ALMS: Maratonas da Indy e da American Le Mans Series têm seqüência na pista de Mid-Ohio

Série de turismo terá sua sexta etapa na tarde de sábado; categoria de monopostos viverá no domingo a 13ª corrida da temporada 2008.

As principais categorias do automobilismo dos Estados Unidos vivem, nos meses de julho e agosto, fases que representam verdadeiras maratonas para os pilotos e as equipes. A Fórmula Indy empreende uma seqüência de seis etapas consecutivas. Na American Le Mans Series, são seis provas num intervalo de oito finais de semana. As duas competições vão compor o evento no próximo fim de semana na pista de Mid-Ohio, na cidade de Lexington.


A ALMS tem participação regular de dois brasileiros. Jaime Melo, atual campeão da classe GT2, mantém a dupla com o finlandês Mika Salo na Risi Competizione. Eles pilotam uma Ferrari F 430. Gil de Ferran reveza com o francês Simon Pagenaud o Acura ARX-01B da De Ferran Motorsports, na LMP2. Raphael Matos substituirá, em Lexington, o americano Marco Andretti na Andretti Green, ao lado do francês Franck Montagny com um carro igual ao de Gil.


Melo Júnior, que teve problemas nas quatro primeiras provas do ano, diz que a equipe “está voltando à sua sorte normal”. “As coisas começaram a mudar desde que vencemos as 24 Horas de Le Mans”, observa o paranaense, citando a conquista inédita na prova de 15 de junho, também pela classe GT2. “A vitória nos trouxe mais motivação, melhorou o espírito na equipe, e a boa fase continuou na corrida passada da American Le Mans, com o pódio”, lembra.


A quinta etapa da série norte-americana aconteceu no último sábado (12) em Lakeville, na pista de Lime Rock Park. Melo Júnior e Salo foram ao pódio pela primeira vez no ano com o terceiro lugar na corrida, vencida por Jörg Bergmeister e Wolf Henzler, líderes do campeonato. “Daqui para a frente, a nossa única meta será buscar vitórias. Com os problemas que tivemos no início, fica complicado ter alguma pretensão quanto ao título”, diz o piloto brasileiro.


Na Indy, o domínio em 2008 tem sido do neozelandês Scott Dixon, piloto da Target Chip Ganassi Racing. Com quatro vitórias nas 12 corridas realizadas até agora, comanda a tabela de classificação com 420 pontos. O vice-líder brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske, ainda não venceu e tem 357. Dan Wheldon, parceiro de time de Dixon, venceu duas vezes e é terceiro, com 351. Em quarto está o brasileiro Tony Kanaan, com uma vitória e 339 pontos.


A sexta etapa da American Le Mans Series, no sábado (19), terá largada às 15h10, horário de Brasília. A 13ª prova da Indy, no domingo, será iniciada às 14h30. O evento será composto, ainda, por mais uma rodada dupla da Fórmula Indy Lights, com uma prova no sábado, às 18h25, e outra no domingo, às 11h35. O encerramento da programação em Lexington, no domingo, terá uma corrida da Speed World Challenge GT, com largada às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *