ALMS: Jaime Melo tenta em Houston sua sexta vitória internacional em circuitos de rua

Motivação não falta ao brasileiro Jaime Melo Júnior para a segunda etapa da American Le Mans Series. Disputando a competição norte-americana pela Risi Competizione, ele dividirá com o finlandês Mika Salo a pilotagem da Ferrari 430 GT Berlinetta na prova noturna desta sexta-feira (12) em Houston, no Texas.


Com duração de 2h45, a corrida será desenvolvida num circuito de rua com pouco mais de 2.700 metros de extensão, composto por 10 curvas.

“Não é um circuito difícil, o maior problema são as ondulações”, detectou o brasileiro depois do primeiro treino livre desta quinta-feira (11), do qual saiu como primeiro colocado. “Outro problema vai ser o tráfego intenso, porque o traçado é muito curto. Os pilotos têm que cuidar de quem está à frente e dos protótipos que vêm atrás, com voltas de vantagem”, explica o piloto. “Negociar bem essa situação pode ser a diferença entre ganhar e perder”, acrescenta.

Jaime conquistou sua primeira vitória em circuitos de rua em 1997, em Piriápolis, quando disputava a classe Light do Sul-Americano de Fórmula 3, com time próprio. Nos dois anos seguintes, as campanhas que o levaram a dois vice-campeonatos na subdivisão principal da F-3 foram marcadas por vitórias no balneário uruguaio. Em 1998, ganhou a corrida pilotando para a Cesário Formula. Em 1999, defendia a Avallone Motorsport.

Suas outras duas vitórias em circuitos de rua seriam conquistadas cinco anos mais tarde. Largando da pole, Melo ganhou a etapa do Europeu de Fórmula Renault V6 disputada em Mônaco. Ao final daquele ano, em Cagliari fez uma participação pela ADM no Europeu de Fórmula 3000, categoria da havia saído em 2002 como campeão. Dominou a prova e recebeu e venceu com vantagem de uma volta sobre Augusto Júnior, o segundo.

Na categoria LMP1, a liderança da ALMS é do italiano Rinaldo Capello, o dinamarquês Tom Kristensen e o escocês Allan McNish, que pilotam o Audi R10 a diesel da Audi Sport North America. Na LMP2, os líderes são os norte-americanos Clint Field, Liz Halliday e Jon Field, que pilotam o Lola B05/40 da Intersport Racing. A GT1 tem liderança do inglês Oliver Gavin, o monegasca Olivier Beretta e o dinamarquês Jan Magnussen, com Corvette C6-R.

Na categoria GT2, após a disputa de apenas uma etapa, a classificação da American Le Mans Series é a seguinte:
 
1º) Scott Maxwell/David Brabham/Sebastien Bourdais (CAN/ING/FRA), 26
Multimatic Motorsports, Panoz Esperante GTLM Ford
 
2º) Johannes van Overbeek/Jon Fogarty/Marc Lieb (EUA/EUA/ALE), 22
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
3º) Jaime Melo Júnior/Ralf Kelleners/Anthony Lazzaro (BRA/ALE/ITA), 19
Risi Competizione, Ferrar 430 GT Berlinetta

 
4º) Darren Law/Seth Neiman/Lonnie Pechnik (EUA/EUA/EUA), 16
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR
 
5º) Lawrence Tomlinson/Richard Dean/Tom Kimber-Smith (ING/ING/ING), 14
Team LNT, Panoz Esperante GTML
 
6º) Mike Rockenfeller/Klaus Graf/Graham Rahal (MON/ALE/EUA), 12
Alex Job Racing, Porsche 911 GT3 RSR
 
7º) Jorg Bergmeister/Tim Bergmeister/Nic Jonsson (ALE/ALE/EUA), 10
Petersen/White Lightning, Porsche 911 GT3 RSR
 
8º) Jeroen Bleekemolen/Mike Hezemans (HOL/HOL), 9
Spyker Squadron, Spyker C8 Spyder/Audi
 
9º) Tim Sugden/Jim Mattheus (EUA/EUA), 8
J3 Racing, Porsche 911 GT3 RSR
 
10º) Spencer Pumpelly/Jep Thornton/Mark Patterson (EUA/EUA/EUA), 7
J3 Racing, Porsche 922 GT3 RSR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *