IndyCar: Bernoldi e Câmara seguem maratona e correm no misto de Mid-Ohio

Categoria tem quinto final de semana seguido de provas.

A maratona dos pilotos continua na Indy Car Series, pelo quinto final de semana seguido. Neste domingo (dia 20), a disputa será no misto de Mid-Ohio, nos Estados Unidos, palco da 12ª etapa de 2008. Os brasileiros Enrique Bernoldi e Jaime Câmara (Sangari), estreantes na categoria pela equipe Conquest, esperam o inÁ­cio de uma nova fase, após os problemas enfrentados nas últimas corridas. Os treinos para a etapa terão inÁ­cio na sexta-feira (18) e o grid será definido no sábado (19). No domingo, a largada para as 85 voltas está prevista para as 14h30 (de BrasÁ­lia) – ao vivo na Bandsports.


No último final de semana, no oval de Nashville, Bernoldi não completou a etapa, mas espera um melhor resultado no traçado misto. “Nas últimas corridas, além do carro não estar com uma boa performance, não tivemos muita sorte com alguns acidentes, que acabaram impedindo nosso progresso. A próxima prova deve nos favorecer mais, por ser um misto e a equipe já ter corrido lá no ano passado”, lembrou o paranaense, que nunca esteve no circuito.


“Estou um pouco desapontado com os resultados, mas espero reagir nos mistos até o final da temporada. Apesar disso, estou ganhando bastante experiência para o próximo ano”, continuou Bernoldi, 20º no campeonato, com 172 pontos.


O paranaense também aproveitou para desmentir os boatos sobre sua saÁ­da da equipe. “Depois da batida em Watkins Glen, tive dores nas costas e minha participação em Nashville era dúvida. Com isso, surgiram alguns comentários de que eu poderia sair da equipe, mas não é verdade. Tenho contrato até o final da temporada e vou dar o meu melhor para evoluir no campeonato”, completou.


Ao contrário do companheiro, Câmara já conhece o circuito de Mid-Ohio, onde correu pela Indy Lights (largou em 10º e terminou em oitavo no ano passado). â€œÉ uma pista legal, mas bem difÁ­cil de ultrapassar”, frisou o goiano.


Assim como Bernoldi, Câmara também esperava um melhor ano de estréia, mas sabe o quanto a categoria é disputada. “Os resultados não estão sendo bons e eu esperava muito mais. Mas algumas coisas estão fora do meu controle e eu tenho que fazer o melhor com o que eu tenho. A categoria é muito equilibrada e competitiva”, disse.


O calendário apertado também atrapalha a evolução do time. “Nossa equipe tem bons engenheiros e mecânicos, mas eles vieram da Champ Car e não conhecem muito o Dallara, o chassi que usamos aqui. Então, mesmo tendo experiência, a equipe ainda tem que aprender sobre o Dallara e isso leva tempo. O calendário da Indy é muito apertado e não temos tempo para testar. Por isso, não conseguimos evoluir como gostarÁ­amos”, completou.


Veja a programação para a etapa em Mid-Ohio (horários de BrasÁ­lia):


Sexta-feira, dia 18
11h40 Á s 13h10 – Treino Livre
16h10 Á s 17h10 – Treino Livre


Sábado, dia 19
9h45 Á s 10h15 – Treino Livre (Grupo 1)
10h15 Á s 10h45 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 Á s 14h15 – Classificatório


Domingo, dia 20
9h30 Á s 10h00 – Warm Up
14h30 – Largada 12ª etapa (85 voltas)


Classificação do campeonato após a 11ª etapa:


1º – Scott Dixon – Ganassi – 420 pontos
2º – Hélio Castroneves – Penske – 357
3º – Dan Wheldon – Ganassi – 351
4º – Tony Kanaan – Andretti Green – 339
5º – Danica Patrick – Andretti Green – 266
6º – Hideki Mutoh – Andretti Green – 254
7º – Marco Andretti – Andretti Green – 253
8º – Ryan Briscoe – Penske – 243
9º – Ryan Hunter-Reay – Rahal Letterman – 232
10º – Ed Carpenter – Vision – 222
20º – Enrique Bernoldi – Conquest – 172
24º – Jaime Câmara – Conquest – 98