da classe LMP1, ambos com o modelo RG R10. Na LMP2, a dupla vencedora foi Timo Bernhard/Romain Dumas, com o Porsche RS Spyder da Penske Racing. A classe GT1 teve vitória de Johnny O’Connell/Jan Magnussen, com Corvette C6R.

O brasileiro Gil de Ferran, que largou da pole geral, abandonou a corrida por conta de um acidente. Raphael Matos, outro piloto do país, foi sétimo colocado na LMP2, formando dupla com o francês Franck Montagny. A temporada da American Le Mans Series terá seqüência na pista de Elkhart Lake, no Wisconsin, que será palco da sétima etapa no dia 9 de agosto. Neste sábado, o resultado final em Lexington foi o seguinte:
 
1º) Lucas Luhr/Marco Werner (ALE/SUI), 111 voltas
Audi Sport North America, Audi RG R10, classe LMP1
 
2º) Rinaldo Capello/Emanuelle Pirro (ITA/ITA), a 7s717
Audi Sport North America, Audi RG R10, classe LMP1
 
3º) Timo Bernhard/Romain Dumas (ALE/FRA), a 11s272
Penske Racing, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
4º) David Brabham/Scott Sharp (EUA/EUA), a 11s881
Patron Highcroft Racing, Acura ARX-01B, classe LMP2
 
5º) Adrian Fernandez/Luis Diaz (MEX/MEX), a 18s519
Lowe’s Fernandez Racing, Acura ARX-01B, classe LMP2
 
6º) Sascha Maassen/Patrick Long (ALE/EUA), a 32s798
Penske Racing, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
7º) Chris Dyson/Guy Smith (EUA/EUA), a 52s516
Dyson Racing Team, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
8º) Butch Leitzinger/Marino Franchitti (EUA/ESC), a 56s665
Dyson Racing Team, Porsche RS Spyder, classe LMP2
 
9º) Dominik Farnbacher/Dirk Mueller (ALE/MON), a 7 voltas
Tafel Racing, Ferrari F430 GT, classe GT2


10º) Johannes van Overbeed/Patrick Pilet (EUA/FRA), a 7 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
11º) Jorg Bergmeister/Wolf Henzler (ALE/ALE), a 7 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2


12º) Dirk Werner/Richard Westbrook (ALE/ING), a 7 voltas
Farnbacher Loles, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
13º) Jaime Melo Júnior/Mika Salo (BRA/FIN), a 8 voltas
Risi Competizione, Ferrari F430 GT, classe GT2
 
14º) Franck Montagny/Raphael Matos (FRA/BRA), a 8 voltas
Andretti Green Racing, Acura ARX-01B, classe LMP2
 
15º) Ryan Lewis/John Faulkner (ING/EUA), a 8 voltas
Intersport Racing, Lola B06/10 AER, classe LMP1
 
16º) Harrison Brix/Patrick Friesacher (EUA/AUT), a 9 voltas
Risi Competizione, Ferrari F430 GT, classe GT2


17º) Tommy Milner/Tom Sutherland (EUA/EUA), a 9 voltas
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM, classe GT2
 
18º) Alex Figge/Jim Tafel (EUA/EUA), a 10 voltas
Tafel Racing, Ferrari F430 GT, classe GT2
 
19º) Nicky Pastorelli/Francesco Pastorelli (HOL/HOL), a 10 voltas
VICI Racing, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2


20º) Ben Devlin/Gerardo Bonilla (EUA/EUA), a 12 voltas
BK Motorsports, Lola B07 46, classe LMP2


21º) Johnny O’Connel/Jan Magnussen (EUA/DIN), a 13 voltas
Corvette Racing, Chevrolet Corvette C6R, classe GT1
 
22º) Olivier Beretta/Oliver Gavin (MON/ING), a 13 voltas
Corvette Racing, Chevrolet Corvette C6R, classe GT1
 
23º) Paul Dryson/Jonny Cocker (ING/EUA), a 17 voltas
Drayson-Barwell, Aston Martin Vantage, classe GT2
 
24º) David Robertson/Andrea Robertson/David Murry (EUA/EUA/EUA), a 18 voltas
Robertson Racing, Doran Ford GT-R, classe GT2
 
25º) Chris McMurry/Bryan Willman (EUA/EUA), a 19 voltas
Autocon Motorsports, Creation CA07-002, classe LMP1
 
NÃO COMPLETARAM
Gil de Ferran/Simon Pagenaud (BRA/FRA), a 44 voltas/acidente
de Ferran Motorsports, Acura ARX-01B, classe LMP2
 
Chris Hall/Joel Feinberg (EUA/EUA), a 68 voltas/quebra
Primetime Race Group, Dodge Viper Coupé, classe GT2
 
Lonnie Pechnik/Seth Neiman (EUA/EUA), a 74 voltas/quebra
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
Timothy Pappas/Anthony Lazzaro (EUA/EUA), a 84 voltas/pane elétrica
Black Swan Racing, Doran Fordr GT-R, classe GT2
 
Jon Field/Clint Field/Richard Berry (EUA/EUA/EUA), a 88 voltas/motor
Intersport Racing, Lola B06/10 AER, classe LMP1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *