ALMS: Peugeot faz a dobradinha na Petit Le Mans

A Peugeot fez a dobradinha na 13ª edição da Petit Le Mans, em Road Atlanta, última etapa da temporada. O trio Pedro Lamy/ Franck Montagny/ Stephane Sarrazin (Team Peugeot TotalPeugeot 908 HDI FAP) venceram, com os parceiros de equipe Marc Gené/ Alexander Wurz/ Anthony Davidson completando a dobradinha da fábrica francesa.

Lamy/ Montagny/ Sarrazin venceram depois de 394 voltas e 9h10m de prova com um minuto de vantagem sobre Gené/ Wurz/ Davidson, que haviam largado da pole. O trio Rinaldo Capello/ Tom Kristensen/ Allan McNish (Audi Sport Team Joest/Audi R15) terminou em 3º.

Mesmo com um carro sempre mais rápido o Peugeot nº 08 só teve a tranquila vitória definida a duas horas do fim, depois de um Safety-Car (causado pela batida do Ford GT de Andrea Robertson). A Peugeot manteve o nº 07 na pista, com o nº 08 entrando nos pits. Com a prova reiniciada Sarrazin recolocou o carro na ponta, uma volta Á  frente de Davidson.

A Audi perdeu a chance de vencer depois de um episodio bizzaro.  Capello teve a visão brevemente ofuscada, depois que a sua bataclava escorregou sobre seus olhos, perdendo a ponta para Montagny. Parando fora da sequencia de pits, o Audi nº 7 saiu da volta dos lideres.

O trio David Brabham/ Simon Pagenaud/ Marino Franchitti (Patron Highcroft Racing / HPD ARX-01c Honda) terminou em 4º. Brabham e Pagenaud sagraram-se Campeão da Classe LMP, a principal da categoria, com 152 pontos. A classe foi formada pela junção dos carros da Classe LMP1 e LMP2.

Pela Classe GT2 vitoria do trio Oliver Gavin/Jan Magnussen/Emmanuel Collard (Corvette Racing/ Chevrolet Corvette ZR1), 10º no geral. Eles foram beneficiados pela falta de combustÁ­vel da dupla Gianmaria Bruni/Toni Vilander (Risi Competizione / Ferrari 430 GT), que liderava a prova, na última volta.

Os campeões da classe, JÁ¶rg Bergmeister/ Patrick Long, com 139 pontos, terminaram em 5º na classe e 14º no geral.

O brasileiro Jime Melo ((Risi Competizione / Ferrari 430 GT), que largou na pole-position, terminou apenas na 7ª posição na Classe e 17º no geral. Melo, que fez dupla com Giancarlo Fisichella e Mika Salo, teve que cumprir um drive-penalty de um minuto (devido a Fisichella ter feito um pit stop com a entrada dos boxes ainda fechada), perdendo uma volta.

Pela Classe LMPC vitória do trio Scott Tucker/ Marco Werner/ Burt Frisselle (Level 5 Motorsports/     Oreca FLM09). Tucker terminou o campeonato com 153 pontos, junto com Gunnar Jeannette (Green Earth Team Gunner/ Oreca FLM09), levando o tÁ­tulo no critério de desempate.

Pela Classe GTC vitória do trio Henri Richard/ Duncan Ende/ Andy Lally (TRG / Porsche 911 GT3 Cup), 22º no geral. O titulo da classe ficou com a dupla Timothy Pappas/ Jeroen Bleekemolen (Black Swan Racing/ Porsche 911 GT3 Cup) com 120 pontos.

O novo Porsche 911 GT3R Hybrid, com o trio Timo Bernhard/ Romain Dumas/ Mike Rockenfeller terminou m 18º lugar geral.

A prova foi também a segunda etapa do Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).Â